Pages:
Author

Topic: Thief Frustrado ;D - page 2. (Read 1361 times)

full member
Activity: 196
Merit: 112
June 13, 2017, 09:42:25 AM
#14
O que vai acontecer se o lote de endereços bitcoins acabar? sim, eu conheço o número que é praticamente um infinito, mas pensando nessa hipótese, o que vai acontecer se todos os lotes de endereços acabarem? Aí então ao invés dos endereços começarem com o prefix 1 vão começar com o prefix 2? ou seja: 2MpHDcGnmNtz1cvbjNxgpqHbHi4GoUgJwJ

Se 1 trilhão de Tianhe-2, o super computador mais rápido do mundo, fossem usados para gerar endereços, gerariam ~ 2^80 endereços por segundo. Assim, em 2^176 segundos todos os endereços seriam esgotados.

2^176 segundos equivalem a ~ 10^38 bilhões de anos, isso é 10000000000000000000000000000000000000 de vezes maior que a idade do universo desde o big bang até hoje.

Como que o protocolo consegue sortear endereços que nunca foram usados por ninguém na rede (...)

Ele não consegue essa garantia, é que as chances de colisão são tão ridiculamente pequenas que não precisa se preocupar com isso. O que ele faz pra gerar um endereço pra você quando você instala, digamos, o core QT, é catar dados aleatórios no seu computador pra servir de "seed" pra chave. Por isso é recomendado que você gere um seed o mais aleatório possível, por exemplo offline, pra gerar sua pvt key.

Sim, vc pode gerar offline uma pvt key, o protocolo não precisa ler essa pvt key. O que o protocolo lê é a transação que enviar fundos para a public key que vc gerou offline a partir dessa pvt key (vc pode ir nos sites geradores de paper wallet e salvar a página pra fazer tudo isso). Quando você importar essa pvt key pra alguma carteira online, sua carteira mostrará os fundos lá, pois o protocolo sabe que sua pvt key é associada àquela public key onde vc recebeu fundos.

Resumindo: pra receber fundos vc nem precisa nunca estar online, pra gastar fundos sim.
hero member
Activity: 1120
Merit: 540
Press F for Leo
June 13, 2017, 09:20:36 AM
#13
 Como que o protocolo consegue sortear endereços que nunca foram usados por ninguém na rede, por exemplo, as pessoas que geram as paper wallets precisam gerar offline, mas como que o bitcoin consegue sortear chaves mesmo estando offline 100% desconectado da rede ??  Shocked

E também, mesmo criptografando as chaves com bip0038, codificando a privkey mesmo estando offline?

 Vai me dizer que ninguém teve essa curiosidade?  Shocked
full member
Activity: 196
Merit: 112
June 13, 2017, 09:04:29 AM
#12
Se eu me recordo a combinacao de chaves possivel era 2^255 (nao lembro direito, me corrijam se estiver errado ) e provavelmente voce nao deve ser a prmeira pessoa a pensar nisso.

2^128 na verdade, porque as chaves tem metade dos bits dependentes da outra metade. Ainda assim, precisa de mais do que a energia existente no universo pra gerar todas elas (ou mesmo uma parcela significativa o suficiente pra encontrar uma colisão)

Um ataque do tipo Birthday attack possibilita uma chance acima de 50% de achar uma colisão de pvt keys selecionando ~2^(n/2) endereços. Como n=256, fica ~2^128. Se você me disser que apenas 2^128 endereços são possíveis mesmo tendo 256 bits disponíveis, então o ataque necessitaria olhar ~2^64, o que é ainda enorme mas significativamente menor. Acho que você tirou o 2^128 desse fato, pois como não é possível saber quais bits se relacionam com os outros pra diminuir a busca a apenas 128 bits (gerando a outra metade deterministicamente), um ataque força-bruta puro teria que olhar todas as 2^256 combinações, e o ataque Birthday attack aproximadamente 2^128 combinações.

EDIT: vc tem razão, uma chave de 256 bits ECC é equivalente a uma chave simétrica de uns 128 bits.
sr. member
Activity: 476
Merit: 314
June 13, 2017, 07:10:57 AM
#11
O que vai acontecer se o lote de endereços bitcoins acabar? sim, eu conheço o número que é praticamente um infinito, mas pensando nessa hipótese, o que vai acontecer se todos os lotes de endereços acabarem? Aí então ao invés dos endereços começarem com o prefix 1 vão começar com o prefix 2? ou seja: 2MpHDcGnmNtz1cvbjNxgpqHbHi4GoUgJwJ

Se todos os lotes de endereços acabarem o sol vai engolir a terra numa supernova e a humanidade estará extinta já a alguns milênios! Tongue

Ninguem planejou pra essa hipótese, porque é bem mais provável que quebrem a criptografia usada no bitcoin antes e ela precise ser substituida (por exemplo, com o advento dos computadores quanticos). Ai os endereços vão ter outra cara, completamente diferente, que ninguem sabe qual é. A verdade é que você não precisa planejar com tanta antecedencia, e sim dar margem para que mudanças sejam feitas. O bitcoin tem todos os mecanismos para mudar como funciona a criptografia, o formato das chaves, etc, então rpa que planejar com antecedencia a cara que a chave vai ter, se vc nem sabe por qual motivo vai precisar mudar?

