Pages:
Author

Topic: A história dos impostos e da fraude autorizada das moedas - page 2. (Read 231 times)

legendary
Activity: 1862
Merit: 5154
**In BTC since 2013**
Talvez a solução passa-se por deixar de se ter dinheiro?
Demasiado utópico?  Roll Eyes
legendary
Activity: 1428
Merit: 1568

Para que ocorra alguma mudança, o ser humano  tem quer evoluir muito ainda. Eu acredito que ainda demore mais de 1000 anos para isso acontecer. Falando em evolução, eu sempre me deparo com o filme: 2001, uma odisseia no espaço. O filme se passa no ano de 2001(no filme) e era uma ficção cientifica produzida em 1968, o homem na tinha nem chegado na Lua. No filme, o homem já habita o espaço e a IA é muitíssima avançada. Veja que já se passaram 55 anos do filme e não chegamos nem perto disso.

Concordo com o Joker, a história que contei é de  64 dC, então já faz 1.959 anos!!!!!!! E o que Nero fazia e toda história das ações dos políticos de Roma é exatamente igual ao que os políticos fazem hoje e como tentar resolver os problemas. Talvez seja necessário 5.000 ou uma outra espécie humana, que os sapiens talvez já são conseguem mais ter outra ideia de como lidar com os problemas tirando fraudar moedas, imprimir papel e cobrar imposto pra que elites possam vestir ouro.

legendary
**In BTC since 2013**
Para que ocorra alguma mudança, o ser humano  tem quer evoluir muito ainda. Eu acredito que ainda demore mais de 1000 anos para isso acontecer.

Mais 1000 anos? Sim... mas não pode ser com este tipo de sociedade humana.
Este tipo de sociedade humana, que já testou varias formas de governação, ao longo de 6000 anos, continua a cometer praticamente os mesmo erros cometidos pelos egípcios. Só que agora, com conceitos diferentes de fazer as coisas.
legendary
Activity: 3304
Merit: 1617

Eu costumo dizer que a historia repete-se, com mecanismos e ferramentas diferentes, mas repete-se. E isso acontece em quase tudo: governos; civilizações; guerras; economia; moda; etc.
O que torna tudo ainda mais surpreendente, é que apesar disso, parece que os humanos não aprendem.

Sem duvida, um proverbio antigo é bem real e atual: "Homem domina homem para o seu prejuízo."

Para que ocorra alguma mudança, o ser humano  tem quer evoluir muito ainda. Eu acredito que ainda demore mais de 1000 anos para isso acontecer. Falando em evolução, eu sempre me deparo com o filme: 2001, uma odisseia no espaço. O filme se passa no ano de 2001(no filme) e era uma ficção cientifica produzida em 1968, o homem na tinha nem chegado na Lua. No filme, o homem já habita o espaço e a IA é muitíssima avançada. Veja que já se passaram 55 anos do filme e não chegamos nem perto disso.
legendary
**In BTC since 2013**
É curioso descobrir que nada muda, né?

Eu costumo dizer que a historia repete-se, com mecanismos e ferramentas diferentes, mas repete-se. E isso acontece em quase tudo: governos; civilizações; guerras; economia; moda; etc.
O que torna tudo ainda mais surpreendente, é que apesar disso, parece que os humanos não aprendem.

Sem duvida, um proverbio antigo é bem real e atual: "Homem domina homem para o seu prejuízo."
legendary
Activity: 1428
Merit: 1568
Ontem me deparei com uma história muito interessante que não conhecia.

Após o auge do Império Romano, Roma começou a ter menos resultados com as conquistas de novos territórios, mas ainda assim, só cresciam os gastos com o exército e o corpo burocrático.

Em 64 dC, em uma tentativa de enganar a população e aumentar a riqueza do Império, Nero resolveu diminuir o teor de prata na moeda oficial do Império, o denarius (de onde incluisive vem a palavra dinheiro). Depois de coletar as moedas existentes, elas eram novamente cunhadas, mas usando menos prata. Com essa estratégia, Nero produziu um excedente momentâneo de ouro e prata. A tática inspirou outros imperadores. Em duzentos anos, o teor de prata foi reduzido de 100% para praticamente nada. E à medida que o teor de prata diminuía, o preço das mercadorias aumentava em proporção direta. O trigo que havia sido vendido por meio denário no segundo século aumentou para 100 denários um século depois, um aumento de duzentas vezes.

Descobri que essa tática foi feita em vários lugares e momentos na história.

Além disso, Roma começou a cobrar diversos impostos, principalmente para agricultores. Os impostos incidiam de pessoas de 12 a 65 anos. A medida que as coisas se declinavam, mas burocratas eram contratados e mais o comércio era destruído com os impostos.

O imperador Valentiniano III reconheceu a dificuldade e disse que "se reivindicarmos essas despesas do proprietário de terras, além do que ele já paga, tal extorsão esmagará suas últimas forças débeis; se novamente os exigirmos dos mercadores, eles inevitavelmente afundarão sob o peso de tal fardo.” E na sequência, Valentiano impôs um novo imposto.

É curioso descobrir que nada muda, né?

Pages:
Jump to: