Eu acho que ser porta de entrada é que está mal. Estamos a ser pura e simplesmente usados para isso e a culpa é da política da imigração.
Estamos a assistir a outra trafulhice nos condutores da TVDE. Maioria indostânicos que nem falam português e no entanto, em dois ou três dias eles conseguem as licenças para cá conduzirem!
Mas isso já é outra questão.
São as escolas de condução, que bem sabes como são uma grande "mafia", que dão licenças de forma menos legal. Ou das Juntas de Freguesias, que aceitam que a mesma morada tenha 20 pessoas, mas como recebe muito dinheiro aceitam tudo.
Ou seja, existe muitos portugueses aproveitarem-se disso, e a roubar esses imigrantes que acabam por cair em esquemas fradulentos.
De resto, concordo que é pena eles não ficarem para gerar mais valias. Mas isso, também é culpa dá politica de ordenados baixos existente em Portugal.
Tem tudo a ver com a política de imigração. Existe até um vídeo que é ele próprio uma compilção de vídeos, do que me parecem ser embaixadas ou alguma outra entidade, a publicitarem como em Portugal é fácil obter documentos e até cidadania portuguesa para depois seguirem para outros países.
Ora, isto só provoca que se crie um mercado de "arranjadores / facilitadores" de entrada no país, seja a que custo for. Ontem vi uma reportagem, onde uma senhora disse que tinha algumas pessoas para os TVDEs e que precisava as licenças para eles conduzirem e ressalvou que não falavam português. A resposta do outro lado do telefone foi: "Olhe, passe aqui amanhã que a gente dá a volta à situação".
Portanto, a questão é sempre a mesma. A política de imigração demasiadamente permissiva! Não há controlo. É só descontar cá durante 5 anos e ganha a ciadania portuguesa!
Acho que te enganaste no que escreveste. Querias dizer que a "maior população de imigrantes em Portugal É brasileira". E sim, é verdade. E a questão é mesmo essa. Mas o problema não são os brasileiros, nem os indostânicos nem nada. O problema são mesmo as políticas de imigração que nós temos que permite que qualquer pessoa se aproveite dela apenas como gateway para a EU. E eu não consigo admitir que estas políticas não mudem porque se ainda ao menos estes imigrantes viessem para ficar e para ajudar a criar riqueza, ainda era como o outro, mas não é o caso. Só querem a documentação para depois irem embora!
Mas eu também citei no meu comentário sobre Portugal ser a porta de entrada para a União Europeia. Mesmo assim, tem muitos brasileiros que fazem morada definitiva em Portugal. Veja a cidade de Braga que já andas a ser chamada de "Braguil" pelo fato de ter uma comunidade imensa de brasileiros morando lá. Olhe cá uma
reportagem sobe esse facto.
Sim, eu sei. Eu estava a referir o facto de teres dito que os brasileiros não eram a maior comunidade brasileira em Portugal, quando é precisamente o contrário. Os brasileiros são a maior comunidade estrangeira em Portugal!