Mas assim, 40% do que existia em 2013 não existe. Mas aposto que esse 40% representa MUITO MENOS conteúdo do que o conteúdo que foi criado entre 2013 e agora. No saldo geral, acho que continua sendo ''positivo'' em termos de quantidade de informação.
Já vi gente falando que usa o TikTok como ferramenta de busca ao invés do Google.
Tem alguns estudos sobre isso. Mostrando uma ''migração'' do mecanismo de busca do Google pro Tiktok e instagram. O próprio Google percebendo isso fez uma parceria com o Tiktok pra indexar os vídeos nos mecanismos de busca.
Um caso ''extremo'' acho que é dos restuarantes. Hoje voce consegue MUITO mais informações sobre restaurantes, menu, preço.. direto da página do instagram dos estabelecimentos. O google sem duvida é MUITO PIOR pra essa informação.
Sabe que eu tenho muito conteúdo off-line, seja em HDs, DVDs, CDs e pen drives e eu já cogitei jogar tudo fora, excluir tudo porque afinal tudo era pra estar na internet para sempre
Usando essa frase do Rdluffy e a pergunta inicial do post. Acho que uma reflexão que vale a pena ser feita: Até basicamente a geração dos nossos pais, as formas de guardar informação eram fotos, cadernos e livros e a memória. Mas será que precisamos guardar tanta informação?
Eu particularmente acho que não.
Há um tempo eu descobri uma ideia LINDA sobre ''guardar informações'' com um senhor dos seus +60 anos.
Ele tem uma ''agenda'' que usa há +20/30 anos.
Cada dia, ele usa UMA LINHA da agência.
Então por exemplo, hoje dia 12/06, ele escreve uma ou duas coisas.
Amanha, usa outra linha do dia 13/06.
E ele usa A MESMA AGENDA todos os anos.
Então em UMA PÁGINA, ele sintetiza 20 anos.
Eu achei genial porque voce consegue SINTETIZAR sua história e ter ela ali. Eu to no meu segundo ano da minha propria agenda.
Claro que UMA LINHA é dificil de sintetizar, mas acho que vale a pena. Acho esse tipo de ideia muito mais legal do que guardar 32592-34095 HDs com 03249485092348 DADOS que seila quando vou acessar. Atualmente eu to muito mais preocupada com ESTRUTURAR dados importantes e APAGAR TUDOOO que dá, do que pensar em como armazenar tudo pra sempre.