Pages:
Author

Topic: Bitcoin - Como responder - page 2. (Read 333 times)

legendary
Activity: 2758
Merit: 6830
November 09, 2021, 12:50:17 PM
- "Jewelry" usou 40.9%
~
E você acha que não daria em nada? Cheesy

Eu não incluiu joias como reserva de valor. Até porque não é por ser joia que vale mais. A venda de joias usadas é ao peso do ouro que lá está que se recebe o valor, não por ser uma joia. A menos que seja uma joia antiga ou feita por um artista famoso.

E nem eu, você só ignorou o resto do post... Tongue

- "Central banks and other institutions" usou 20.9%
- "Investment" usou 29.7%

Ou seja, reserva de valor + especulação = 50.6%.

50% (20.9% dos CB + 29.7% dos investimentos) é reserva+especulação, esse é o ponto. Coloquei o jewelry ali para ilustrar que ele é apenas 40%.
legendary
Activity: 1722
Merit: 4711
**In BTC since 2013**
November 09, 2021, 12:46:53 PM
- "Jewelry" usou 40.9%
~

Eu não incluiu joias como reserva de valor. Até porque não é por ser joia que vale mais. A venda de joias usadas é ao peso do ouro que lá está que se recebe o valor, não por ser uma joia. A menos que seja uma joia antiga ou feita por um artista famoso.

Comprar uma joia, como reserva de valor é um mau negocio na maioria dos casos. Porque a joia nova vale mais do que o mesmo peso em ouro. Mas depois quando se vende essa mesma joia, só se vai receber o valor do peso de ouro. É preciso que o ouro suba muito para compensar, e para isso é preciso passar muitos anos, que normalmente só os herdeiros é que ganham algo.
legendary
November 09, 2021, 12:21:33 PM
Por isso é que não ia baixar muito o valor. O maior uso é no mercado das joias.
Logo, não é tanto a reserva de valor que faz ele aumentar o preço. Mas sim a sua dificuldade de aquisição.
No último trimestre:

- "Jewelry" usou 40.9%
- "Central banks and other institutions" usou 20.9%
- "Investment" usou 29.7%

Ou seja, reserva de valor + especulação = 50.6%.

Para você ver, apenas 8% foi na industria... mas dizem por ai que o valor do ouro vem especialmente do seu uso industrial, e não da sociedade que se convenceu de que ele era valioso (ou seja, tudo na nossa cabeça).

O que eu duvido é que avatar de NFT substitua correntes de ouro, como forma de status Cheesy
Já está, rs.

Você não deve acompanhar o crypto-twitter e por isso não viu a quantidade de youtubers, jogadores da NBA/NFL, rappers, e famosos, que entraram para algum grande clube de NFT (BAYC, Punks, etc...).
legendary
Activity: 2688
Merit: 2297
November 09, 2021, 12:15:05 PM
Não sabemos dizer se Bitcoin terá valor daqui a 50 ou 300 anos. Mas o ouro certamente (muito, mas muito provavelmente) terá. Ouro é valioso há milênios.

Depende muito.. Quem aqui já comprou ouro? Novas gerações estão cada vez mais esquecendo dele..

Em um mundo cada vez mais digital, é bem possível que o valor de mercado do BTC passe o do ouro e seja o novo padrão.

O que eu duvido é que avatar de NFT substitua correntes de ouro, como forma de status Cheesy
legendary
**In BTC since 2013**
November 09, 2021, 12:09:31 PM
Mas, acho que não ia baixar muito o valor do ouro. Baixava claro, mas não muito, visto que cada vez mais é difícil/caro minerar ouro.
Será?

Esse gráfico mostra que uma parte relativamente pequena do ouro é utilizada na industria: https://www.statista.com/statistics/274684/global-demand-for-gold-by-purpose-quarterly-figures/

Por isso é que não ia baixar muito o valor. O maior uso é no mercado das joias.
Logo, não é tanto a reserva de valor que faz ele aumentar o preço. Mas sim a sua dificuldade de aquisição.
legendary
Activity: 2352
Merit: 6089
bitcoindata.science
November 09, 2021, 11:47:37 AM
Ouro é a moeda mais antiga que existe. Um dos primeiros meios de troca da humanidade.
Ouro sempre terá valor. É a forma mais tradicional de reserva de valor, muito mais do que o Bitcoin.

