Não posso deixar de recomendar o uso do Bisq[1]. Compreendo que a interface pode não ser muito intuitiva (e paga-se geralmente uma % de premium face ao preço actual do BTC) mas o que se ganha é indiscutível - não vamos ter nenhuma correctora a vigiar as nossas compras (grande grau de privacidade). Para além disso, neste caso em concreto, os bancos vêm uma transação para outra pessoa[2] e não entidade corporativa (correctoras por exemplo)...
Eu por acaso já dei uma espreitadela no Bisq, e é realmente um pouco complexo a sua utilização, mas nada que não seja ultrapassada.
Tens usado a plataforma e tem tudo corrido bem? Que proteção tem os compradores/vendedores, apenas a confiança uns nos outros?
Por mais que a intenção até seja de ajudar, ainda assim é uma ação repudiável pois são bancos dizendo o que você não pode fazer com o SEU dinheiro.
Eu não sei se por lá os bancos podem ser "penalizados" de alguma forma por permitirem o envio de dinheiro de seus clientes para algo que já se provou ser fraude, pois aí podemos dizer que é uma maneira deles estarem querendo proteger seus próprios interesses (e não se fazendo de preocupados com os clientes).
Enfim... oque me conforta é saber que sempre vai ter algum banco querendo aproveitar essa brecha para agarrar os clientes insatisfeitos da concorrência
Indo ao encontro do que o TryNinja disse, a culpa as vezes desta situação acaba por ser do mercado agir mal, como temos visto.
Basicamente o banco - como comerciante, recusa-se a fazer negocio com suspeitos de fraude. Claro que depois eles levam os bons pelos maus, mas fica difícil de os destingir, então é cortar para todos.
Se eles são penalizados? Diretamente não, mas indiretamente podem ver a sua imagem afetada, se de repente um bom numero de clientes começar a queixar-se que eles - como gestores financeiros, não ajudaram os clientes a se proteger. Faz sentido as acusações? Não. Mas, elas podem existir e eles depois do problema, não podem fazer muito. Ou podem se ver envolvidos em processos de fraude, por terem feito negocio, mesmo que não sejam penalizados, não se livram das dores de cabeça. Então, optam por uma estratégia defensiva, e ficam mais tranquilos. Claro que a desculpa é proteger os clientes, mas estão na realidade a se proteger a si.
Isso faz lembrar o que muitos bancos fazem com relação as pessoas investirem na bolsa. Alguns criam inquéritos aos seus clientes, para saber o seu nível de conhecimento do mercado, e depois só permitem os clientes negociar determinados ativos com mais ou menos risco, com base nos resultados desses inquéritos.
Por sua vez, isso é bom para o mercado, se pensarmos bem. O numero de pessoas que entram nas cripto, e pouco ou nada percebem disto sendo facilmente enganadas, reduz substancialmente. Também pode levar outros a querem entrar, que estudam as cripto e não concordarem com essa politica de "controlar" o seu dinheiro por parte do banco. Ou seja, quanto menos pessoas sem orientação entrarem, e mais pessoas que estudam entrarem, o mercado vai ficando mais limpo e menos propenso a problemas.