Antes de mais nada, gostaria de dizer que, como Libertário que sou, não atribuo grande importância às subdivisões nacionais de nosso mundo. Prefiro sempre a abordagem cosmopolita e universalista. Mas, para efeitos práticos, eu até aceito mitigar um pouco esse "radicalismo sem fronteiras".
A estrutura como foi dividido o subforum de língua portuguesa:
* Economia & Mercado
* Garimpo de Bitcoins
* Novatos
* Brasil
* Portugal
* Criptomoedas Alternativas
Essa divisão sugere que os tópicos "Garimpo de Bitcoins", "Novatos" e "Criptomoedas Alternativas", além de "Economia & Mercado" são comuns a toda a comunidade lufófana. Temos, portanto, um grande espaço para interação
por "todo" o subforum, bem como em suas seções ( "Garimpo de Bitcoins", "Novatos" e "Criptomoedas Alternativas").
Por outro lado, em tese, podem haver assuntos de interesse específico para a comunidade brasileira, ou para a lusitana, e que não fariam muito sentido no espaço comum. Alguns exemplos:
- A promoção de um encontro (meetup) dos usuários brasileiros seria "de grande interesse" para os brasileiros, e de "menor interesse" aos portugueses, posto tratar-se de um evento direcionado aos brasileiros (é claro que alguns portugueses poderiam interessar-se em participar, e seriam bem-vindos, mas seria uma exceção)
- Da mesma forma, uma discussão sobre um fato, de repercussão meramente local, havido em Portugal seria "de grande interesse" para os portugueses, e de "menor interesse" aos brasileiros. Exceções também haveriam, já que alguns brasileiros podem interessar-se, etc.
Ou seja, do meu ponto de vista, é interessante manter-se um espaço específico para a expressão de assuntos de interesse localizado (seção "Brasil" e seção "Portugal"), sob pena de se estar forçando o surgimento de um certo "ruído" (não querendo desmerecer os assuntos locais) dificultando a utilização das
áreas comuns do subforum, com eventuais tópicos que melhor se enquadram na seção local a que se destinam.
Agora, uma dificuldade maior é no tocante a "Economia & Mercado". Realmente, os assuntos de economia e de mercado portugueses e brasileiros podem ter realidades mais ou menos distintas na prática do nosso quotidiano, mas ainda assim (nesse mundo globalizado) também podem ter muito em comum.
Nesse tocante, a solução que, do meu ponto de vista, é a melhor (muito embora pareça redundante) é:
* Economia e Mercado
- Brasil
- PortugalEssa solução é boa pois reconhece haver assuntos específicos a cada país, mantendo ainda o necessário espaço comum. É "redundante" (talvez ?) por trazer, novamente, a subdivisão "Brasil/Portugal", já existente no subforum raiz.
Como ficaria, então:
* Novatos
* Economia & Mercado
-
Brasil -
Portugal* Garimpo de Bitcoins
* Criptomoedas Alternativas
* Brasil
* Portugal
Fica então registrada minha opinião. Tenho certeza que a comunidade tomará a melhor decisão. E apoiarei.