Pages:
Author

Topic: XP, a maior corretora do Brasil, lançará plataforma de criptomoedas em junho - page 2. (Read 340 times)

legendary
Activity: 2758
Merit: 6830
fato, mas pensando em liquidez, será que os grandes bancos BR não poderiam injetar alguns bilhões (talvez nem precise chegar a tanto e milhões dê) pra entrar em peso no mercado de exchanges no Brasil?
Não acho que isso faça sentido.

O mercado vai acontecer onde ele sempre acontece, nos pares de USDT e USD das grandes exchanges. Ninguém liga para o Brasil, mesmo que botem alguns milhões de reais para marketmaking. Nós vamos continuar seguindo o preço internacional da moeda mais forte.
legendary
Activity: 2506
Merit: 1113
There's no need to be upset
uau, não sabia que era tanto assim
impressionante
realmente pode ser possível

agora.. será que eles entrariam só no mercado nacional ou pra concorrer internacional também?
legendary
Activity: 2212
Merit: 5622
Non-custodial BTC Wallet
fato, mas pensando em liquidez, será que os grandes bancos BR não poderiam injetar alguns bilhões (talvez nem precise chegar a tanto e milhões dê) pra entrar em peso no mercado de exchanges no Brasil?

não acho que as tradicionais foxbit, bitcointrade, etc tem chance contra os mamutes binance e ftx, mas talvez um novo player com mais grana e uma boa estratégia de marketing, mantendo taxas baixas, teria...

haha mas sei lá, escrevi isso e aí me dei conta que acho que a chance disso acontecer é <5%

Não acho pequena não.

A foxbit é mercado bitcoin são praticamente irrelevantes no cenário de cripto hoje no Brasil, e a entrada da xp mudaria tudo.

A XP tem hoje 873 bilhões de reais sob custódia.
https://www.infomoney.com.br/mercados/xp-ativos-sob-custodia-crescem-22-e-atingem-r-873-bilhoes-numero-de-clientes-chega-a-35-milhoes/

Imagina cdbs , fundos, etc  vencendo e os clientes transferindo 1 a 5% desse valor pra btc ou eth.

E a tecnologia, qualidade do atendimento ao cliente  etc são muito superiores aos da foxbit ou mercado bitcoin. Poderia sim fazer frente a binance, se souberem fazer.
legendary
Activity: 2506
Merit: 1113
There's no need to be upset
Vocês acreditam que dessa vez os "grandes players" do mercado poderão ganhar muito espaço no cenário cripto aqui no Brasil? Ou só serão uma ""outra XDEX?""
Eu acho que as grandes corretoras internacionais sempre vão ter a vantagem, já que a sua liquidez e volume são muito maiores. Quem quer fazer trade de forma eficiente, vai usar a Binance ou a FTX.

fato, mas pensando em liquidez, será que os grandes bancos BR não poderiam injetar alguns bilhões (talvez nem precise chegar a tanto e milhões dê) pra entrar em peso no mercado de exchanges no Brasil?

não acho que as tradicionais foxbit, bitcointrade, etc tem chance contra os mamutes binance e ftx, mas talvez um novo player com mais grana e uma boa estratégia de marketing, mantendo taxas baixas, teria...

haha mas sei lá, escrevi isso e aí me dei conta que acho que a chance disso acontecer é <5%
legendary
Activity: 2758
Merit: 6830
Vocês acreditam que dessa vez os "grandes players" do mercado poderão ganhar muito espaço no cenário cripto aqui no Brasil? Ou só serão uma ""outra XDEX?""
Eu acho que as grandes corretoras internacionais sempre vão ter a vantagem, já que a sua liquidez e volume são muito maiores. Quem quer fazer trade de forma eficiente, vai usar a Binance ou a FTX.
hero member
Activity: 1554
Merit: 808
The Alliance Of Bitcointalk Translators - ENG>POR
Bom, apesar de eu estar um pouco de fora dessa noticia, eu gostaria de fazer uma pergunta...