Sim, essas coisas nao acontecerao de um dia para outro e provavelmente teremos meses para planejar e entrar em consenso sobre essas coisas, e se nao tivermos tanto tempo ? entao o "bitcoin morreu" mesmo.
legendary
Activity: 3304
Merit: 1617
★Bitvest.io★ Play Plinko or Invest!
June 12, 2017, 11:52:18 PM
#10
Gerei 1 trilhão de endereços bitcoins com vanitygen e testei todos para ver se batia com alguma conta existente e nada, realmente gerar uma carteira repetida com pouco poder computacional é mais difícil que ganhar na mega sena, existe algum caso de alguém que tenha conseguido gerar uma carteira que já existia para pegar os bitcoins? apenas dividindo minhas frustrações com a comunidade kkk.

Frustração ? Eu não estou nem ai para isso. Acho que tem coisas mais importantes e lucrativas para eu perder meu tempo.  Grin
legendary
Activity: 2296
Merit: 1170
Advertise Here - PM for more info!
June 12, 2017, 11:07:02 PM
#9
O que vai acontecer se o lote de endereços bitcoins acabar? sim, eu conheço o número que é praticamente um infinito, mas pensando nessa hipótese, o que vai acontecer se todos os lotes de endereços acabarem? Aí então ao invés dos endereços começarem com o prefix 1 vão começar com o prefix 2? ou seja: 2MpHDcGnmNtz1cvbjNxgpqHbHi4GoUgJwJ

Se todos os lotes de endereços acabarem o sol vai engolir a terra numa supernova e a humanidade estará extinta já a alguns milênios! Tongue

Ninguem planejou pra essa hipótese, porque é bem mais provável que quebrem a criptografia usada no bitcoin antes e ela precise ser substituida (por exemplo, com o advento dos computadores quanticos). Ai os endereços vão ter outra cara, completamente diferente, que ninguem sabe qual é. A verdade é que você não precisa planejar com tanta antecedencia, e sim dar margem para que mudanças sejam feitas. O bitcoin tem todos os mecanismos para mudar como funciona a criptografia, o formato das chaves, etc, então rpa que planejar com antecedencia a cara que a chave vai ter, se vc nem sabe por qual motivo vai precisar mudar?
hero member
Activity: 1120
Merit: 540
Press F for Leo
June 12, 2017, 10:24:03 PM
#8
O que vai acontecer se o lote de endereços bitcoins acabar? sim, eu conheço o número que é praticamente um infinito, mas pensando nessa hipótese, o que vai acontecer se todos os lotes de endereços acabarem? Aí então ao invés dos endereços começarem com o prefix 1 vão começar com o prefix 2? ou seja: 2MpHDcGnmNtz1cvbjNxgpqHbHi4GoUgJwJ
legendary
Activity: 1073
Merit: 1000
June 12, 2017, 10:01:04 PM
#7
Esse problema já foi pensado desde a concepção da moeda. A probablidade de alguém conseguir uma colisão de endereços é nula, não importa quanto se tente.

Melhor ir fazer outra coisa
hero member
Activity: 868
Merit: 1007
June 12, 2017, 09:02:40 PM
#6
Se eu me recordo a combinacao de chaves possivel era 2^255 (nao lembro direito, me corrijam se estiver errado ) e provavelmente voce nao deve ser a prmeira pessoa a pensar nisso.

2^128 na verdade, porque as chaves tem metade dos bits dependentes da outra metade. Ainda assim, precisa de mais do que a energia existente no universo pra gerar todas elas (ou mesmo uma parcela significativa o suficiente pra encontrar uma colisão)

É por conta dessas coisas que fugi das aulas de matemática  Cheesy Cheesy Cheesy
legendary
Activity: 2296
Merit: 1170
Advertise Here - PM for more info!
June 12, 2017, 08:54:22 PM
#5
Se eu me recordo a combinacao de chaves possivel era 2^255 (nao lembro direito, me corrijam se estiver errado ) e provavelmente voce nao deve ser a prmeira pessoa a pensar nisso.

2^128 na verdade, porque as chaves tem metade dos bits dependentes da outra metade. Ainda assim, precisa de mais do que a energia existente no universo pra gerar todas elas (ou mesmo uma parcela significativa o suficiente pra encontrar uma colisão)
sr. member
Activity: 476
Merit: 314
June 12, 2017, 08:41:28 PM
#4
Se eu me recordo a combinacao de chaves possivel era 2^255 (nao lembro direito, me corrijam se estiver errado ) e provavelmente voce nao deve ser a prmeira pessoa a pensar nisso.
hero member
Activity: 1120
Merit: 540
Press F for Leo
June 12, 2017, 08:28:05 PM
#3
Caso fosse possível isso, o bitcoin seria um desastre.
hero member
Activity: 1120
Merit: 540
Press F for Leo
June 12, 2017, 08:27:13 PM
#2
Não, não existe caso assim, pelo menos não que eu saiba e duvido muito que isso possa ser minimamente possível, é mais fácil vc ganhar na megasena 6 vezes seguido do que gerar um endereço que já foi possuído por outro usuário e pior, que tenha fundos nela
newbie
Activity: 28
Merit: 0
June 12, 2017, 08:16:34 PM
#1
Gerei 1 trilhão de endereços bitcoins com vanitygen e testei todos para ver se batia com alguma conta existente e nada, realmente gerar uma carteira repetida com pouco poder computacional é mais difícil que ganhar na mega sena, existe algum caso de alguém que tenha conseguido gerar uma carteira que já existia para pegar os bitcoins? apenas dividindo minhas frustrações com a comunidade kkk.
Pages:
Jump to: