Mas até já vi malta a dizer que os softwares, nomeadamente o Bitcoin Core, devia ter uma espécie de filtro para rejeitar transacções cujas fees fossem muito superiores à fee mais alta na mempool em determinado momento.Eu discordo por completo. As coisas são simples e basta saber o que estamos a fazer. Até porque na vida, há erros que cometemos que temos que viver com eles para o resto da vida. Não há cá "voltar atrás no tempo para mudar a história".
Concordo que as pessoas tenham de arcar com as consequências das suas ações. Mas, acho que também não precisamos ser tão radicais, por deixar de dar a oportunidade de a pessoa tentar minimizar o impacto do erro - quando isso é possivel. Não podemos esquecer que somos todos imperfeitos, e todos cometemos erros.
Agora, não vejo mal nenhum o software dar um alerta em casos "estranhos" de fee, ou solicitar uma segunda/terceira verificação. Bloquear, tambem não, mas um alerta de verificação, parece-me uma boa medida.
Outra, sugestão, era antes do clique final de confirmação, aparecer um resumo da transação, com letras grandes e de forma clara a informação do valor a enviar e da fee a pagar. Acredito que a maioria concorda, que essa informação tem muito pouco destaque na fase final na confirmação da transferência. Pelo menos no Electrum, a informação, apesar de estar lá, não é muito destacada.
Para quem usa o interface gráfico, sim. Quem usa cli, provavelmente não teria acesso a esse grafismo. Teria apenas acesso a avisos em texto e etc.
Eu, como faço poucas transacções, faço questão de as fazer manualmente. E estou sujeito a errar, não digo que não. E por causa disso mesmo, quase sempre que crio uma transacção manual, peço a outra pessoa da minha confiança e que tem mais experiência que eu para verificar se a TX depois de decoded parece estar ok... Se não se vê nada que esteja muito fora do normal. E só depois é que faço o broadcast!
Mas até já vi malta a dizer que os softwares, nomeadamente o Bitcoin Core, devia ter uma espécie de filtro para rejeitar transacções cujas fees fossem muito superiores à fee mais alta na mempool em determinado momento.Eu discordo por completo. As coisas são simples e basta saber o que estamos a fazer. Até porque na vida, há erros que cometemos que temos que viver com eles para o resto da vida. Não há cá "voltar atrás no tempo para mudar a história".
Isso é um grande impedimento para atrair novos usuários, deveria ser o mais simples possível. Eu mesmo confiro os endereços diversas vezes, o mesmo com taxas (tanto tx não ficar presa quanto para não pagar a mais)..
...
Não percebi. O que é um impedimento para novos users entrarem na cena? O facto de, por exmeplo, o Bitcoin Core não ter uma cena para colocar a fee e em vez disso ser
inputs - outputs = fees? Mas um user que está agora a iniciar-se em Bitcoin também não deve meter-se logo a criar transacções manuais. A não ser que seja muito metódico e que leia com muita atenção a documentação e que perceba ao certo como é que as coisas funcionam.
Também penso que deveriam devolver.
Eu acho que não concordo. Sei que se fosse comigo, provavelmente veria as coisas de forma diferente, mas ainda assim, é um erro do user. Os miners não têm culpa destes errors.