Mas na questão da valorização, o bitcoin passa bem, mas se não arrumarem isso, não darem escabilidade pro sistema, pode ser deixado de lado e o litecoin (que já tem o segwit) ou outra moeda como a decred se o bitcoin bobear, mas creio que a LN (Lightning Network) seja a solução pro problema da falta de escabilidade, enquanto o segwit (testemunha segregada ou segregated witness) vai dar uma aliviada fazendo que caibam mais transações dentro do bloco sem aumentar o bloco.
Sim, e outras moedas com proposta decente podem tomar o lugar. Moedas com smart contracts, proof of steak e escalabilidade sem hard fork foram propostas. O que se vê como um problema, tanto na BTC quanto na LTC, é o poder de decisão concentrado na mão de pouquíssimas pessoas que conseguiram lucrar muito nos primórdios da BTC e montaram fábricas de mineração.
Já viu aqueles TED talks? Um deles é "Como construí um império com BTC", onde um alemão, que não teve nada além de pura sorte, diz que ganhou rios de dinheiro quando o BTC chegou a 100 dólares e montou com os colegas Rigs, e depois uma fábrica de mineração. Legal, exceto que ele é o único que se beneficia disso. É um Talk meio idiota, que ilude os outros de que isso ainda seria possível. Nada contra ter sorte e ganhar dinheiro, todos estão à procura disso, mas implicar de que isso é possível pra qualquer um é cretinice, pois querem é mais ver gente comprando BTC pelo preço que eles revendem.
Como a mineração paga cada vez menos em torno de recompensa em moedas por bloco solucionado, eles sempre vão querer uma renda constante na forma de fees. Esse problema de agora vai ser recorrente no futuro. E esse problema vai ser recorrente com outras moedas que sejam fortemente mineração-dependentes, pois esses caras já pagaram os custos deles há muito tempo e podem direcionar as fábricas deles pra qualquer moeda em poucas horas e "chupar" montanhas delas pros próprios bolsos.
Outro grave problema é que esses mineradores cheios de moeda fazem pump 'n dump, despejam moeda pra forçar queda de preço e comprar barato, e saem comprando desenfreadamente pra fazer o preço subir. Isso traz uma volatilidade absurda à moeda prejudicando a adoção dela pelo carinha da esquina.
Então, o que se propagandeia por aí como vantagens do BTC, baixíssimas fees e transações rápidas pra toda parte do planeta, não é a realidade atual, não adianta tapar o sol com a peneira. Pra que realmente elas tomem o mercado, precisam ser transacionáveis pro cara que quer comprar um pen drive barato de 10 paus, isso é contrário ao interesse dos mineradores. Por isso estão investindo na imagem do BTC como um ativo igual ao ouro, que não serve pra transações mas pra reserva de valor. Não sei até que ponto isso se sustenta, como detentor de uma parcela ínfima de BTC quero mais é que chegue a 1 milhão, mas acho difícil. Todos os argumentos que vi sobre a subida de valor do BTC falam da captação do volume de transações diárias no mercado (de câmbio, etc), se o BTC alegadamente não serve pra transações rápidas, não vai captar esses recursos, ponto.