Ele verificou a seed e identificou que 3 palavras não existiam na lista oficial e então usou brute force para desvendar as palavras e ter acesso a carteira e embolsar a doação de 0,5 BTC.
Eu tenho a impressão que já teve algo nesse sentido aqui no bitcointalk, talvez até na aba portuguesa. Sobre alguém fazer uma espécie de desafio informando um numero X de palavras da seed e quem conseguisse acertar as demais palavras poderia ficar com o premio. Teve isso por aqui ou estou enganado?
Sim, já tivemos pelo menos um ou até mais desafios nesse sentido, em que a pessoa ia liberando dicas para que outros pudessem descobrir a seed correta, e se não me engano a seed era formada pelas palavras chaves em pt-pr que nasceu aqui dentro dessa comunidade
Mas, agora fiquei pensando... será que errar propositalmente algumas palavras da seed não seja uma boa forma de criar uma segurança extra?
Pensem comigo... você anota sua seed em 3 partes e esconde elas em algum lugar, mas imaginando que alguém consiga encontrar todos esses pedaços da seed, você já "muda" a primeira ou última palavra que está em cada pedaço para uma outra palavra que não existe na lista oficial.
Iria funcionar, creio eu, se no papel estivesse a palavra oficial, mas na sua seed correta (que foi usada na wallet) estive a seed não oficial.
Obviamente que precisa ser algo fácil de se lembrar, como por exemplo a próxima letra do alfabeto, ou troca por de letras por números (A por 4, i por 1, etc).