Author

Topic: Lista "não-oficial" de Regras do Fórum (Read 36191 times)

staff
Activity: 1285
Merit: 1085
August 28, 2014, 01:07:46 AM
#1
Tradução Livre do post em inglês feito por mprep.



Índice

Regras do fórum (Clique no link para ir até cada parte do post)
Exemplos/Explicações adicionais
Perguntas frequentes (FAQ)
Guias de cada seção
Referências



Legenda:
[1] - número de cada referência, detalhada mais abaixo.
[e] - mais abaixo existem exemplos a respeito desta regra.
[?] - falta confirmar se esta regra ainda está vigente.



A lista está incompleta e irei adicionando coisas conforme eu as for encontrando. Estou aberto a ideas a respeito da formatação, referências, erros, regras novas, exclusão de regras, etc.

Regras do fórum

1. Não responder nem criar tópicos sem valor, sem sentido ou que não digam respeito ao Post Inicial. [1][e]

2. Não publicar mensagens off topic.

3. Nada de trolar.

4. Não fazer spam de links de afiliados (é válido incluir o link de afiliado ao final da mensagem, sem ocultar esta informação). [1]

5. Não utilizar encurtadores de link (URL shorteners) que forcem aos usuários ver anúncios.

6. Não publicar link de phishing ou programas maliciosos sem um alerta e um motivo válido. [e]

7. Não mendigar. [5]

8. Não ameaçar causar danos corporais ou de morte.

9. As publicações devem ser feitas em Português. (NB: obviamente esta regra está adaptada Smiley).

10. Não incluir imagens NSFW (não apropriadas para um local de trabalho) diretamente no post. O conteúdo NSFW deverá estar devidamente assinalado.

11. Não incluir links para páginas de mercados ilegais.

12. Não publicar mensagens duplicadas em várias threads.

13. Os bumps e atualizacões estão limitados a uma vez a cada 24 horas. [2]

14. Toda conversa relativa a altcoins deve estar no subforum correspondente. [3][4][e]

15. Não realizar distribuição (give away) de altcoins no fórum. [6][e]

16. Não ter ativo ao mesmo tempo mais de um tópico de venda. [3]

17. É proibida a troca de bens que sejam ilegais no país do vendedor ou do comprador. [2]

18. É permitido ter várias contas e também a venda de contas a outros, embora seja altamente desencorajado.

19. Golpes (possíveis ou reais) não são moderados, as classificações de confiança que são feitas no sistema de Trust também não são moderadas para previnir abusos.

20. Existem restrições à venda de contas e convites a sites onde só se pode cadastrar através de convite, veja  https://bitcointalksearch.org/topic/sales-of-accounts-and-invites-to-invite-only-sites-134779 (em inglês). [?][2]

21. bumps antigos devem ser excluídos quando não forem mais necessários. [?][2]

22. É proibido anunciar (incluíndo grupos de mineração (pools), sites de apostas, exchanges, lojas, etc) nos tópicos de outros usuários. Isto inclui, mas não se limita a, tópicos de anúncios de altcoins. [8]

23. Ao decidir se algum usuário infringiu alguma norma, os moderadores se reservam ao direito de usar sua própria interpretação das mesmas. [e]

24. Anúncios em posts não são permitidos a não ser que o post esteja em um tópico próprio e que realmente seja útil. [9][e]



Exemplos:

1. Mensagens como "SELL SELL SELL", "Concordo", "+1", "Lendo", "Interessante", "LOL", "SCAM", "FAKE", outras mensagens de uma só palavra, mensagens consistindo em sua maioria de insultos, pirâmides, tópicos de apresentação, tópicos sobre um assunto que já foi discutido recentemente em outros tópicos.

6. O alerta deve ser óbvio. Por exemplo: CUIDADO ------> "MalwareSite.com <------ CUIDADO. Este é um site malicioso - NÃO clique". Uma razão válida seria se sua carteira Bitcoin foi invadida e você pensa que pode ser por culpa de um arquivo baixado daquele site.

