Bem, para mim, não faz mais sentido poupar dinheiro usando a "poupança tradicional", aquela vinculada a bancos centrais, bancos comerciais e governos corruptos. Bitcoin (e outras Cryptomoedas) são uma opção de conservação do valor assim como o Ouro, prata e outros metais precisosos (em estado físico, não aquele que você comprou na bolsa de valores e que não está na sua MÃO, nem nunca vai). Dito de outra maneira: pra mim, sempre é bom comprar Bitcoins se o objetivo é poupar a médio e longo prazo. Claro, tem que ser uma poupança "ativa", o indivíduo que deseja poupar tem que estar ativamente focado nos acontecimentos que se relacionam com os valores e a percepção dos mesmos. No final das contas tudo pode ser arriscado, conta no banco, dinheiro em baixo do travesseiro, Cryptomoedas, aposentadoria, fgts, etc... O BTC não é pior nem melhor do que ninguém quando o critério avaliado é o risco.
Bill Still em seu último "report" falou da recente "advertência" que o BIS (Bank of International Settlements - uma espécie de banco central na Suiça) fez para os bancos centrais do mundo, exigindo que eles acabem com as políticas que encorajam a contração de uma dívida crescente. Construa coisas de valor, minere coisas de valor ou cultive comida. Essas deveriam ser a base de uma economia saudável. É por isso que eu não sou muito a favor dos especuladores, mas não tenho autoridade nem argumentos para dizer por que, é só um instinto, alguma coisa me diz que eles não criam nada de valor, em vez disso, distorcem as percepções de si mesmos e dos outros a cerca dos valores.
Bem... só uns pensamentos espontâneos...
Abraço
Mark
Comprar ouro na bolsa é furada? Eu havia lido que é possível retirar o ouro fisicamente a qualquer momento. Será que é mais seguro compra-lo e contratar algum serviço de segurança para armazena-lo? (guardar ouro embaixo do coxão não me parece muito sábio) Sempre penso em como guardar uma riqueza que talvez venha a possuir e as três opções que sempre vem na minha cabeça são : ouro, dolar e bitcoin. O ouro tem o problema do armazenamento, o dolar tem o problema Obama e a bitcoin (querendo ou não) é um pouco instável. Tudo que eu sei é que não quero depender dos bancos (pelo menos não como eles são hoje) nem do estado.
Vendo o governo intervir tão bruscamente na economia me deixa muito inseguro. Fica difícil prever os eventos com antecedência pois devido as "medidas econômicas" a tendência é explodir de repente.
Bitcoin é uma das poucas coisas (talvez a única coisa) no mundo que você pode possuir.
O governo pode roubar seu ouro na BMF (aliás, já rouba 20% da valorização, via impostos); ladrões, funcionários ou parentes podem roubar seu ouro físico em casa; seu imóvel é roubado em x% ao ano sob o nome de "IPTU"; seu carro é roubado em 3-4% ao ano sob o eufemismo "IPVA"; até seu trabalho é roubado em 27,5% sob o codinome "imposto de renda". Suas roupas e jóias podem ser confiscadas numa prisão do governo, seus dentes de ouro podem ser arrancados. Seus bitcoins, entretanto, podem estar intactos na forma de uma "brain wallet" guardada apenas em sua memória, ou numa tatuagem cujo significado só você sabe. Ninguém vai inflacioná-los (como fazem com o dólar ao ritmo de 80 bi por mês); só haverá 21 milhões.
Na minha modesta opinião, além de (e muito mais que) meio de troca, o bitcoin é incomparável enquanto reserva de valor. Poder guardar capital com tamanho nível de segurança representa um avanço fantástico à sociedade e deve trazer um mundo muito mais desenvolvido, próspero e pacífico.