Não é por nada, meu amigo joker_josue, mas acredito que ultimamente o ânimo dos habitantes europeus estão um tanto quanto acirrados. Acredito que o avanço da extrema-direita tem ocasionado isso.
As pessoas estão a entrar numa onda muito critica. Reclama que esta frio, reclamam que esta calor, enfim, reclamam por tudo. Nada as satisfaz.
Acho que o problema mesmo, foi uma geração meio que queimada. Tem a geração dos meus pais, que depois de saíram da ditadura, viram muitas oportunidades e conseguiram crescer na vida. A minha geração, apesar de ir nesse embalo perdeu algumas oportunidades, porque a geração anterior quis trabalhar até ao "fim da sua vida". Agora, eles estão a ir para a reforma, a minha geração esta "velha" e a ser ocupada pela geração mais nova, que é meio doida. Com isto tudo, ficou tudo meio estagnado e difícil de evoluir profissionalmente e ter estabilidade na vida. E claro, existe outros fatores envolvidos. Tudo junto, faz a população ficar mais fria, critica e afins.
E voltando no topic, acho que o BC se deu conta dos bilhões perdidos em IOF através das stable, lembro que comprar com cartão br no exterior era coisa de tipo 7% de imposto ou um absurdo parecido, fora as taxas do banco
As vezes pensamos que é tudo sobre impostos, mas nem sempre.
Acho que o BC viu mais foi que este tipo de situação pode levar as pessoas a "fugir" do BRL e ir para outra moeda. Isso faz com que o BRL perca força e desvalorize. Vejo mais isso, uma tentativa "parva", de tentar controlar a fuga das pessoas do BRL de modo a a moeda não desvalorizar tanto.