Vou ter que discordar...ainda acho que o Bitcoin, por ter a network mais consolidada e ser pioneiro, terá prevalência no futuro...
Quanto ao ETH, o mesmo já diz possuir ASICs minerando, que o diga a Bitmain...mas é aquela velha história, ficam nas sombras e depois quando não vale mais a pena, abrem-se as vendas para o grande público.
Nada como um fork para barrar as ASICs, coisa que o BTC nunca irá fazer..
Então esse negócio de o ethereum/um de seus tokens terem uma adoção maior que o bitcoin, eu discordo totalmente, o ether em si já não foi feito para o uso diário servindo apenas para os contratos inteligentes, e os tokens na plataforma dele, bem... ICOs, altcoins sem estrutura, altcoins mal planejadas... Tudo isso sem contar de que qualquer que seja o token da rede ethereum, ela depende inteiramente da rede ethereum e de seus mineradores (parece um pouco óbvio mas muita gente não pensa nisso), então qualquer problema relacionado ao Vitalik ou centralização do ethereum resulta nas mesmas/piores problemas nos tokens da plataforma.
O mesmo vale para o Waves, Tezos e seja lá quais mais temos.
Eu também não via o ETH como moeda, hoje vejo.. Sobre contratos inteligentes, quem sabe no futuro existam mais contratos inteligentes no nosso dia-a-dia?
Sobre projetos sem estrutura.. é o mesmo que dizer que o BTC vai
falhar pois o Bar do Zé aceita BTC e tem um péssimo atendimento.. Ou dizer que o BTC não presta pois alguma exchange foi hackeada.. Todavia há ótimos projetos na rede ETH(a maioria é um lixo)..
Sobre o Vitalik, acredito que o único problema seja ele morrer.. de resto não tem o que falar, todas as redes tem uma equipe centralizada por trás, até mesmo o BTC.. sobre mineradores, BTC é muito mais obscuro e centralizado.. Sabe-se lá o que seria do BTC se o Satoshi estivesse por ai, usando seu nome verdadeiro..
Sobre os tokens, alguns já trabalham em mais de uma blockchain e fazem swap, como a ETT que trabalha na rede Ethereum e Waves.. Então tokens em si estão protegidos contra qualquer merda que aconteça com a blockchain-mãe..
Eu hoje prefiro usar ETH do que BTC.
Tá cheio de gente dizendo que moeda pré minerada não vale nada.
A partir do momento que não houver mais o que minerar como essas pessoas verão o valor do Bitcoin?
É certo que haverá taxas de mineração mas estamos falando, neste caso, de criação de novos Bitcoins.
Sob este ponto de vista, qual seria a diferença do Bitcoin ou de uma moeda criada daqui 100 anos com uma tecnologia muito mais atual?
Creio que haverá sucessor sim.
Ninguém aqui minera BTC porém todos acham justo que quem investe em ASICs lucra com isso, ao contrário de uma moeda com premine onde os devs sugam
metade das moedas mesmo antes de existir algo concreto.. Esse deve ser o ponto mais intrigante sobre o Satoshi, o cara não botou a cara, nunca usou suas moedas.. Haja cabeça pra isso..
BTC daqui 100 anos? 0 de inflação, provável aceitação em qualquer padaria, melhoria na rede, ou seja, vai estar muito mais atraente que agora.. Todavia uma tecnologia mais atual pode derrubar o BTC com certeza..
Outras moedas que penso que podem substituir o BTC daqui um tempo são as anonimas.