Como todos vocês já devem saber, o Canadá pirou, Lei de Emergências e resolveu bloquear o dinheiro das pessoas envolvidas com o movimento anti-vacina dos caminhoneiros, os fundos enviados para apoiar os projetos, congelar as apólices de seguros dos veículos etc. Particularmente, achei a notícia super surreal.
A ''manifestação'' estava sendo super pacifica, até com brinquedo inflável pras crianças e o próprio Canadá já anunciou que ta quase todo mundo vacinado. Mas é isso, basicamente o senhor Justin Trudeau de voz mansa pirou e resolveu bloquear as contas devido aos posicionamentos políticos de seus cidadãos.
Na mesma semana, o número de buscas por ''bank run'' disparou no google, indo de 25 a 100 em poucos dias.
A questão ilustra de forma quase satírica quão arbitraria pode ser a decisão de um governo confiscar seus bens. Pra ilustrar a questão, eis
alguns casos em que o Bitcoin foi utilizado para fugir das sanções dos governos:
-Wikileaks (2011)Em 2010, o WikiLeaks divulgou uma série de documentos confidenciais do governo dos EUA e teve seus canais de financiamento bloqueados um a um. Na sequencia, Visa, Mastercard e Bank of America e o PayPal bloquearam doações à organização, que passou a aceitar o BTC.
Argentina (2019)Em setembro de 2019, o governo do Argentina instituiu um limite mensal para compra de dólares no país, reduzindo o limite de US$ 10.000 para US$ 200. A população argentina correu comprar Bitcoin e o volume diário de negociações no país triplicou.
Nigéria (2020)Uma campanha virtual contra a violência policial em 2020 se converteu em protestos em massa. Os fundos de apoio ao movimento foram minguando pela pressao do governo as instituições financeiros. Quando os protestos se encerraram, em outubro, contabilizou-se que 40% do total das doações recebidas pelo movimento haviam sido feitas em Bitcoin.
Afeganistão (2021)Em agosto do ano passado, o Talibã retomou o controle sobre o Afeganistão. O presidente norte-americano Joe Biden organizou uma retirada das tropas e dos cidadãos dos EUA baseados no país às pressas e os bancos comerciais fecharam as portas para os cidadaos do país. A alternativa foi recorrer a doações da comunidade internacional via criptomoedas como forma de subsistência.
EIS UM CASO DE USO INCRÍVEL SENHORES.