14. Isto inclui serviços, negociações (trades), discussão, especulação, mineração e qualquer outro conteúdo que esteja relacionado com altcoins. Negociações que incluam uma altcoin e Bitcoin são permitidas (exceto trocas entre ambas). Por exemplo, um tópico chamado "Compro Bitcoin e Litecoin por transferência bancária" pode ser publicado em Economia e Mercado.

15.
<...>
Especificamente, você não pode dar a alguém nenhum incentivo para publicar mensagens sem conteúdo útil. Não é permitido oferecer pagamentos para que as pessoas publiquem seu endereço, nome de usuário, etc. É possível realizar distribuições fora do fórum e publicar o link em um tópico, porém não se pode dar nenhuma bonificação por postar no tópico.
<...>

23. Esta regra é para evitar que os usuários explorem possíveis falhas nas regras ou que as interpretem em sentido literal ao invés de entender o que as regras querem realmente previnir.

24.
<...>
Anúncios são tipicamente proibidos em posts (a não ser na área da assinatura) porque eles são irritantes e off-topic. É especialmente proibido incluir anúncios ou assinaturas no final de cada um de seus posts. A não ser por despedidas tradicionais, que são toleradas mas desencorajadas, assinaturas são para a área de assinatura apenas.

Entretanto, se você está utilizando o fórum como uma plataforma de publicação para hospedar algo realmente importante e útil, a venda de anúncios naquele trabalho é permitida. Para ser elegível a isto, seu post deve ser em um tópico que você iniciou e seu post deve ser longo o suficiente para fazer o anúncio parecer completamente insignificante. Se houver dúvida, me pergunte.



Perguntas frequentes (FAQ)

Q: Por que o usuário , que é obviamente um golpista, não está banido?
A: Os possíveis golpes (ou reais, não cabe a mim decidir) não são moderados para previnir o abuso da moderação. Se começarmos a escolher quem são os "golpistas" e os banimos, acabaríamos tomando decisões baseadas em opiniões enviesadas.

Q: Vi alguém vendendo contas do Bitcointalk. ¿Por que isto é permitido?
A: Já que não é possível evitar estas vendas (devido a proxies, Tor, vendas em outros fóruns), não proibimos porque estariamos apenas dando uma falsa sensação de segurança aos usuários

Q: Minha conta foi hackeada, o que posso fazer?
A: Consulte este tópico: https://bitcointalksearch.org/topic/recovering-hacked-accounts-or-accounts-with-lost-passwords-497545. Ao enviar a mensagem assinada, a qual deve fazer em inglês, inclua-a em um bloco [code ][/code ] (sem o espaço que há no final). Por exemplo:

Code:
-----BEGIN BITCOIN SIGNED MESSAGE-----
My account has been hacked/lost. Please reset the email to . The current date is .
-----BEGIN SIGNATURE-----


-----END BITCOIN SIGNED MESSAGE-----

Here is the unedited post where I posted that address: ...
ou:
I sent that address to someone in a PM with PM ID#...

Se não sabe como assinar uma mensagem, procure tutoriais com palavras como: "assinar mensagem com
Q: O que é o sistema de Trust e como ele funciona?
A: Trust é o gerenciamento de comentários do Bitcointalk baseado na confiança (daí o nome). O sistema é composto por 2 componentes: a lista de confiança e os comentários publicados.

A lista de confiança é onde você seleciona os usuários cujos comentários você confia e o quão forte é essa confiança. Você pode confiar apenas nos comentários dos usuários da lista (selecione Trust depth igual a 0), também nos usuários que são confiaveis para usuários da lista original (Trust depth 1), e assim por diante, até Trust depth 3. Comentários confiaveis serão contabilizados e apresentados em números à esquerda de cada post dos usuários em diversos subforuns.

