ainda assim provavelmente é mais difícil lavar dinheiro com crypto do que com dinheiro vivo, ou sei lá... abrindo uma franquia da kopenhagen.
se é pra cometer um crime, melhor não deixá-lo registrado numa ledger pública pseudônima, não?
O CEO de uma das mais conhecidas empresas cripto em Portugal, deu uma entrevista a falar disso mesmo.
“Bitcoin é 100% rastreável. Um hacker pedir resgate em bitcoin é parvo”
Falou na dark web, ainda se fala muito da bitcoin e das criptomoedas como ativos que servem para financiar atividades ilegais. O que é alimentado, em parte, por notícias que dizem que este ou aquele crime cibernético exige, por exemplo, que seja pago um resgate em bitcoins, talvez por haver uma perceção de anonimato.
Essa perceção é real, embora seja errada porque uma das características do blockchain é exatamente ser 100% transparente e 100% rastreável. Usando o exemplo de uma conta bancária, é como se toda a gente pudesse ir ver que montantes e que movimentos é que um determinado IBAN tem. No caso do IBAN, só o banco ou outras entidades é que podem ir ver os movimentos, no caso do blockchain qualquer pessoa com uma ligação à internet pode ir ver quanto é que tem um determinado endereço, de onde é que aquelas bitcoins vieram, para onde foram.
Então porque é que alguns hackers querem ser pagos em criptomoedas?
Isso aconteceu no passado, mas é uma parvoíce. Entidades com o FBI, a Interpol, têm milhões de endereços que estão em vigilância permanente. Houve casos de hackers que deram endereços de bitcoin [para ser feita uma transferência de um resgate] e esses endereços ainda hoje estão a ser monitorizados, sob vigilância. Se alguém tentar mexer naquilo… obviamente pode ir tentando passar de um endereço para outro mas se algum dia tentar utilizar aquilo no mundo real, ou passar nalguma ponte do mundo do blockchain para o mundo real será imediatamente detetado. É diferente do dinheiro tradicional, onde se pode ir atrás do dinheiro e, depois, chegar a determinadas jurisdições e perde-se-lhe o rasto. No caso do blockchain é impossível. Alguém pedir um resgate e dar um endereço de bitcoin é parvo, à falta de melhor palavra. Está em desuso a narrativa de que a bitcoin é um instrumento anónimo, usado para lavar dinheiro de droga, etc.
Artigo:
https://observador.pt/especiais/um-hacker-que-peca-um-resgate-em-bitcoin-e-parvo-entrevista-ao-presidente-da-criptoloja/O artigo tem outros detalhes/observações bem interessantes.