Não sabemos dizer se Bitcoin terá valor daqui a 50 ou 300 anos. Mas o ouro certamente (muito, mas muito provavelmente) terá. Ouro é valioso há milênios.

Mesmo o ouro usado em joias não deixa de ser uma reserva de valor de alguma forma. Quem nunca ouviu falar de pessoas vendendo joias?

O uso industrial é totalmente secundário.
legendary
November 09, 2021, 11:38:25 AM
Mas, acho que não ia baixar muito o valor do ouro. Baixava claro, mas não muito, visto que cada vez mais é difícil/caro minerar ouro.
Será?

Esse gráfico mostra que uma parte relativamente pequena do ouro é utilizada na industria: https://www.statista.com/statistics/274684/global-demand-for-gold-by-purpose-quarterly-figures/
legendary
Activity: 2688
Merit: 2297
November 09, 2021, 09:59:00 AM
Eu preferiria que houvesse uma forma de manter a rede segura sem esse gasto de energia

O problema da energia não é tanto o gasto e sim é como ela é gerada (de forma limpa ou suja)..

Se for limpa, não há nada do que reclamar..
legendary
**In BTC since 2013**
November 09, 2021, 07:40:30 AM
Topico atualizado.
TryNinja... obrigado pela tua participação.

off topic: fiquei imaginando agora, imagina se o ouro fosse apenas uma pedra brilhante que é um boa condutor de eletricidade e nós perdessemos essa ideia de que ele é uma reserva de valor... será que isso não baratearia o custo de vários produtos industriais que precisam dele? ou seja, ouro como reserva de valor = bad?

Achei interessante esta tua observação.
legendary
November 07, 2021, 11:38:49 AM
Tentei ser o menos obvio possível. Cool

O que é o Bitcoin?
É a unidade de medida de um livro-razão descentralizado, que funciona e segue as regras explicitas no código de cada nó participante da rede.

O que é minerar Bitcoin?
É o processo que move a rede. Cada transação é "escrita" (inclusa) em uma "página" (bloco) desse livro-razão, que é gerado - em média - a cada 10 minutos. O esforço computacional (e de energia) desse processo garante que seja necessário um gasto de recursos reais para que ocorra o desincentivo de um ataque a rede.

Isso é um esquema, tipo pirâmide!
Achei essa imagem hoje:

inb4: "Ouro tem valor por que é usado na industria"
E ai eu respondo: "Sim, caro gafanhoto. O valor atual do ouro vem do seu valor na industria, e não principalmente da confiança imaginaria daqueles que o vem como reserva de valor... confia Roll Eyes"

off topic: fiquei imaginando agora, imagina se o ouro fosse apenas uma pedra brilhante que é um boa condutor de eletricidade e nós perdessemos essa ideia de que ele é uma reserva de valor... será que isso não baratearia o custo de vários produtos industriais que precisam dele? ou seja, ouro como reserva de valor = bad?

No dia em que os governos proibiram o Bitcoin, isso deixa de ter qualquer valor!
Vai cair o valor? Muito provavelmente.
Vai deixar de ter valor? Não, tenho certeza que vai ter bitcoiner raiz e ancap fora da lei mantendo um piso alí, mesmo que baixo (Cheesy).

O Bitcoin só serve para gastar energia, sem fazer nada útil para a sociedade!
Gasta energia? Sim.
É para nada? Depende do seu ponto de vista.
Vale a pena? Depende do seu ponto de vista.

Eu preferiria que houvesse uma forma de manter a rede segura sem esse gasto de energia, mas sabemos que esse é o preço a se pagar para prevenir um ataque. Por conta dele, quem quiser atacar a rede vai ter que gastar centenas de milhões comprando maquinas de mineração (ASICs) e mais uma grana em gastos energeticos.
legendary
**In BTC since 2013**
November 07, 2021, 03:25:25 AM
~

Obrigado!

Adicionei a tua resposta. Mas pode responder a outras, que podemos ter varias respostas a mesma pergunta, ajuda a tirar ideias.  Wink
legendary
Activity: 2352
Merit: 6089
bitcoindata.science
November 05, 2021, 10:41:47 AM
Vou deixar as demais respostas para outros, mas achei essa aqui bem interessante

No dia em que os governos proibiram o Bitcoin, isso deixa de ter qualquer valor!

certamente é a principal característica do bitcoin.