Vocês acreditam que dessa vez os "grandes players" do mercado poderão ganhar muito espaço no cenário cripto aqui no Brasil? Ou só serão uma ""outra XDEX?""
legendary
Activity: 2212
Merit: 5622
Non-custodial BTC Wallet
agora seria legal entender melhor o que são esses 1.2 bilhões de dólares de  "tecnologia e desenvolvimento, vendas e marketing & despesas administrativas e gerais
sabe se tem isso discriminado em algum lugar?

Isso são os gastos fixos e correntes deles.

Imagina uma empresa como a Coinbase, o tanto de investimento em tecnologia  precisa fazer todo mes e todo ano (segurança da plataforma e adicao de novas funcionalidades, app, etc). Além de marketing, etc etc

Achei mais detalhes aqui:



legendary
Activity: 1638
Merit: 4508
**In BTC since 2013**
agora seria legal entender melhor o que são esses 1.2 bilhões de dólares de  "tecnologia e desenvolvimento, vendas e marketing & despesas administrativas e gerais
sabe se tem isso discriminado em algum lugar?

Dificilmente, por isso ter essa descrição.
Eles apenas tem de ter a documentação que prove esses despesas, em caso de investigação por parte das autoridades.
legendary
Activity: 2506
Merit: 1113
There's no need to be upset
muito bom @bitmover
legal ver esses dados

agora seria legal entender melhor o que são esses 1.2 bilhões de dólares de  "tecnologia e desenvolvimento, vendas e marketing & despesas administrativas e gerais
sabe se tem isso discriminado em algum lugar?

legendary
Activity: 2352
Merit: 1121
☢️ alegotardo™️
de novo? e essa aqui XDEX outra deles que  durou nem 17 MESES, que era só custódia da custódia de papel de criptomoedas? Inclusive quando fecharam jogaram a cotação coisa de 20% pra baixo e os clientes foram obrigados a liquidar, uma vez que nunca houve cripto alguma, apenas custódia. Não lembro o nome dela no momento......Falaram que fecharam por conta da falta de regulação e processo burocrático de declaração das operações....

De fato aquilo foi um fiasco.
incrível como grandes nomes do mercado financeiro conseguiram criar algo que já se via que não daria certo desde o início.
Para piorar, enquanto a comunidade cripto chingava o modelo de negócio deles, tinha o Fernando Ulrich defendendo os caras.

Mas enfim, como o Bitmover adiantou, parece que agora eles aprenderam com os erros e pelo menos começaram certo.
legendary
Activity: 1638
Merit: 4508
**In BTC since 2013**
Eles também já deixaram claro que podem uasr os fundos dos usua'rios em caso de falência:
Quote
Moreover, because custodially held crypto assets may be considered to be the property of a bankruptcy estate, in the event of a bankruptcy, the crypto assets we hold in custody on behalf of our customers could be subject to bankruptcy proceedings
https://fortune.com/2022/05/11/coinbase-bankruptcy-crypto-assets-safe-private-key-earnings-stock/

Eles tiverem de indicar isso, porque é obrigatório fazer essa declaração, todas as empresas cotadas em bolsa.
Agora, legalmente caso declarem falencia isso é inevitável. Mas para já não parece que eles estejam perto desse cenário.

A questão aqui é o custo operacional e o dinheiro que tem e cash/banco. Se os custos continuar inferiores aos ganhos, não há problema.
legendary
Activity: 2212
Merit: 5622
Non-custodial BTC Wallet
a genialidade do modelo das exchanges é que ganham independente da tendência do mercado
mesmo no bear market a binance deve ter feito bilhões de dólares

concordo que eles devem ter menos inscrições e menor volume nas épocas de queda, mas para exchanges grandes isso não deve causar um impacto tão absurdo assim pois tem margens de lucros estratosféricas.

