O forum, e em especial a nossa aba, é isso mesmo que se quer.
Continue a participar.
10/10 , me quedo tranquilo
É verdade, podemos ter sistemas descentralizados com riqueza centralizada. O problemas esta no peso que essa centralização tem nessa descentralização.
Pegando nos exemplos que eu dei. O que adianta a Starlink ser classificada Internet descentralizada, se quem controla realmente os satélites é uma empresa, que tem como objetivo obter lucros?
Compartilhamos da mesma visão, sou bem desgostoso de qualquer centralização, principalmente no quesito de novas tecnologias e dados.
Elon Musk é muito rato com esse lance de first mover, e ele vai colher os frutos disso muito bem.
Agora, sobre o que vai acontecer... 3 caminhos me surgem na cabeça para tentar suavizar esse super poder de mega instituicoes:
A) Regulamentações: As leis e o Estado sempre sao mais lerdinhas do que o avanço tecnológico, isso é sabido...igualmente nao sou o maior fa de um Estado fortemente atuante, mas acredito que é melhor que tenhamos gente trabalhando em regular esses big guys para que nós (internet end users) tenhamos cada vez mais os direitos protegidos (EX: nos anos 2000 quase ninguém falava de privacidade de dados, hoje em dia já é uma questão)
B) Tecnologia cada vez mais acessível > aumento de competição: É esperado que com o passar do tempo tenhamos mais e mais satélites nos céus sendo administrados por outras instituições. Imagina que interessante seria se criamos uma DAO que controla uma rede própria de satélites? Hoje pode parecer economicamente inviável, talvez em 10 anos seja exponencialmente mais barato.
C) Esqueci, droga.