Bom dia pessoal, tudo bem?
Essa semana eu tenho pesquisado sobre a Binance, e vi que ela tem uma presença muito grande no mundo cripto:
-Se não me engano é a maior corretora de cripto do mundo;
-Possui o BNB que já é #3 em capitalização de mercado
-Possui um ecossistema próprio blockchain
Aí me veio a dúvida de leigo: Essa fatia cada vez maior do mercado sendo tomada por uma empresa do porte da Binance, não iria contra os princípios de "openness" e decentralização que o mercado de cripto defende? Isso poderia ser considerado uma ameaça? O que acham?
Grato!
Certamente ela tem potencial para se tornar uma ameaça as altcoins, mas não ao Bitcoin.
Bitcoin é praticamente o único projeto existente que realmente se preocupa com a descentralização. Todas as outras altcoins funcionam como empresas, com exceção do Ethereum que tem alguma preocupação com a descentralização.
Contudo, quase a totalidade dos bodes do ethereum rodam em servidores da AWS (Amazon web services), pois ocupam dezenas de TB de espaço, sendo inviável uma pessoa comum ter um node de ethereum
60~70% das moedas geradas, veem da China.
Taxas altíssimas em alguns ativos.
São apenas algumas dessas coisas
Falando apenas de btc: a centralização da mineração e um Problema, mas mineração é apenas um aspeto da rede. Existem outros fatores a analisar, e No contexto geral não vejo isso como algo crítico. Existe mineração em vários países do mundo, e a maior parte dos mineradores se concentram na China por questões econômicos (energia e hardware baratos). Isso pode mudar a qualquer momento.
Mesmo assim ainda está longe do montante de BTC da Mt. Gox.. Sem falar que naquela época existia menos BTC em circulação, então o estrago foi maior (para o BTC, que é o que interessa)..
Ainda acho que o dano foi menor. Sim, foi uma porcentagem bem maior em relação ao supply da época, mas como tankar dezenas de bilhões de dólares de perda? O preço despencaria com uma força impressionante.
O BTC também não era tão mainstream como hoje e nem tinha esse número de especuladores. Também tem o fato de a Coinbase estar fazendo um IPO avaliado em bilhões... imagina o dano que isso causaria a eles e seus investidores? Dessa vez, o buraco seria bem mais embaixo.
Eu concordo com o sabotag3x nessa. Para o BTC, se a binance explodir fodase. Se bobear vai ser até bom pro preço do btc.
A mtgox tinha 90% do volume de btc, a binance tem 4.87% (olhei agora no cmc)
A queda da binance seria praticamente o fim do ecossistema defi, de grande parte das stabelcoins (binance , tem as carteira mais ricas de muitas, como usdt) de quase todas as shitcoins e piramidades que vemos por aí.
Os outros 95% do volume do btc seguiriam praticamente intactos e veríamos todo mundo corre do pra trocar shitcoins por btc.
Certamente o eth daria uma sentida mas acabaria por absorver parte do marketcap tb.
Isso tudo segundo minha bola de cristal kk
A MT gox significou algo muito próximo do fim do btc, pois os tempos eram diferentes. As pessoas deixam o btc lá, não tinha muita essa cultura de "your keys your coins", acho q não existiam nem carteiras HD (carteiras com seed, cx precisava anotar cada chave privada). A corretora era praticame te tudi q existia do btc. Binance não é tudo o que existe nem de altcoins...