Fiquei lendo os dados sobre Coreia do Norte. A discussão me fez re-visitar meus pensamentos. Talvez eu tenha um viés preconceituoso. De forma alguma eu acho os EUA bonzinho e na verdade, desde muito jovem já achava eles bem cuzões e nunca tive muita vontade de conhecer o pais. E não tenho dúvida alguma de que eles não são NADA bonzinhos. Mas não sei se acho que isso justifique/torne menos pior a forma como a Coreia do Norte lida com sua própria população. Infelizmente, realmente só temos um lado da moeda. Mas não ter o lado deles também é algo que ocorre pelo proprio posicionamento do pais.
De qualquer forma, curiosa com suas impressões mais ''realistas''.
Usando o assunto do tópico, que é El Salvador e a questão dos paises. Encontrei um gráfico muito maluco sobre a queda absurda da violencia em El Salvador. Agora ela é ''mais segura que os EUA'.
O resumo da Latinometrics
''Do país mais inseguro do mundo ao segundo mais seguro do Hemisfério Ocidental em apenas alguns anos? Aqui está a história de El Salvador.
Será que uma mano dura – literalmente “mão forte” – funciona contra o crime? El Salvador certamente se tornou um estudo de caso nos últimos anos. O presidente Nayib Bukele assumiu o cargo em 2019 com a promessa de reprimir as gangues e o crime naquele que já foi o país mais inseguro do mundo. Bukele cumpriu a promessa: a população carcerária do país mais do que triplicou em apenas alguns anos.
A taxa de encarceramento de El Salvador atingiu 1,6 mil por 100.000, ou
1,6% da população. Esta taxa é a percentagem mais elevada em qualquer lugar do mundo por uma ampla margem; é
duas vezes mais alto que o segundo país mais alto, Cuba.
Talvez a métrica mais relevante para medir a segurança de um país seja a sua taxa de homicídios. De todos os crimes dos quais não queremos ser vítimas, o assassinato está no topo da lista de todos. Por esta métrica,
El Salvador tornou-se mais seguro do que os Estados Unidos e agora só perde para o Canadá em todo o Hemisfério Ocidental.Dar todo o crédito a Bukele é uma história tentadora; no entanto, como mostra o nosso gráfico, a tendência de declínio começou antes de ele assumir o cargo em 2019. Ele certamente levou El Salvador à linha de chegada com sua repressão agressiva, ajudando a transformar um país antes assolado por homicídios em um país tão ou mais seguro do que algumas das principais economias do mundo.
Alguns fatores demonstram o aumento da segurança do país. Primeiro, Nayib Bukele é considerado por algumas fontes
o líder mais popular do mundo. Em segundo lugar, menos salvadorenhos estão a deixar o seu país de origem;
houve uma queda de 37% nas apreensões na fronteira dos EUA em 2023 em comparação com o ano anterior. Esta queda ocorre apesar de um recorde geral de apreensão de migrantes.
Assim, uma mão firme contra o crime melhora a segurança a curto prazo, e os latino-americanos estão prestando atenção. É difícil argumentar contra as políticas de mano-dura, uma vez que significam que milhares de vidas a menos são ceifadas pela violência todos os anos. Mas só o tempo dirá quais serão os efeitos a longo prazo das tácticas eficazes,
mas cada vez mais autoritárias, de Bukele.''
El Salvador é um caso ''curioso'' de ditadura com extrema abertura economica que tem tido resultados interessantes.