Pages:
Author

Topic: A Internet a perder conteudo - page 3. (Read 505 times)

legendary
Activity: 2352
Merit: 1121
☢️ alegotardo™️
May 23, 2024, 06:33:45 PM
Vocês acho que isso é positivo ou negativo para o futuro da humanidade?

É realmente controverso... até alguns anos atrás se falava que a melhor forma de eternizar um conhecimento era colocando ele em livros e aí surgiu as enciclopédias e muitas editoras ganharam montanhas de dinheiro com isso. Eu pelo menos sou um dos que tinha uma coleção completa nas prateleiras do meu quarto e usava muito para os trabalhos escolares.

Depois, com o surgimento da internet as enciclopédias mingaram pois era muito mais fácil encontrar algo no computador e a informação também era mais atualizada.

Mas agora, se o conhecimento está sumindo, para onde vamos recorrer? Voltar aos livros? Tongue

Infelizmente, eu acho que as pessoas se cansaram de ler.... Já percebi que o meu filho, por exemplo, quando precisa saber se algo ele não vai mais no google pesquisar, em vez disso abre o youtube para ver e ouvir a repsosta que precisa.
Eita geraçãozinha.... e o pior que esse será o novo normal. Se acostume pois somos nós que estamos atrasados.

Acredito que a informação será "embutida" cada vez mais nessas IAs e tudo o que precisamos saber estará a uma pergunta de distância e chegará para nós em questão de segundos pelos nossos ouvidos.
sr. member
Activity: 448
Merit: 688
In ₿ we trust
May 23, 2024, 05:13:16 PM
É uma pena, muito conteúdo de extremo valor se perder com o tempo... Mas eu ainda acesso meus sites favoritos do passado com o https://web.archive.org/

Lá da pra acessar bastante coisa, salvar as páginas, textos etc, mesmo sites que sairam do ar a MUITOS anos estão por la...por exemplo esses dias lembrei do famoso pastor silas da igreja internacional e fui la atraves do web archive e consegui encontrar seu antigo site e li muita coisa q eu lia a muitos anos atrás...

legendary
Activity: 1722
Merit: 4711
**In BTC since 2013**
May 23, 2024, 04:32:52 PM
Hoje li sobre um estudo bem interessante: A Internet está a chegar ao fim. Estudo revela desaparecimento alarmante de conteúdo online

O estudo diz que quase 40% das paginas que existiam em 2013, não existem hoje.
Por exemplo, cerca de 23% das páginas de notícias e 21% dos sites governamentais incluem pelo menos um link que já não tem ligação. Surpreendentemente, 54% das páginas da Wikipedia contêm referências a links que já não existem.

O fenómeno não se limita apenas às páginas da web, afeta também as redes sociais. Uma parcela considerável de tweets, cerca de um quinto, desaparece do site meses após serem postados.

O estudo, conduzido pelo Pew Research Center, baseou-se na recolha de amostras aleatórias de quase um milhão de páginas da web entre 2013 e 2023, obtidas do Common Crawl, um serviço que arquiva partes da Internet. Os resultados revelaram que 25% de todas as páginas analisadas já não estavam disponíveis até 2023. Dessas páginas perdidas, 16% vinham de sites ainda ativos, enquanto 9% estavam em sites que já não existiam.

Talvez a ideia que se tinha de que algo na net "ficava para sempre", não será bem assim.

Ao ler esta noticia, pus-me a pensar nos quase 20 anos que faço sites. E realmente, se olhar bem para os sites que fiz há 10 anos a trás, consigo dizer que pelo menos uns 5 ou 6 já estão totalmente offline, mas provavelmente são mais. Por outro lado, motiva-me a manter um ou outro projeto online, mesmo que ele já não esteja ativo.

Vocês acho que isso é positivo ou negativo para o futuro da humanidade?

Pages:
Jump to: