USDT não é dólar,
Eu acho essa briga difícil de ganhar.
É um ativo que tem um dólar bem real por trás.
E quando vc troca seu BTC ou Eth por USDT, você está literalmente realizando o lucro. Para todos os efeitos.
Agora vc está querendo achar um jeitinho de não pagar esse imposto. Eu acho q não vai dar certo.
Certamente você irá precisar dum advogado bom.
não sei qual seria o regramento, pode passar aqui? Não é possível recolher impostos com USDT, tanto quanto não é possível com ETH or qualquer outra cripto.
Existe já ganho de capital em moeda estrangeira
Se você mandar 100mil reais pra uma corretora de ações gringa (20k usd) e operar e isso virar 30k usd, existe imposto devido sim. Não precisa voltar pro real.
Acho q o que está escrito nesse link se aplica apenas a cripto mesmo, não as stablecoins.
Olha isso aqui por exemplo:
Além disso, grande parte dessas permutas são realizadas entre criptoativos que não possuem cotação em moeda fiduciária, mas apenas em outros criptoativos; cotações essas que variam entre diferentes exchanges. Como, em um contexto desses, aferir em reais os custos de aquisição e valor de alienação, que gerariam o ganho de capital?
Vai dizer q isso se aplica a usdt?
Haverá incidência do imposto sobre o ganho de capital somente se e quando a posição de criptoativos do contribuinte for "vendida" por moeda fiduciária. Inclusive, há disposições que regulamentam o cálculo do ganho de capital que são aplicáveis para liquidações parciais da posição do contribuinte.
Minha opinião. Eu não agiria assim para não ter problemas com a receita.
Querer dizer q não está realizando lucro ao trocar por usdt é simplesmente falso. Tem um negócio no direito que chamam de primazia da realidade, não sei se se aplica aqui mas enfim, dá pra ter uma ideia.