A BNB tem a Binance, vários forks e alguns devs que se aventuram no cross-chain (Harvest, CREAM, Alpha, etc...).
A ETH tem toda a comunidade e a GRANDE maioria dos devs (principalmente os devs do core da rede).
O principal motivo para a BSC ter crescido tanto foi as suas taxas baixas e blocos mais rápidos somados a influencia da poderosa Binance. Um swap que custaria $20 no ETH, custa apenas $0.25 na BSC. Porém, tudo tem um preço e é impossível manter o mesmo grau de descentralização aumentando constantes simples como limite de GAS e tempo dos blocos.
Se a blockchain da ETH já é uma geringonça, imagina a BSC onde qualquer um pode fazer o deploy de qualquer lixo pagando pouco? Quando eu estava brincando com solidity, codei alguns contratos e conseguia testar em produção por que eles só custavam ~$6 cada. Na ETH, isso vai de centenas de dólares até milhares de dólares dependendo da complexidade e tamanho do código.
O custo disso é que a blockchain é imensa e a única formar de rodar um full node (archive) é em servidores parrudos da AWS, GCP, Azure e etc... ou seja, não tem descentralização.
Outra blockchain que eu torço muito a favor é a Solana. Investi em alguns projetos que estão nascendo e só tive lucro (RAY, SRM e COPE). Ela é mais descentralizada e suas transações custam menos de $0.0002! Recomendo ficar de olho.