A única forma de fugir desse imposto absurdo é se o cartão já funciona na moeda estrangeira nativa. Por isso eu utilizo atualmente um cartão global de USD e outro de EUR, ambos disponibilizados pelo meu banco (C6 Bank) e com contas no exterior. Você só precisa recarregar o cartão fazendo a conversão BRL -> USD/EUR, tendo que pagar 2% de spread e 1.1% de IOF. Depois é só gastar os USD/EUR.
Antigamente dava pra usar o N26 com facilidade daqui do Brasil. É uma fintech alemã tipo um nubank.
Eu andei pesquisando sobre o c6, e você não tem de fato uma conta no exterior, como o n26. O c6 não recebe transferências internacionais de outros bancos, daí fica limitado.
A maneira q eu faço hoje em viagens é enviar Dinheiro daqui do Brasil direto pra interactivebrokers (IOF de 0.38% pois conta de investimento tem diferente tributação) pelo remessa ou pela xp. A depender do quanto vc use, dá pra conseguir até 0.7% na xp de spread.
Daí com uma conta no exterior, vc faz um wire ou acha gratuito pro seu banco no exterior (c6 não serve pelo q pesquisei, pois não fornecem iban).
Essa dica do cartão da crypto.com pode ser interessante se der pra gastar os btc diretamente do s saldo lá.