Mas falando sério, acho que só em uma sociedade super-ultra-extremamente educada e ainda assim vamos ter a brecha de uma maluco nascer com a cabeça "errada" e querer mais e mais, sabotando a sociedade em prol de um ideal pessoal.
Ou mais certeiro ainda, se evoluirmos a ponto de extinguir as emoções (agora) irracionais de ganancia e desenvolvermos um sentimento natural forte em prol do coletivo e da sociedade como um todo. Sabe aquele filme da Marvel com o vilão Ultron
[spoiler adiante], onde ele decide exterminar os seres humanos pois nós somos o verdadeiro problema da sociedade e do planeta? Bom, ele está tecnicamente correto... e, no final das contas, uma transformação de homem-animal-ainda-meio-irracional (graças aos nossos genes dos tempos da caverna) para máquinas binárias provavelmente seria net+ para a ""sociedade"" e pro planeta. Mas claro que, eu, como humano, discordo dessa solução...
Sem dúvida! Mas o que mais me surpreende é que durante toda história, sempre tem essa classe de psicopata, como o Lucas citou, de 2-3% do mundo (ou os 1% mais ricos/poderosos) que sempre consegue subjulgar todo o resto. Não me espanta que tentem, mas me espanta que sempre consigam.
sensacional Disruptivas
já vi o Bruno Perini citando esses casos várias vezes
grãos dá para plantar mais... só demora mais tempo do que emitir moeda como é hoje em dia, e teria um limite de produção também
Eu acho o Perini dos influencers de finanças mais inteligentes! Gosto bastante das abordagens dele e ele cita realmente várias históras.
As pedras teriam o problema da locomoção, ai precisariamos dos bilhetes conversiveis que inauguraram as reservas fracionárias no mundo e voltariamos ao mesmo problema hahaha
Depende. É verdade, que não existe muito que se possa fazer com relação ao crescimento do grão. Tem de se esperar. Mas, pode-se ter alguma influencia na sua produção.
Criação de estufas, para maior produção, produção com menos perdas e uma produção constante ao longo do ano, não ficando assim limitado a épocas ou condições climatéricas. Pode dar problemas? Pode, mas a probabilidade é menor.
Fazer isso, pode ajudar o preço a descer. Mas, também pode ajudar a subir, se todo esse grão for retido e guardado gerando escassez, quando na realidade ela não existe.
Isso dos grãos, faz lembrar o que relata a historia do Egito. Há quase 4000 anos atras, ocorreu uma seca de grande escala que causou uma grande fome no medio oriente e não só. E o Egito era os únicos que tinham reservas de cereal em grande escala, fazendo com que boa parte povos (se não todos) ao redor do Egito (e não só), fossem comprar esse cereal ao Egito. Como a fome durou uns 7 anos, muitos apos venderem todos os seus bens, tiveram de se vender como escravos. E assim, nasceu um império que permitiu muitos dos luxos que nós hoje conhecemos do que foi o Egito.
Então, sim um governo pode inflacionar os grãos.
hmmm, mas nesse caso não foi o governo que inflacionou os graos, foi a seca que inflacionou os preços, não? E como o Egito era o único que tinha o que todos precisavam por ter feito uma reserva, ele se beneficiou. Ou entendi errado?
O que acho interessante dos grãos é que sua produção requer o consumo de algo escasso e caro, que é a terra, insumos e máquinas agrícolas e que tem um mecanismos de burn cada vez maior, que são os desastreas naturais.
E no final do dia, se houver uma ''inflação natural'', todo mundo pode ter mais cerveja e paozinho hahaha
Não querendo me intrometer na sua história, mas quem eram massacrados no Coliseu eram os Cristãos e não os sonegadores de impostos.
. Não se esqueça que eram outros tempos. Não existia essa história: Devo não nego pago quando puder. Se o sujeito contraia uma divida, poderia ser com o Estado ou com um Particular, ele e sua família viravam escravos do Estado ou do particular que era o credor caso não ocorresse o pagamento. Tinha também os escravos oriundos de espólio de guerra. O negócio não era tão simples. Fora que Nero era um lunático. Muitos historiadores dizem que a maioria dos imperadores romanos eram malucos por causa dos muitos casamentos consanguíneos e também por causa que eles bebiam vinho em taças feitas de liga de chumbo. Então era outro contexto.
Os Cristãos foram um dos grupos a ser massacrado, mas não o único. Animais de todos os cantos do mundo, pigmeus africanos contra gigantes vikings, todos que eram ''diferentes'' foram massacrados. E de qualquer forma, os cristãos também era a população e também pagavam impostos (na biblia tem uma conversa com Jesus sobre o tema) então continua sendo verdade.
Sobre '' Nero ser diferente'' ou imperadores serem malucos por casamento consaguineo, eu não tenho certeza. Mas não acho que os ditadores e políticos que financiam guerras hoje sejam muuuuuuito diferentes e muito mais razoáveis, mas acho que eles atuam em um sistema cujo podem deles é menor e por isso, temos a sensação de maior civilidade. Talvez tenhamos menos relatos porque essas coisas malucas ocorrem em sigilo. Até hoje eu só li um livro sobre a vida/segredos dos políticos e me pareceu bem parecido com tudo.