A página de feedback é onde você pode deixar um comentário para outros usuários ou ver um relatório detalhado dos comentários que um usuário recebeu. Comentários confiáveis serão apresentados primeiro e os demais comentários estarão ocultos por padrão. Você pode visualizá-los clicando no link "Show ratings". Ao final, você pode ver todos os comentários que o usuário deixou para outros usuários.

Isto cobre o básico do sistema. Se você precisa de uma descrição mais detalhada do sistema de confiança, acesse: https://bitcointalksearch.org/topic/marketplace-trust-211858 (em inglês) ou então este post em português onde foi discutido o assunto: https://bitcointalksearch.org/topic/sistema-de-trust-duvida-793954

Q: Por que não se modera o sistema de trust?
A: Os comentários não são moderados (exceto casos óbvios como publicidade, muitos comentários vazios ou inúteis, idênticos, feitos por um único usuário) pela mesma razão que os golpes: existe muita margem para abuso ou viés.

Q: Por que o fórum não me permite incluir um avatar?
A: Há algum tempo hackearam o fórum. Acredita-se que utilizaram o sistema de alteração dos avatars para injetar um código malicioso. Mesmo que a vunerabilidade tenha sido corrigida, os avatares continuarão desativados até que tenhamos um novo software do fórum.

Q: E quando teremos o novo software do fórum?
A: Bem, de acordo com theymos, em algum momento a partir de Fevereiro de 2015.

<...>
Quote
Quando o software estará concluído?

Em torno de um ano a partir de agora.
<...>

Q: Quero trocar meu nome de usuário no fórum. Como faço?
A: Você pode doar 50 BTC para se tornar um VIP ou mandar una PM para theymos pedindo a ele que troque seu nome de usuário (apesar de que ele raramente aceita estas solicitações hoje em dia).

Q: 50/10 BTC para ser VIP/doador? ¿Estão loucos?
A: Não. Os doadores e os VIP são normalmente gente que começou cedo e ter este título significa que ou estava aqui desde o princípio ou que tenham contribuído muito com a comunidade Bitcoin. Apesar disso, existe a posibilidade de que se adicionem novas classificações mais acessiveis.

Q: Por que meu IP está banido? O que significam "units of evil"?
A: Pode ser porque algum usuário que foi banido utilizou este IP no passado. Não se preocupe, os banimentos de IP são cancelados com o tempo se não forem reincidentes em um curto período de tempo. Se você se registrar usando um IP banido, se usa Tor, VPNs ou proxies conhecidos, terá que pagar uma pequena taxa. Isto é para evitar spammers ao mesmo tempo que permite aos usuários legítimos usar o fórum sem muitas restrições.

Q: Por que baniram minha conta?
A: Provavelmente você infringiu alguma regra. Tente enviar uma mensagem para o endereço apresentado na mensagem do seu banimento.

Q: Como funciona o indicador de atividade?
A:
A atividade é determinada da seguinte forma:
time = número de períodos de duas semanas em que você postou desde seu registro
activity = min(time * 14, posts)

O indicador de atividade é atualizado a cada hora.

Por exemplo, se em um período de 14 dias você postou 14 mensagens, ganhará 14 pontos de atividades.
Se postar 2 mensagens em um período de 14 dias, ganhará 2 pontos de atividade.
Se não postar nada em um período de 14 dias, não ganhará nenhuma atividade.
Entretanto, se postar 15 ou mais mensagens em um período de 14 dias, ganhará somente 14 pontos.

