Sabes qual é o problema de "SE EU QUERO MORAR NESSE LUGAR PORQUE EU QUERO, EU PRECISO ME RESPONSABILIZAR PELO MEU LIXO", é que o seu lixo pode não incomodar você, mas pode começar a incomodar os outros. E depois? Como vai fazer, se dois ou três vizinhos tiverem um nível de limpeza bem baixo em relação aos restantes?
O problema não em cada um cuidar do seu lixo. Até ai esta tudo certo. O problema é saber até onde o "monte de lixo" pode ir até começar a incomodar os outros. Quando se pensa só no EU, esse elemento é irrelevante. Porque depois vai dizer: "EU LIMPO O MEU LIXO, QUANDO ELE ME INCOMODAR".
Para se viver em comunidade, tem de se pensar no bem dos outros. Eu penso no teu bem, e tu pensas no meu bem. No final ambos ficamos satisfeitos, porque conseguimos o bem que queríamos.
Por isso que pra mim, o problema é a confusão entre SEM GOVERNO, SEM REGRAS.
Uma comunidade sem estado ou uma 'comunidade anarquista', não é uma comunidade onde todos podem fazer o que quiser, quando quiser.
Anarquismo é sobre SEM COERÇÃO. É sobre escolher estar ou não em um lugar, de acordo com REGRAS que você concorda. Não estar em um lugar sem regras alguma.
Numa anarquia não deve deve existir ''Eu limpo o meu lixo quando ele me incomodar', mas
''Eu vivo em um sistema, em que CONCORDEI a priori a seguir''.
O 'contrato' é a discussão básica que funda toda ciência política. O problema é quando você não concorda com o contrato e não pode fazer nada sobre isso. É não existir a opção de fazer diferente. Ou como disse o Tg88, de estar em um sistema que você não escolhe participar e que pode errar o tempo todo com teu dinheiro.
NUNCA, NENHUMA cientista política, teórico do anarquismo falou sobre NÃO TER CONTRATO ou sobre cada um fazer simplesmente o que quer. A discussão não é essa.
O que a maioria das pessoas entende por ' anarquismo' é o que eu acho que eles pensam sobre como o ''mundo animal'' funciona. Mas nem assim ta certo. Os animais tem muitas regras. Nós só não temos ideia de como funciona essas regras.
As abelhas trabalham todos os dias juntas. Quando está frio, elas fecham a casa e todas ficam juntas dentro. Não existe ''nossa, to cansado de ficar aqui faz mil dias que ta chovendo, abre ai rapidinho pra eu dar um role.'''
As vacas vão pastar juntas todos os dias. E quando uma não vai, nenhuma vai.
Lobos, cachorros tem o líder da matilha.
Até ''não animais'' tem regras, se pensamos sobre a relação entre árvores, fungos e etc
É um absurdo pra mim que as pessoas achem que exista sociedade sem regras.
O problema é que não coerção exige um comprometimento MUITO MAIOR do que a vida em sistemas coercitivos. E é por isso vista como utópica. É porque se comprometer de verdade com as SUAS REGRAS é muito difícil.
Todo mundo sabe que açúcar, processados, ficar sentado.. faz muito mal.
O que faz bem e funciona TODO MUNDO também sabe.
Por que não fazem?
Por que é muito mais dificil. Mas também muito melhor.
Se comprometer a seguir todos os dias o que você SABE QUE É O MELHOR, é a coisa mais dificil do mundo.