Antigamente não tinhamos acesso à esses dados, e ficavamos especulando com base no volume de mercado.

Agora a Coinbase é uma empresa de capital aberto, e assim suas contas sao totalmente transparentes.

Recentemente li a Carta aos investidores (Coinbase's shareholder letter), da Coinbase. Eles tiveram um resultado ruim no ultimo trimestre e eles explicam o motivo na carta.





A transação mensal de usuários caiu no ultimo trimestre. Tambem vemos que o trading volume no primeiro trimestre de 22 foi inferior a todos os trimestres de 2021.
You can see that monthly transactions by users declined in the last quarter.

O lucro liquido tb foi inferior a todos os trimestres de 2022.

Então, o modelo de negocio deles é ruim no bear market.

O proprio CEO disse:
Quote
In the letter, Coinbase said that "we believe these market conditions are not permanent and we remain focused on the long-term." The firm said future plans include continued investments in its wallet and NFT-related services.

Tradução:
"acreditamos que as condições de mercado não permanentes e nos vamos continuar focados no longo prazo"


Como as stable coins sao basicamente emprestimos feitos por exchanges, nao duvido que possamos um dia ver um colapso de uma em um bear market muito acentuado (com queda geral nas arrecadações e prejuizos acentuados por varios trimestres consecutivos, no caso de um bear market que dure anos)


Eles também já deixaram claro que podem uasr os fundos dos usua'rios em caso de falência:
Quote
Moreover, because custodially held crypto assets may be considered to be the property of a bankruptcy estate, in the event of a bankruptcy, the crypto assets we hold in custody on behalf of our customers could be subject to bankruptcy proceedings
https://fortune.com/2022/05/11/coinbase-bankruptcy-crypto-assets-safe-private-key-earnings-stock/
legendary
Activity: 1638
Merit: 4508
**In BTC since 2013**
concordo que eles devem ter menos inscrições e menor volume nas épocas de queda, mas para exchanges grandes isso não deve causar um impacto tão absurdo assim pois tem margens de lucros estratosféricas.


O impacto causado, vai depender no custo operacional da exchange. Eles ganha sempre uma % sobre todas as transações, por isso em momentos de queda onde todos estão a vender, eles até poderão ganhar mais, apesar da moeda valer menos.

Mas se o custo operacional esta muito alto, então a queda de valor, vai prejudicar a empresa.
Se eles conseguirem manter um custo operacional ao mesmo nivel que tinham, por exemplo, a 5 anos atras, então a queda de agora não tem um impacto muito negativo, apenas tiverem menos lucro.
legendary
Activity: 2506
Merit: 1113
There's no need to be upset
<...>

Eu não sei exatamente em mês a Binance foi fundada, ela abriu na China né e pegou bem o ban do trade da China e precisou mudar, então dependendo do mês, ela só pegou uma parte da subida e ainda um ban governamental e depois só bear market. Então não foi tão bom.

a genialidade do modelo das exchanges é que ganham independente da tendência do mercado
mesmo no bear market a binance deve ter feito bilhões de dólares

concordo que eles devem ter menos inscrições e menor volume nas épocas de queda, mas para exchanges grandes isso não deve causar um impacto tão absurdo assim pois tem margens de lucros estratosféricas.
legendary
Activity: 1316
Merit: 1450

Fico imaginando que deve ser dificil para um banco (que é o que a XP é no final das contas) passar a responsabilidade dos seus fundos para os usuários. Talvez eles tivessem medo de algum usuário perder milhões (como acontece no blockchain.info) e eles serem processados.



Exceto pela binance que foi criada num bull market ainda mais violento que esse ultimo (2017 foi o ano que ETH foi de 10 USD pra 1500).


Não sei se entendi o ponto sobre passar a responsabilidade dos seus fundos para os usuários. Enquanto está na exchange - que é enquanto o serviço a prestado- os fundos não estão sobre custódia dos usuários, né? Tu ta falando em casos de enviar pro endereço errado.. esse tipo de coisa?