As pessoas podem ser proibidas de usar bitcoin, mas não podem ser impedidas de usa-lo. Bitcoin é uma rede que não pode ser desligada.
Certamente proibir o bitcoin teria um impacto de curto/médio prazo no seu preço. Mas duvido que seria um movimento mundial de todos os governos do mundo. E, mesmo que fosse, será que se todos os governos do mundo dessem tanta importância ao bitcoin, dificultando sua compra, isso não deixaria ele ainda mais raro, escasso e valioso?

Outras criptomoedas já foram tentadas antes, e apenas o bitcoin deu certo. Por que? Porque ele é descentralizado. Proibir o bitcoin é exatamente esse meme:

legendary
**In BTC since 2013**
November 05, 2021, 02:52:45 AM
Acho que todos nós já passamos por aquela situação em ter de explicar alguém o que é o Bitcoin, e ao mesmo tempo corrigir as ideias erradas do que é o Bitcoin.

Já tivemos de fazer isso com pessoas, mais incrédulas, outras que acho que isto é só um esquema, e outras que estão interessadas em entrar no barco.

Visto que todos nós temos ideias diferentes e formas de explicar diferentes. Acho que seria interessante compilar um conjunto de respostas/explicações que podemos dar a essas pessoas. Com essa informação, poderá ajudar-nos a fazer abordagens diferentes ou melhorar a nossa forma de explicar, de modo a tornar a conversa sobre o Bitcoin ainda mais agradavel.

Nesse sentido, este tópico, serve para fazer essa compilação. Para isso, agradeço a colaboração de todos, em responderem as seguintes questões, que eu irei atualizando o tópico com as vossas respostas, compilando assim essa informação:

O que é o Bitcoin?
É a unidade de medida de um livro-razão descentralizado, que funciona e segue as regras explicitas no código de cada nó participante da rede.

O que é minerar Bitcoin?
É o processo que move a rede. Cada transação é "escrita" (inclusa) em uma "página" (bloco) desse livro-razão, que é gerado - em média - a cada 10 minutos. O esforço computacional (e de energia) desse processo garante que seja necessário um gasto de recursos reais para que ocorra o desincentivo de um ataque a rede.

Isso é um esquema, tipo pirâmide!
Achei essa imagem hoje:

inb4: "Ouro tem valor por que é usado na industria"
E ai eu respondo: "Sim, caro gafanhoto. O valor atual do ouro vem do seu valor na industria, e não principalmente da confiança imaginaria daqueles que o vem como reserva de valor... confia Roll Eyes"

As pessoas podem ser proibidas de usar bitcoin, mas não podem ser impedidas de usa-lo. Bitcoin é uma rede que não pode ser desligada.
Certamente proibir o bitcoin teria um impacto de curto/médio prazo no seu preço. Mas duvido que seria um movimento mundial de todos os governos do mundo. E, mesmo que fosse, será que se todos os governos do mundo dessem tanta importância ao bitcoin, dificultando sua compra, isso não deixaria ele ainda mais raro, escasso e valioso?

Outras criptomoedas já foram tentadas antes, e apenas o bitcoin deu certo. Por que? Porque ele é descentralizado. Proibir o bitcoin é exatamente esse meme:

Vai cair o valor? Muito provavelmente.
Vai deixar de ter valor? Não, tenho certeza que vai ter bitcoiner raiz e ancap fora da lei mantendo um piso alí, mesmo que baixo (Cheesy).

O Bitcoin só serve para gastar energia, sem fazer nada útil para a sociedade!
Gasta energia? Sim.
É para nada? Depende do seu ponto de vista.
Vale a pena? Depende do seu ponto de vista.

Eu preferiria que houvesse uma forma de manter a rede segura sem esse gasto de energia, mas sabemos que esse é o preço a se pagar para prevenir um ataque. Por conta dele, quem quiser atacar a rede vai ter que gastar centenas de milhões comprando maquinas de mineração (ASICs) e mais uma grana em gastos energeticos.

Se tiverem outras perguntas que podiam fazer parte desta lista, digam para eu atualizar.

Obrigado pela vossa colaboração.
Pages:
Jump to: