Gente.. nada contra, mas tem alguém nadando na maionese.
Caramba, uma cisa e' proteger o dinheiro, e querer pagar menos de impostos abusivos, que muito frequentemente sao mal aplicados, ou, roubados (na minha cidade vejo roubos de tirar o folego)
Mas se não tivesse mais contribuição, como teria hospitais, policiais, professores e colégios?
Cuidado com o que vcs sonham, poderia se tornar realidade e ninguém iria gostar.
Ah, mas eu iria embora do pais?
Muito bem pensado, mas como? o passaporte, a alfandega, vc poderia não chegar a 100 mt de casa, teria um assaltante armado aguardando vc mostrar a cara.
Ah, mas eu teria armas também..
Pronto, o faroeste chegou: expectativa de vida media 35 anos pro capita.
Obrigado, mas melhor repensar com mais calma.
Amigo, você já parou para pensar que a iniciativa privada consegue SEMPRE oferecer um serviço melhor do que o estatal? Já parou para pensar que, caso queira uma educação de qualidade, você terá de pagar duas vezes? Terá de pagar, coercitivamente, via ROUBO (imposto) para ter um serviço ruim, e terá de pagar de novo para ter um serviço que presta.
"Ninguém iria gostar." Não me inclua nesse coletivismo. EU IRIA GOSTAR, E MUITO. Não ser pilhado para financiar coisas que eu não comprei.
Polícia? Eu posso pagar uma milícia privada? Posso me defender e defender minha família, com armas? Acho que não, né!
Escola? Eu posso educar meu filho em casa, via homeschooling? Também não!
Por mais paradoxal que seja, o estado que existe, em tese, para proteger a propriedade e diminuir a desigualdade social é o principal causador do problema.
Concordo, sou totalmente a favor da iniciativa privada, mas um conto e' ter um bom plano de saude, e ter colegio particular, para seus filhos, outro e' todos no pais terem.
Na teoria, eu também gostaria de não pagar obrigatoriamente por um serviço ruim, e ter que pagar "facultativamente" por um serviço de qualidade particular, mais rapido, mais profissional... resumindo: melhor.
Porem eu te garanto que pelo menos 50-60% das pessoas não iriam fazer isso, eu moro no Brasil, em uma região onde 99% dos moradores gastam 110% da propria renda mensalmente, não tem costume a economizar um real sequer, os bancos oferecem investimento como titulo de capitalização, para atrair o povão com a ilusão de um sorteio.
Ja' teve funcionário meu, que 2 dias depois da quinzena não tinha mais de 10 reais no bolso, o valor era para pagar o mercantil, que fizeram no mes passado, tem gente que vive de bolsa familia, bolsa escola.
Garanto que conheço dezenas de pessoas acostumadas a ganhar 20 e gastar 25, se diminuir a pressão fiscal totalmente, essas pessoas não vão poupar um tostão para pagar esses serviços, que mesmo sendo basico, ja' estão incluidos.
Se ja' gastam 110% do valor, pode aumentar a renda deles (com real aumento de lucro, ou redução de custos) vão gastar o valor integral e depois vão pesar na sociedade.
Não somos prontos para isso.
Na America não são prontos para isso.
Na Europa menos ainda, os paises la' são muito mais assistencialistas que o Brasil.
Eu gostaria de estar errado, mas me considero bem realista.
Eu não pago plano de saude, porque eu poupei um valor todo mes na poupança, ou em fundos, como colchão de segurança, e ja' estou confortável, se precisar poderei escolher: hospital publico, ou consulta particular?
Mas cada 100 moradores da minha cidade, menos de 5 poderia fazer o mesmo.
Podemos começar um procedimento, lento, demorado, dificil, que podera' fazer reais mudanças para nossos filhos, e netos, mas todos que pensam que pode ser imediato, eu acho que terão que mudar de ideia.
Provavelmente: O ESTADO E' UM MAL NECESSÁRIO.
Como sempre e' uma opinião particular, não quero ofender ninguém, e não fiquei minimamente ofendido por
DeltaX_Slayer, ou pelo colega
trplzr, por favor fiquem a vontade para discordarem.