mas predições amplas ou direcionais podem fazer sentido, todo investidor opera assim de alguma forma, inclusive.
você compra btc hj pq acredita que o valor será maior daqui a 5 anos, por exemplo
predições em ranges acho que podem estar ok também (ex: O BTC valerá de 3 a 6x o que vale hoje em 3 anos, acredito nisso com 80% de certeza)
O que o taleb e outros autores dizem, é que ninguém pode prever o futuro, e por isso os economistas sempre erram (sempre erram sim, basta acompanhar previsões por uns anos pra constatar isso)
O pessoal não consegue nem prever qual será a taxa selic daqui a 2 anos , nem o juros dos EUA ano q vem. Quer acertar o preço do bitcoin em 3 anos?
Eu compartilho da sua torcida, mas ela é apenas isso.
Pois você está fazendo previsões considerando que o mundo não irá mudar de rumo nos próximos 3 anos, e isso está provavelmente errado.
Você não sabe se vai ter um cisne negro amanhã, que irá mudar o rumo do planeta.
Vale a pena ler o livro a lógica do cisne negro.
Voce nao precisa se basear em previsões pra investir. Só que faz isso são os traders.
Eu não tenho preço alvo pra nenhum ativo...
sim, já li todos os livros do Taleb inclusive a cama de Procrusto.
concordo contigo em vários pontos mas te digo que não tem cisne negro que vai fazer o sistema político se salvar, pelo menos me parece mt difícil até para um cisne negro hahah, pensar no governo salvando a moeda, se tornando mais eficiente, parando de emitir moeda adoidado e gastando menos que ganha... no Brasil? sonho.
No meio disto tudo, acho que muitas vezes "nos" ficamos agarrados a previsões, para conseguirmos inconscientemente justificar determinado investimento ou não.
Umas vezes corre bem, outras mal... E quando corre mal, sentimos que a culpa não é "nossa" porque seguimos a previsão de alguém.
Acaba por ser uma questão muito psicológica, acho eu.
A @Disruptivas é que pode já ter lido algo a respeito. O que você acha? Isto das previsões, pode ser uma questão psicológica?
pode ter relação com nossa dificuldade de aceitar o caos e a impermanência.