Uma figurinha poderia ser impressa novamente porém por não ser original não teria o mesmo valor, o mesmo com obras de arte.. Aqui também entram os NFTs e os próprios Axies, poderíamos fazer um fork do Axie e ter todos axies de graça, teria algum valor (monetário ou outro)?
Para mim o Axie tem mais uso que o BTC por exemplo.. o quanto tempo vai durar esse uso, ai é outra história.
Na verdade os valores não são "imaginados" pelo ser humano, todos eles possuem alguma utilidade, uma razão de ser que precede a fixação de valores. A gasolina por ser usada como combustível no transporte de pessoas, o ouro como forma de investimento e criação e artefatos de luxo, o BTC como alternativa ao sistema financeiro atual, obras de arte possuem seu valor artístico e de raridade e as figurinhas pela raridade e mercado de colecionadores....
Nesse aspecto, o único motivo da entrada de novos jogadores em axie é pelo dinheiro em si, afinal de contas quem de classe média ou baixa não quer ganhar 200 reais por dia para jogar um joguinho de cartas por umas 2 ou 3 horas?
Eu entendi o que você quis dizer, que na verdade o valor do jogo está no vício que ele pode gerar nas pessoas, e de fato acredito que se for realmente viciante venha a captar uma base de jogadores fiéis ao longo do tempo, como em pokémon go que foi uma febre e as pessoas simplesmente jogavam por jogar, o mercado de jogos é imen$o...
Porém, ainda existem mais dois pontos que quero mencionar:
Eu dei uma olhada nos dois documentos, e uma coisa que me deixa com pé atrás é o fato da própria empresa possuir os AXS e estar acumulando capital num futuro tesouro da comunidade. Percebe que quanto mais dinheiro entrar por meio de novos jogadores (pois a receita vem das transações no mercado), mais dinheiro a equipe do axie acumula? Eles não precisam montar uma operação lucrativa ou sequer que o jogo seja sustentável ao longo prazo, mas sim simplesmente manter o fluxo do capital entrando por meio de novos jogadores e "investimentos", e quando eles acharem que juntaram o suficiente podem simplesmente sumir com o dinheiro e deixar todo mundo na mão... Uma das características de golpes é justamente essa, um acúmulo do dinheiro que entra, e as promessas de futuro não são nada mais que artifícios para a manutenção do sistema e captação de recursos, por meio de um convencimento o qual provoca a entrada de novos "investidores" no esquema e o "reinvestimento" dos anteriores, em que ambos não têm a capacidade para discernir uma oportunidade de um golpe.
Outro ponto muito importante é a queda dos servidores que vem ocorrendo nos últimos dias, uma estratégia clássica das corretoras que prometiam mundos e fundos antes de encerrar as operações e fugir com o dinheiro das pessoas.
Posso estar errado? Sim, mas também não posso ser ingênuo e imaginar que tudo será mil maravilhas sem antes enfrentar os fatos. E se eu estiver errado, por favor me corrijam, porque quero muito estar errado pra ganhar meus 200 reais por dia jogando 2 horas de um jogo aleatório da internet.