Eu não sei exatamente em mês a Binance foi fundada, ela abriu na China né e pegou bem o ban do trade da China e precisou mudar, então dependendo do mês, ela só pegou uma parte da subida e ainda um ban governamental e depois só bear market. Então não foi tão bom.
legendary
Activity: 2212
Merit: 5622
Non-custodial BTC Wallet
Talvez eu seja cripto demais, mas não vejo essas iniciativas institucionais de oferecer cripto, criando muito valor a comunidade e ao ecossistema como um todo e também não acho que elas sejam super vetor de adoção.

Concordo. XDEX não deu certo pq era ruim.

Acho que o grande ponto da XDEX foi tentar ganhar um dinheiro fácil dos usuários num momento quase não havia muita regulação e ficaram com medo de dar algum problema judicial, mas não souberam fazer.

Fico imaginando que deve ser dificil para um banco (que é o que a XP é no final das contas) passar a responsabilidade dos seus fundos para os usuários. Talvez eles tivessem medo de algum usuário perder milhões (como acontece no blockchain.info) e eles serem processados.

Vamos ver como eles vão agir agora. Pelo q eu vejo, se os bancos e os grandes players do mercado financeiro não entrar nas criptomoedas, eles simplesmente vao ficar de fora (e perdendo dinheiro).

Quote
E quando pensamos na criaçao e construção da Coinbase (2012), Binance (2017), OpenSea (2018), todas essas big foram fundadas em momento de baixa, a XDEX não deu certo porque era ruim, porque estavam fazendo ''por obrigação'' e não pelo momento de mercado e/ou por realmente agregar valor aos usuários e oferecer um serviço realmente relevante.

Exceto pela binance que foi criada num bull market ainda mais violento que esse ultimo (2017 foi o ano que ETH foi de 10 USD pra 1500).
legendary
Activity: 1316
Merit: 1450
Talvez eu seja cripto demais, mas não vejo essas iniciativas institucionais de oferecer cripto, criando muito valor a comunidade e ao ecossistema como um todo e também não acho que elas sejam super vetor de adoção. E quando pensamos na criaçao e construção da Coinbase (2012), Binance (2017), OpenSea (2018), todas essas big foram fundadas em momento de baixa, a XDEX não deu certo porque era ruim, porque estavam fazendo ''por obrigação'' e não pelo momento de mercado e/ou por realmente agregar valor aos usuários e oferecer um serviço realmente relevante.
legendary
Activity: 2212
Merit: 5622
Non-custodial BTC Wallet
Com todas essas movimentações no mercado, vocês acham que o Brasil é um bom país (dos que são taxados) para as cripto?

No Brasil ganhos com criptomoedas são isentos de impostos para vendas de até 35 mil reais por mes (aproximadamente 6700 Euros). Não existe nem a obrigatoriedade de informar para receita se o valor da venda for inferior a 30k mensais (6k EUR)

Considero o país um excelente país excelente para criptomoedas, por esse motivo.

Não sabemos se essa isenção vai durar muito tempo... Está tendo uma discussão forte sobre reforma tributária no país, e qualquer hora deve sair.
legendary
Activity: 1638
Merit: 4508
**In BTC since 2013**
Com todas essas movimentações no mercado, vocês acham que o Brasil é um bom país (dos que são taxados) para as cripto?
legendary
Activity: 2506
Merit: 1113
There's no need to be upset
realmente a XDEX foi um fiasco principalmente pela questão de não permitirem auto-custódia, não acham?

peguei até um ranço do Fernando Ulrich depois dele fazer propaganda pra uma exchange assim

vamos ver se a coisa muda um pouco de figura agora
mas como já falávamos em outro tópico realmente tem espaço para novos players no cenário nacional.
Pages:
Jump to: