Pages:
Author

Topic: Axie Infinity é algum tipo de pirâmide ou ponzi?? - page 2. (Read 274 times)

newbie
Activity: 12
Merit: 3
Quote
E são esses valores (imaginados pelo ser humano), além do monetário, que dão valor monetário a eles.. como no Axie..

Uma figurinha poderia ser impressa novamente porém por não ser original não teria o mesmo valor, o mesmo com obras de arte.. Aqui também entram os NFTs e os próprios Axies, poderíamos fazer um fork do Axie e ter todos axies de graça, teria algum valor (monetário ou outro)?

Para mim o Axie tem mais uso que o BTC por exemplo.. o quanto tempo vai durar esse uso, ai é outra história.

Na verdade os valores não são "imaginados" pelo ser humano, todos eles possuem alguma utilidade, uma razão de ser que precede a fixação de valores. A gasolina por ser usada como combustível no transporte de pessoas, o ouro como forma de investimento e criação e artefatos de luxo, o BTC como alternativa ao sistema financeiro atual, obras de arte possuem seu valor artístico e de raridade e as figurinhas pela raridade e mercado de colecionadores....

Nesse aspecto, o único motivo da entrada de novos jogadores em axie é pelo dinheiro em si, afinal de contas quem de classe média ou baixa não quer ganhar 200 reais por dia para jogar um joguinho de cartas por umas 2 ou 3 horas?

Eu entendi o que você quis dizer, que na verdade o valor do jogo está no vício que ele pode gerar nas pessoas, e de fato acredito que se for realmente viciante venha a captar uma base de jogadores fiéis ao longo do tempo, como em pokémon go que foi uma febre e as pessoas simplesmente jogavam por jogar, o mercado de jogos é imen$o...


Porém, ainda existem mais dois pontos que quero mencionar:

Quote
Seu pensamento não está errado. Sugiro que leia o relátorio da Delphi Digital sobre o axie infinity e a sua economia. Eles citam essa possibilidade da "flywheel" esfriar, o que acaba diminuindo o lucro do jogo, o que diminui a demanda, e assim se repetindo.

Eu dei uma olhada nos dois documentos, e uma coisa que me deixa com pé atrás é o fato da própria empresa possuir os AXS e estar acumulando capital num futuro tesouro da comunidade. Percebe que quanto mais dinheiro entrar por meio de novos jogadores (pois a receita vem das transações no mercado), mais dinheiro a equipe do axie acumula? Eles não precisam montar uma operação lucrativa ou sequer que o jogo seja sustentável ao longo prazo, mas sim simplesmente manter o fluxo do capital entrando por meio de novos jogadores e "investimentos", e quando eles acharem que juntaram o suficiente podem simplesmente sumir com o dinheiro e deixar todo mundo na mão... Uma das características de golpes é justamente essa, um acúmulo do dinheiro que entra, e as promessas de futuro não são nada mais que artifícios para a manutenção do sistema e captação de recursos, por meio de um convencimento o qual provoca a entrada de novos "investidores" no esquema e o "reinvestimento" dos anteriores, em que ambos não têm a capacidade para discernir uma oportunidade de um golpe.

Outro ponto muito importante é a queda dos servidores que vem ocorrendo nos últimos dias, uma estratégia clássica das corretoras que prometiam mundos e fundos antes de encerrar as operações e fugir com o dinheiro das pessoas.

Posso estar errado? Sim, mas também não posso ser ingênuo e imaginar que tudo será mil maravilhas sem antes enfrentar os fatos. E se eu estiver errado, por favor me corrijam, porque quero muito estar errado pra ganhar meus 200 reais por dia jogando 2 horas de um jogo aleatório da internet.

legendary
Activity: 3304
Merit: 1615
★Bitvest.io★ Play Plinko or Invest!
O problema desses jogos em blockchain é que dificilmente eles se tornam sustentáveis. Muitas das vezes são os desenvolvedores que são culpados disso. Muitos se recusam em recorrem ao google adsense para monetizarem os jogos. Somente com compras dos jogadores os jogos não se sustentam. Tem que recorrer a ganhos com publicidade.
legendary
Activity: 2492
Merit: 2150
Crypto Swap Exchange
$350 é o preço do livre mercado (oferta e demanda).

Ai eles estão tentando diminuir a oferta, esse é o meu ponto..

Já falei, vai ter um modo free2play para quem não quer gastar dinheiro.

Igual poker apostando feijão, perde a graça Cheesy
legendary
Activity: 2758
Merit: 6830
E ao queimar axies, o cara vai ganhar ou perder dinheiro? Se ganhar, de onde vem esse dinheiro? Se perder, quem vai queimar para perder dinheiro? Roll Eyes
Simples: queima axie -> consegue partes especiais para seu outro axie -> fica mais forte no jogo -> luta pelo top 10.

Se eles querem que o jogo cresça, tem que fazer chover axies para o preço baixar e mais pessoas conseguirem comprar.. 350 dólares é uma facada.. E ai que façam um sistema de ranking/ligas para premiar com mais SLP aqueles que tem times melhores (mais caros) e menos para quem tem axies baratos..
Já falei, vai ter um modo free2play para quem não quer gastar dinheiro.

$350 é o preço do livre mercado (oferta e demanda).
legendary
Activity: 2492
Merit: 2150
Crypto Swap Exchange
Interessante seu ponto de vista, mas ele não responde a pergunta. Eu posso muito bem criar um título de renda fixa com rendimento de 50% ao mês e vendê-lo no mercado... Haverá oferta e demanda mesmo assim e isso não impede de ser um golpe (o que todos concordamos que claramente é), apenas mostra que há procura. E a lógica seria a mesma do axie, quem entra depois paga o lucro de quem entrou antes, estou errado?

Quote
igual no BTC, ETH, ouro, prata, tamagoshi, gasolina, figurinhas de beisebol da liga de 1958, etc.

percebe que nesses exemplos existe outro valor além do monetário?

E são esses valores (imaginados pelo ser humano), além do monetário, que dão valor monetário a eles.. como no Axie..

Uma figurinha poderia ser impressa novamente porém por não ser original não teria o mesmo valor, o mesmo com obras de arte.. Aqui também entram os NFTs e os próprios Axies, poderíamos fazer um fork do Axie e ter todos axies de graça, teria algum valor (monetário ou outro)?

Para mim o Axie tem mais uso que o BTC por exemplo.. o quanto tempo vai durar esse uso, ai é outra história.


Os devs já divulgaram que vão adicionar novas mecanicas para diminuir a crescente supply de SLP e axies no mercado. Coisas como fazer o "burn" de axies ou o travamento deles na conta em prol de upgrades exclusivos em outros axies.

E ao queimar axies, o cara vai ganhar ou perder dinheiro? Se ganhar, de onde vem esse dinheiro? Se perder, quem vai queimar para perder dinheiro? Roll Eyes

Se eles querem que o jogo cresça, tem que fazer chover axies para o preço baixar e mais pessoas conseguirem comprar.. 350 dólares é uma facada.. E ai que façam um sistema de ranking/ligas para premiar com mais SLP aqueles que tem times melhores (mais caros) e menos para quem tem axies baratos..

CSGO consegue ser bem abrangente nesse ponto, tem algumas skins negociadas por 4 centavos e outras por 100.000 reais.
legendary
Activity: 2758
Merit: 6830
Seu pensamento não está errado. Sugiro que leia o relátorio da Delphi Digital sobre o axie infinity e a sua economia. Eles citam essa possibilidade da "flywheel" esfriar, o que acaba diminuindo o lucro do jogo, o que diminui a demanda, e assim se repetindo.

Fiz o upload dos dois PDFs aqui: https://gofile.io/d/9bXgEP



Minha opinião é que o jogo está meio que em uma bolha, onde novos managers compram vários axies para contratar scholar e ganhar mais dinheiro, os scholars sacam ou guardam seu dinheiro para comprar os próprios axies e assim vai. A demanda alta aumenta o preço dos axies, o que incentiva investidores a criar novos axies (via "breeding"), criando uma pressão de compra na SLP, o que aumenta o potencial de lucro [...]

Atualmente, o jogo tem crescido de 20-30% por semana. Isso garante uma demanda alta constante, o que acaba segurando o preço dos axies e do SLP que é farmado e dumpado por muitos.

Os devs já divulgaram que vão adicionar novas mecanicas para diminuir a crescente supply de SLP e axies no mercado. Coisas como fazer o "burn" de axies ou o travamento deles na conta em prol de upgrades exclusivos em outros axies.

Fora os updates visuais e de mecanica de batalhas que estão por vir, eles também planejam implementar um sistema free2play no jogo (onde não se é gerado muito, ou qualquer, SLP). Então vamos poder comparar os axies com qualquer outro jogo com itens cosmeticos, como CS:GO, que tem um mercado gigantesco e milionario, com skins chegando na casa dos milhares de dólares.

P.S: Eu tenho alguns axies.
legendary
Activity: 2352
Merit: 1121
☢️ alegotardo™️
percebe que nesses exemplos existe outro valor além do monetário?

Creio o valor que você procura no axie seria aquilo que as pessoas estão dispostas a gastar para ter acesso à esse entretenimento.
Tipo... eu comprei Axies e formei um time pagando uma fortuna porque o jogo é "dahora" e estou perdendo muitas horas jogando nele por que é realmente viciante.

Mas infelizmente não me parece que é isso o oque corre... o negócio de Axie Infiniti parece que virou uma bolha onde o lucro exorbitante da oferta/procura está falando muito mais alto que a diversão do jogo em si.

Assim como tudo o que já vi nas criptos, vamos ver quanto tempo isso dura.

A pergunta que eu faço é: quantos estão jogando por entretenimento? e isso me deixa triste Smiley
Exatamente, esse é o ponto.
newbie
Activity: 12
Merit: 3
Interessante seu ponto de vista, mas ele não responde a pergunta. Eu posso muito bem criar um título de renda fixa com rendimento de 50% ao mês e vendê-lo no mercado... Haverá oferta e demanda mesmo assim e isso não impede de ser um golpe (o que todos concordamos que claramente é), apenas mostra que há procura. E a lógica seria a mesma do axie, quem entra depois paga o lucro de quem entrou antes, estou errado?

Quote
igual no BTC, ETH, ouro, prata, tamagoshi, gasolina, figurinhas de beisebol da liga de 1958, etc.

percebe que nesses exemplos existe outro valor além do monetário?
legendary
Activity: 2492
Merit: 2150
Crypto Swap Exchange
Pessoal que manja do jogo, tem como contestar essa ideia? Ao meu ver e de outras pessoas, não há nada se criando lá além de novos jogadores comprando axies na promessa de lucro futuro.

Ex1: Novo investidor entra com 300 -> compra 3 axies de 100 cada um -> joga e converte slp e axs em dinheiro real ou usa no jogo para aumentar a "lucratividade" da operação.
Ex2: Novo investidor entra com 300 -> compra 3 axies de 100 cada um -> procria e coloca axie novo para venda por 120, que é adquirido por novo investidor, que repete o ciclo e vende por 140 para o próximo e assim por diante.

Qual o produto adquirido? Qual o serviço prestado? Qual o valor verdadeiro da operação? Se a soma de dinheiro de todos os jogadores for mil, e ninguém de fora entrar e os jogadores comprarem e venderem entre eles, o que acontecerá com o preço dos axies? Impressão minha ou sem injeção de capital externo a roda do dinheiro não gira?? A tendência se desenha no sentido de que os que entram pagam a conta dos que já estão lá, seja por axie ou slp/axs.

Tudo no mundo é pirâmide, incluindo o dólar (USD) por exemplo.. Se ninguém aceitar esse pedaço de papel, se países pararem de usá-lo como reserva de valor, então ele não valerá nada.. Para algo valorizar, depende de da demanda ser maior que a oferta..

E aqui não é diferente, você compra seus axies, farma SLP, então vende os SLP ou usa-os para criar novos axies e vende os novos axies.. Se ninguém estiver querendo comprar axies, o preço vai para "zero", assim como o SLP.. Já se demanda > oferta, o preço sobe, igual no BTC, ETH, ouro, prata, tamagoshi, gasolina, figurinhas de beisebol da liga de 1958, etc.

A pergunta que eu faço é: quantos estão jogando por entretenimento? e isso me deixa triste Smiley
newbie
Activity: 12
Merit: 3
Pessoal que manja do jogo, tem como contestar essa ideia? Ao meu ver e de outras pessoas, não há nada se criando lá além de novos jogadores comprando axies na promessa de lucro futuro.

Ex1: Novo investidor entra com 300 -> compra 3 axies de 100 cada um -> joga e converte slp e axs em dinheiro real ou usa no jogo para aumentar a "lucratividade" da operação.
Ex2: Novo investidor entra com 300 -> compra 3 axies de 100 cada um -> procria e coloca axie novo para venda por 120, que é adquirido por novo investidor, que repete o ciclo e vende por 140 para o próximo e assim por diante.

Qual o produto adquirido? Qual o serviço prestado? Qual o valor verdadeiro da operação? Se a soma de dinheiro de todos os jogadores for mil, e ninguém de fora entrar e os jogadores comprarem e venderem entre eles, o que acontecerá com o preço dos axies? Impressão minha ou sem injeção de capital externo a roda do dinheiro não gira?? A tendência se desenha no sentido de que os que entram pagam a conta dos que já estão lá, seja por axie ou slp/axs.
Pages:
Jump to: