Depois de ter falado da legalidade do Bitcoin em Portugal, na primeira parte desta serie, vou falar de alguns serviços uteis para quem quer passar uma temporada em Portugal.
Parte II - ServiçosTelecomunicaçõesEm Portugal existem 3 grandes operadores de telecomunicações:
MEO,
NOS,
Vodafone. Todos elas oferecem serviços semelhantes para todos os gostos. Infelizmente, todos eles praticam praticamente os mesmos preços para os mesmos serviços, existindo pequenas variações promocionais e de extras.
Fora dos grandes centros urbanos, a cobertura varia entre operadores, e nesse sentido, caso pretenda-se instalar fora dos grandes centros urbanos, deve tentar verificar qual o operador que garante melhores coberturas de rede. O regulador das telecomunicações ANACAM, disponibiliza o serviço
tem.REDE que pode ajudar nesse sentido. E ainda pode usar o serviço Starlink, que já está disponível em Portugal.
Existe ainda o operador virtual
Lycamobile, que pode apresentar tarifários interessantes para quem comunica muito para o estrangeiro (para fora de Portugal).
Infelizmente nenhum destes operadores aceita pagamentos em Bitcoin. Mas se optar por planos pré-pagos, sempre poderá usar estes
vales de carregamento.
EnergiaO mercado da energia anda ao rubro por todo o mundo, incluindo na Europa/Portugal. Prevê-se aumentos de preços, principalmente em países que depende muito da energia fóssil. Portugal (sem incluir ilhas), apesar de não estar muito dependente das energias fosseis
[1], devido aos acordos da UE, acaba por ser afetado. Nesse sentido, o preço médio (com taxas e impostos) da eletricidade no setor doméstico no segundo semestre de 2020 foi de 0,2259 euros por quilowatt-hora
[2].
Mas, com campanhas promocionais, consegue-se encontrar preços mais acessíveis. Existem vários comercializadores de energia em Portugal, tais como a EDP, Galp e Endesa, entre outros. O mercado é liberalizado e não existe fidelizações, podendo o cliente mudar de comercializador sempre que achar oportuno. Normalmente os operadores fazem ofertas que duram no mínimo um ano, para garantir que os clientes não mudam.
A ERSE - a entidade reguladora - tem um excelente
simulador, que permite comparar os preços de todas as ofertas do mercado, com base no consumo de cada utilizador. Pode experimentar, usar o simulador, e com base no seu consumo atual, conseguir perceber quanto custaria o mesmo consumo em Portugal.
Rede MultibancoEste se calhar é um elemento mais importante da parte II desta serie. O
Multibanco (MB) é uma rede portuguesa de caixas automáticos (ATM) e de terminais de pagamento automático (POS) pertencente à
SIBS. É considerado um dos mais evoluídos sistemas de caixas automáticas do mundo. Alem de permitir levantar dinheiro, é possível fazer pagamentos de faturas de eletricidade, gás e água, carregamentos de telemóveis, comprar bilhetes para transportes públicos ou pagamento de outros serviços.
[3] Talvez se possa dizer que é um sistema ATM/POS/Boleto num só.
Associado a este rede, temos o serviço
MB Way. Basicamente é uma app para smartphones, que permite associar o cartão bancário ao serviço, e dessa forma fazer praticamente tudo o que se faz num ATM e POS, sem precisar-se do cartão físico. E ainda é possível criar cartões de credito virtuais ou ate mesmo levantar dinheiro nas caixas Multibanco (sem co cartão físico). Podemos dizer que tem algumas semelhanças com o serviços Google Pay e Apple Pay, mas com as vantagens de toda a rede MB.
Uma das características fundamentais deste serviço é o protocolo que tem com as principais redes bancarias: Visa e Mastercard. Por isso, se conseguir ter um cartão Visa ou Mastercard, associado a um serviço Bitcoin, conseguirá usar a rede Multibanco, tanto para levantar dinheiro como fazer pagamentos. Nessa base, pode-se dizer que se consegue pagar tudo com Bitcoin.
A utilização da rede Multibanco é gratuito (no caso do MB Way pode ter taxas conforme os bancos) para os titulares de cartões de bancos portugueses
[4][5], em quase todos os serviços para o consumidor. Para os utilizadores de cartões estrangeiros, podem existir taxas, conforme as condições contratuais que tem com esse cartão.
Existe pelo menos um concorrente à rede Multibanco, mas tem uma expressão muito reduzida. Mesmo assim, tem um grande numero de ATMs em zonas mais frequentadas por turistas. Mas, não tem as mesmas características/funcionalidades, e normalmente são aplicadas taxas mais altas do que na rede MB.
Se gostariam de saber mais sobre outro serviço em Portugal, digam para eu acrescentar.
[1] https://www.apren.pt/pt/energias-renovaveis/producao[2] https://pplware.sapo.pt/informacao/eletricidade-portugal-e-o-8o-pais-da-ue-com-o-preco-mais-caro/[3] https://expresso.pt/sociedade/2015-09-06-Trinta-anos-a-dar-dinheiro--e-nao-so-[4] https://www.bportugal.pt/entidades-autorizadas/67/all[5] https://vidacigana.com/bancos-online-portugal/ (inclui bancos não portugueses)