Pergunta: se eu mandar meus BTC para uma exchange de fora, como eu faço para sacar os dólares (ou o equivalente a reais)? As taxas comeriam meu lucro?
Só pedir uma transferência bancária. Um exchange como o Bitstamp ou Bitfinex cobra apenas 0.1%(um décimo de 1%) pelo saque internacional, o que chega a ser vinte vezes a menos que a taxa de saque praticada no Brasil. Esqueci até de adicionar essa na avavaliação da cotação justa! ( editei )
Quando o valor chegar no Brasil o seu banco deve comer uma pequena percentagem na conversão de dólar para real, então é melhor ir no banco antes verificar. A cotação varia de banco para banco e até no mesmo banco dependendo do dia. É negociável dependendo do valor a ser convertido. Bancos estatais costumam ter as melhores condições em câmbio.
Uma estratégia que acho melhor e mais simples é vender no exterior e não sacar o dinheiro, mantém os dólares ou euro no exchange. A venda vai servir apenas para "trancar" o preço no valor que você desejava. Depois espera o mercado Brasileiro voltar ao normal/ter uma avaliação justa, então recompra os bitcoins no exchange no exterior independente de preço, transfere os bitcoins para o Brasil e vende aqui. Não importa se o preço caiu ou subiu após a venda pois $100 dólares em bitcoin vão ser sempre $100 dólares.
Poxa, obrigado pela dica, meu camarada. Show de bola!!!
Você teria alguma exchange bacana para me recomendar, que opere com Dólar, que fosse fácil pra fazer o cadastro?
Ouvi dizer que a poloniex só aceita saques de mais de 1 BTC, é verdade? As demais são assim também?
Eu recomendo o Bitstamp ou Bitfinex por ter liquidez e boas taxas, Bitstamp tem um histórico melhor mas o Bitfinex tem taxa de trade menor. O Bitstamp requer verificação em qualquer situação, o Bitfinex não requer verificação alguma desde que você não saque ou deposite dinheiro. No Bitfinex você também pode emprestar o seu dinheiro enquanto ele está parado e pagam bem em juros com risco zero.
Vale apena dar uma olhada também no Gemini, Kraken e GDAX(Coinbase). Mas da ultima vez que verifiquei não tinham condições melhores que os dois acima.
Na China tem OkCoin.cn(tem o .com mas é pior), BTCC, Huobi. Todos estes são confiáveis e tem as cotações de bitcoin mais elevadas mas nunca verifiquei as condições. A taxa de trade era zero, agora estão cobrando. Taxa de saque de dinheiro eu não sei, não sei nem se é possível saque internacional nos Chineses. Também não sei se estão aceitando clientes internacionais após aquele rolo com o banco central chinês.
Poloniex não faz trade para dinheiro. Nos outros não existe saque mínimo. Lembrando que saques em bitcoin são sempre sem custo.