Cara eu particularmente gosto de da uma pesquisada, qual o diferencial que a moeda está propondo, número de moedas totais se for na casa de bilhoes eu pulo fora de cara, quem sãos os desenvolvedores e se realmente são eles que estão por trás do projeto, alguns ICOs colocam fotos e perfis fakes, vejo os comentários e criticas de membros mais antigos, não que eles sejam os donos da verdade mas pode apontar algo que a gente não percebeu, o envolvimento da comunidade também, o proprio site ico ... Logicamente isso não garante sucesso mas pode apontar uma direção com menos riscos
Eu pessoalmente nunca entrei em ICOs. MAS, caso fosse entrar, olharia os memsos itens que costumo olhar em moedas que invisto:
1- quem é o desenvolvedor, se ele ja fez outras moedas, se tem credenciais publicadas, etc.
O Dev precisa ser conhecido ou ter um curriculo razoável. Se for anonimo, precisa primeiro "provar a que veio" com outros projetos que tenha feito antes. Em ultima instancia, precisa liberar o fonte da moeda pra ser auditado.
2- Qualidade do código da moeda, se foi auditada, se será open source, se desenvolveu "do zero" (como no caso da eth, decred, etc) ou se baseou em outra.
Moedas feitas do zero tendem a valorizar mais, mas precisa-se de um cuidado extra quanto ao item 1. Moedas baseadas em já existentes estão de modo geral fadadas ao fracasso, com raríssimas exceções, mas se tiverem algo de original podem valorizar no curto prazo.
3- Qual o algoritmo de mineração, se é PoS ou PoW, etc. Algoritmos inovadores precisam ser muito bem justificados.
Algoritmos conhecidos, só scrypt e X11 dão em algo. Não vi nenhuma que use sha2 ou eth como base e tenham dado certo. PoS costuma ser fria, PoS + PoW costuma ter mais sucesso que apenas PoW.
4- O que ela promete de inovação e se é possível entregar tal inovação com a equipe disponivel.
Aqui é preciso muito cuidado pois há gente que promete o que não pode cumprir. Equipes de 3 a 5 pessoas são melhores para entregar do que devs individuais, entretanto devs individuais são mais criativos. É bom tentar avaliar que tip ode mercado existe pra inovação sugerida. Por exemplo, uma moeda que promete baixar todos os videos de gatinhos da internet pode até ser inovadora, mas não vai ter mercado.