Quando meia dúzia de garotos se resolvem juntar, programar um token na Shitereum, arranjar um marketing da tanga e convencer patos a investir naquilo, isto é pura especulação. "Vamos ver se esta merda corre bem". Muitas vezes corre. Aquilo sobe 5000%, mas e depois? Isto nunca é sustentável. E quanto maior é a subida, maior é a queda!
Até pode haver projectos cujas ideias são interessantes, mas o que move estes projectos é sempre a parte financeira e a expectativa de lucro! Eu sei, que nem podia ser de outra forma, mas é completamente desmedido. Não se pode querer criar uma empresa e ganhar tudo no primeiro ano. Por isso é que Bitcoin é uma maratona, não é uma sprint race!
Mas infelizmente é isso que acontece, no mercado em geral, não importa se é ligado ao Bitcoin ou não.
Antes uma empresa começava do zero, hoje parece que a empresa tem de começar como já tivesse 10 ou 20 anos de mercado. É estupido, mas e verdade.
A empresa onde trabalho teve um cliente, que estava a desenvolver um skate com bateria nas rodas e um comando para controlar o mesmo. Eles gastaram uns €10k para molde e peças, para fazer as rodas. E ao que parece já tinha ganho uns milhares de euros em rondas negociais startups e pré-encomendas de skates. Se tiveram sucesso? Bem, isto já foi há uns 3 ou 4 anos, e já nem me lembro como eles se chamavam. Uma coisa é certa, aqui não encomendaram mais rodas. Ou mandaram fazer um novo molde e as rodas noutro lado qualquer, ou então despareceram.
Isto é só um exemplo, que eu vi de perto. Mas há muitos mais.
Agora, será que isso é necessariamente mau? Sim e não.
Sim, porque acaba por "roubar" a oportunidade a pessoas que tem ideias e projetos realmente bons, mas não tem condições financeiras nem contatos que os ajude.
Não, porque ao longo dos anos, muitas empresas surgiram de ideias que ninguém dava nada por elas e hoje são grandes empresas.