Q: Como funcionam as classificações/grupos?
A: Consulta este link: https://bitcointalksearch.org/topic/m.2514705 ou uma tradução mais antiga do mesmo

Q: ¿Como coloco uma imagem en minha mensagem/tópico?
A: Primeiro tem que publicá-la em algum serviço de hospedagem de imagens. Faça uma busca e tenho certeza que encontrará algum que te sirva. A seguir simplesmente coloque o link da imagem, assim:

Code:
[img]http://linkdoservico.com/MinhaImagem.jpg[/img]

Q: Por que recebo uma mensagem dizendo "The last posting from your IP was less than 360 seconds ago." quando na verdade não postei nada hoje?
A: Logar-se, enviar MPs e enviar denúncias (reports) aos moderadores também conta como "postar" e aumentam o limite em 360 segundos. Não se preocupe, conforme sua atividade aumenta o limite de 360 irá diminuindo. Aqui pode ver o algoritmo que calcula o limite de publicações dependendo da sua atividade: https://bitcointalksearch.org/topic/m.4131557

Q: Como posso apagar/travar meus tópicos quando já não preciso mais deles?
A: No topo à direita existe um botão "Delete". Você pode apagar um tópico caso ninguém tenha visto ele ainda. Caso contrário, clique no link "Lock topic" (bloquear tópico) abaixo à esquerda.

Q: Como faço para que uma palavra seja um link?
A: Muito fácil. Simplesmente use este código:
Code:
[url=meulink.com]Palavra[/url]

Substitua "Palavra" pela palavra ou frase que quiser utilizar e "meulink.com" pelo link que precise.

Q: Por que não posso por um link, uma imagem ou cores em minha assinatura?
A: Existem restrições para as assinaturas baseadas na classificação que você tem:

- Newbie: sem cores, letras grandes, links nem nada. Máximo 50 caracteres.
- Jr. Member: É permitido incluir links. Máximo 150 caracteres.
- Member: Sem limite de tamanho (porém a área de assinatura em sí tem um limite, claro).
- Full: É permitido utilizar cores no texto.
- Sr. Member: é permitido trocar o tamanho do texto.
- Hero: É permitido colocar uma cor de fundo.

Q: O que é a funcionalidade de rascunho (Drafts) no fórum?
A: Quando você escreve uma mensagem pública ou privada e clica em "Preview", a mensagem será guardada em uma página de rascunhos. O mesmo acontece ao enviar uma mensagem (incluindo quando recee o erro "The last posting from your IP was less than 360 seconds ago") ou ao salvar uma mensagem que se editou.

Os rascunhos se encontram em https://bitcointalk.org/index.php?action=drafts.


Mais perguntas e respostas em breve.




Guia de cada seção

Economia & Mercado - Qualquer coisa relacionada ao meio econômico do Bitcoin. Serviços, sites, compras e vendas pontuais entre membros do fórum vão aqui, serviços limitados a um determinado país deve utilizar a seção própria.

Garimpo de Bitcoins - Como o nome indica, tudo o que diga respeito à mineração de bitcoin vai nesta seção.

Novatos - Inicialmente os membros recém registrados só podiam escrever aqui. Agora esta restrição não existe mais porém há muitas dúvidas básicas respondidas aqui.

Criptomoedas Alternativas - Todo conteúdo relacionado à altcoins.



Referências:
[1] - "Forum moderation policy" - https://bitcointalksearch.org/topic/forum-moderation-policy-20333
[2] - "Marketplace rules and guidelines" - https://bitcointalksearch.org/topic/marketplace-rules-and-guidelines-3629
[3] - "Currency Exchange rules and guidelines" - https://bitcointalksearch.org/topic/currency-exchange-rules-and-guidelines-594959
[4] - "Do not post about altcoins here, use the correct sub-forums please." - https://bitcointalksearch.org/topic/no-posts-about-gpus-altcoins-or-cloud-mining-here-use-the-correct-sub-forums-401897
[5] - "NEWBIE README" - https://bitcointalksearch.org/topic/newbie-readme-177133
[6] - "Giveaway threads are not allowed" - https://bitcointalksearch.org/topic/giveaway-threads-are-not-allowed-434310
[7] - "Do not post off-topic replies" - https://bitcointalksearch.org/topic/do-not-post-off-topic-replies-14356
[8] - "Advertising spam is not allowed" - https://bitcointalksearch.org/topic/advertising-spam-is-not-allowed-718124
Jump to: