Galera, esse post é um relato do golpe que me aplicaram (por sorte consegui receber a grana de volta). Coloco aqui como um alerta de que as vezes até gente experiente acaba se empolgando ou se distraindo e caindo em golpes. Vamos a estorinha:
Em 25 de Maio, quando o spread do BTC no brasil estava no ápice, eu corri atras de formas de enviar grana rapida pro exterior para comprar BTC e tentar tirar a minha parcela de lucro na arbitragem. Confesso que foi algo bem irracional: mesmo com os 25% que chegou o spread, eu não imagino que conseguiria movimentar em tempo curto um valor significativo para que afetasse minha renda mensal ou até meu patrimonio em criptomoedas. Mas sabem como é, a gente vê VINTE CINCO PORCENTO e "os zôio engorda" como a gente diz na minha terra. Nessa brincadeira,fiz meu cadastro em todos os "famosos" (cex.io, bitstamp, xapo, etc) nas esperança de que algum deles me aprovasse rapido o suficiente pra eu conseguir mandar grana pra lá e arbitrar com lucro.
Foi nesse misto de ganacia e "medo de perder o bonde" que eu achei um link na wiki oficial do bitcoin. Sim, os scammers conseguiram colocar o link deles na wiki. Junto com todos esses que falei, estava lá uma tal "cryptovi.com". Empresa com sede nos EUA, o que me deu um pouco mais de segurança (olha como fui trouxa, golpista obviamente vai mentir o endereço da empresa, mas na hora nem me toquei). Googlei por "Cryptovi scam" e não tinha nada na internet (depois descobri, fui um dos primeiros). Enfim, não aprofundei nas verificações sobre a legitimidade da coisa (senão teria visto a data de registro do site recente demais, entre outros indicios que eu deixei passar).
E o que me atraiu pro golpe era exatamente o que deveria ter acendido TODOS os alertas: Aceitava Paypal. (Depois, lendo na internet descobri que 100% das vendas de bitcoin via paypal são golpe, pois o paypal bloqueia as contas de quem vende bitcoin).
Enfim, aconteceu: dia 25/5/2017, comprei 0.050 BTC (114 USD) na mão desses caras.
Um aparte pra outro alerta que piscou com letras vermelhas gigantescas de neon na minha frente e eu não prestei atenção: Quando paguei pelo paypal, a transação deu "erro", e o site informou que eu teria de fazer um "pagamento manual" a um endereço de email
[email protected] (que era o numero da minha "ordem" no site).
Feito o pagamento, entrei em contato com o suporte, e, pasmem, ELES RESPONDERAM, me garantindo que feitas as verificações de segurança liberariam os bitcoins. Minha ordem passou para o estado "em processamento" e eu, feliz da vida, sem desconfiar de nada, mesmo com TODOS esses indicios, fiquei igual bobo esperando por uma semana. Passada uma semana, procurei o suporte de novo. Dessa vez, depois de dois dias, nenhuma resposta (da outra vez responderam em poucas horas). Estranhei e fui fazer, um pouco tarde, o dever de casa: google, whois, registro de empresas nos EUA, e a própria pagina da wiki, que tinha sido editada para remover os caras... oh oh... me fodi! E agora?
Bom, um dos lesados contou no forum do paypal que conseguiu reaver a grana usando o endereço BTC, prints da tela do site e relatos no btctalk de outras pessoas lesadas. Por sorte, eu tinha tirado um print no dia em que contactei o suporte, já começando a desconfiar mesmo. O site, então 1 semana e meia depois da minha compra, já estava fora do ar!
Abri uma disputa no paypal, sem resposta, escalei pra "claim", linkei os forums, colei os prints e torci pelo melhor.
E deu certo! Antes de ontem recebi do paypal um aviso de que a grana foi ressarcida, e hoje apareceu o credito no meu cartão de credito!
Moral da estória: eu consegui recuperar o prejuízo, mas acredito que foi pura sorte! Vi relatos de outros que não conseguiram (o truque usado pelo golpista é fazer esse pagamento para o email e não com as ferramentas de "merchant" do paypal, o que configuraria envio de dinheiro p2p e não "venda". Vendas são cobertas pelo contrato de reembolso do paypal, mas esses envios p2p não.
Enfim, resumindo, meus erros foram:
1- Não conferir idade do site
2- acreditar que informações numa wiki (ou seja, qualquer um edita) são confiáveis.
2a) Não conferir o historico da wiki pra ver quando e por quem a informação foi acrescentada ali.
3- acreditar que pelo endereço dos EUA a empresa era honesta (BURRO, endereços podem ser forjados, eu mesmo já fiz isso pra acessar serviços com restrição geográfica)
4- comprar bitcoin via Paypal. LEmbrem galkera, PAYPAL NÃO PERMITE VENDA DE BTC!!!!
5- Não desconfiar do "erro" na transação pelo site.
6- enviar grana para um email (i.e. p2p e não "venda") no paypal.
7- Sei-la, tantas outras coisas que poderia ter feito e não fiz!
Enfim, galera, se vcs acham que estão antenados contra os golpes, cuidado, é exatamente qd vc está mais confiante que fica mais vulnerável. DESCONFIE SEMPRE! Na terra de golpes, sigo o conselho de um dos meus amigos mais antigos (ele falava isso em relação a como reconehcer travestis em meio às prostitutas de rua, mas vale pra golpes com bitcoin também):
1% de dúvida é 100% de certeza!Não ignore nunca nenhum indício de scam, golpe ou fraude, por menor ou mais irrelevante que seja.