Por que para crypto/DeFi todo mundo usa o "code is law, então se roubou é por que o contrato permitiu" e no código de um sistema/banco, se abusar de uma brecha no código é errado? Qual a diferença? Eu acho muito errado pensar dessa forma.
Code is law significa que o que puder acontecer vai acontecer, não que não existem consequências para as suas ações. Alguém realmente acha que um juri veria esse hack ou o hack de $320 milhões do Wormhole e pensaria "ah, é inocente... tá ali no contrato que se forjar uma assinatura você consegue criar milhões em tokens"? Distopia total.
Claro que não! O bandido deve ser sempre levado a justiça e sofrer as consequências.
O problema é que depois em tribunal o que conta são as provas, e as vezes as provas não são fáceis de obter nestes casos.
Em relação ao valor roubado, é muito subjetivo. Isto porque, qual é o instrumento legal que prova que aquele token tem esse valor? Ao não existir um regulador que diga que aquele token vale X, fica complicado.
Eu não estou a dizer que concordo com isto, mas é o problema que temos enquanto o mercado crypto for desregulado pelos governos. Algum dia será regulado? O Bitcoin e outras, não. Mas tem de surgir instrumentos jurídicos que permitam, proteger o cidadão nestes casos. Hoje isso não existe.