Author

Topic: Serie - Caminho até ao Bitcoin #02: Antes da Internet, a Probabilidade (Read 34 times)

legendary
Activity: 1638
Merit: 4508
**In BTC since 2013**
Serie - Caminho até ao Bitcoin #02
Antes da Internet, a Probabilidade

Capítulos anteriores:
- #01 Sem Internet, Sem Bitcoin





.: 1. A Referencia
Em 31 de Outubro de 2008, Satoshi Nakamoto, lançou o White Paper do Bitcoin[1], que descreve os fundamentos e princípios do Bitcoin. Para compor todo esse documento, Satoshi usou além dos seus conhecimentos técnicos e matemáticos, outras referencias que levaram o que hoje conhecemos do Bitcoin e da tecnologia blockchain.

Das oito referencias mencionadas no White Paper, encontramos uma que surgiu ainda antes da internet ser inventada, o livro An Introduction to Probability Theory and Its Applications, Vol. I[2] de William Feller, tendo a sua primeira edição em 1950.


.: 2. William Feller[3][4]
William Feller, foi um notável matemático nascido em 7 de julho de 1906, em Zagreb, Croácia, e faleceu em 14 de janeiro de 1970, nos Estados Unidos. Começo por estudar Universidade de Zagreb, e mais tarde obteve o seu doutorado na Universidade de Göttingen, Alemanha, em 1926. Em 1928, ele tornou-se professor na Universidade de Kiel, mas por causa da sua origem judaica, fugiu dos nazistas em 1933 por causa de sua origem judaica, para os Estados Unidos da América.

Nos EUA foi professor na Universidade Brown em 1939 e em 1944 na Universidade Columbia. Mais tarde, em 1950, foi para a Universidade de Princeton. Foi nos EUA, que ele publicou muitos artigos sobre vários tópicos da matemática, tornando-se principalmente conhecido pelas suas contribuições para a teoria das probabilidades.


.: 3. O Livro
O livro que ajudou no surgimento do Bitcoin, foi o An Introduction to Probability Theory and Its Applications[5], o primeiro volume, publicado em 1950. Este livro é amplamente reconhecido como um texto clássico na área de probabilidade e tem sido referência essencial para estudantes, pesquisadores e profissionais em matemática e estatística.

Este primeiro volume combina de forma única uma visão abrangente da teoria da probabilidade com a aplicação dessa teoria no mundo real. Analisa a própria natureza e conceitos fundamentais da teoria das probabilidades, incluindo espaços amostrais, análise combinatória, flutuações no lançamento de moedas e passeios aleatórios, combinação de eventos, tipos de distribuições, cadeias de Markov, processos estocásticos e muito mais.[6] William Feller consegue apresentar estes conceitos de forma rigorosa e acessível, proporcionando uma base sólida para o entendimento desta área.


.: 4. Teoria das Probabilidades & Bitcoin
A Teoria das Probabilidades[7] é um ramo da matemática que estuda os fenômenos aleatórios. Fornece as bases para analisar situações onde o resultado não é exato e pode variar entre diferentes resultados possíveis. Nesse sentido, a Teoria das Probabilidades é algo importante para Bitcoin, principalmente pelas questões relacionadas com à segurança, confiabilidade e funcionamento da rede.[8]

Quando olhamos para a mineração de Bitcoin (Proof of Work), percebemos que é utilizado um algoritmo que envolve a resolução de problemas matemáticos complexos para validar as transações. A Teoria das Probabilidades torna-se relevante para se calcular a probabilidade de um minerador resolver esses problemas, e receber a recompensa do bloco. Essa probabilidade é proporcional ao poder de processamento do minerador em relação à rede. A Teoria tambem é aplicada no ajuste automático da dificuldade de mineração, para garantir que um novo bloco seja adicionado à blockchain a cada 10 minutos, sendo calculada a probabilidade de encontrar um bloco válido com base na dificuldade atual.

A Teoria das Probabilidades também é útil para a confirmação das transações, ao determinar o nível de confiança em uma transação após um certo número de confirmações nos blocos. Por cada bloco adicionado à blockchain, a segurança e a confiabilidade da transação aumento.

Para a segurança do Bitcoin, a Teoria das Probabilidades é fundamental, de modo a entender os riscos associados aos ataques dos 51%, e não só. A probabilidade de sucesso de um ataque de 51% é influenciada pela distribuição do poder de mineração na rede. Entender isso, ajuda a rede a ficar mais protegida com esse e outros ataques. Estes e outros aspetos baseados na Teoria das Probabilidades, são fundamentais para a robustez e integridade do Bitcoin.


.: 5. Boas Probabilidades
Ainda antes de haver internet, e de se pensar no surgimento de um projeto como o Bitcoin, o fantástico trabalho realizado pelo William Feller, em tornar a Teoria das Probabilidades algo mais simples e pratico de ser aplicado, foi fundamental para o surgimento do Bitcoin. Podemos assim dizer que o projeto Bitcoin poderá ter sido iniciado em 1950. Mas, ainda faltam mais 50 anos até ao surgimento do Bitcoin.


___
.: Fontes
[1] https://nakamotoinstitute.org/bitcoin/
[2] https://nakamotoinstitute.org/literature/introduction-probability-theory-vol-i/
[3] https://mathshistory.st-andrews.ac.uk/Biographies/Feller/
[4] https://en.wikipedia.org/wiki/William_Feller
[5] https://www.lsm.cic.ipn.mx/wp-content/uploads/2019/11/An-Introduction-to-Probability-Theory-and-Its-Applications.pdf
[6] https://www.wiley.com/en-sg/An+Introduction+to+Probability+Theory+and+Its+Applications%2C+Volume+1%2C+3rd+Edition-p-9780471257080
[7] https://en.wikipedia.org/wiki/Probability_theory
[8] https://medium.com/@Piperazzis/bitcoin-101-probability-statistics-the-numbers-game-f2dedb2a3dab

Jump to: