O Fernando ulrich fala bastante conceitos básicos de ciclos econômicos nos podcast dele.
Acho que é importante ficar atento às oportunidades. Por exemplo, agora está um ótimo momento para comprar títulos de dívida longos (20 anos), por razões óbvias...
Por exemplo, se você investir 10 mil reais hoje no tesouro brasileiro , em 2035 o governo irá te devolver cerca de 40 mil. Moleza.
Nos eua, cada 10mil o governo dos EUA irá te dar cerca de 17mil 10 anos depois.
Sobre o ouro, é um ativo que caminha junto com a inflacao, mas com maior volatilidade. Nas baixas de juros ele performa melhor pois a inflação sobe muito.
Em relação a expansão monetário, essa interligação faz sentido. Porque na realidade todo o sistema econômico se baseia nas mesmas teorias e regras, não importa o país ou ativo. Então, se o modelo é o mesmo para todo o mundo, haverá sempre um elemento que irá influenciar todo o mundo.
É por isso que este sistema econômico só cria fossos ainda maiores entre quem tem e quem não tem dinheiro. Mas, isso já é outra questão.
Se não me engano o Ray Dalio fala sobre isso no livro dele o "Princípios para a ordem mundial em transformação: Por que as nações prosperam e fracassam". Ele fala que existem ciclos, a nível de pais, e consequentemente existem ciclos monetários e padrões que se repetem e tendencias que sempre são seguidas.
Mas é exatamente isso!
A lição básica do Ulrich e do Dalio é exatamente isso: o mercado se movimenta em ciclos. Em cada ciclo, uma classe de ativos vai ter determinado comportamento. Nesse sentido, a economia se aproxima muito de uma ciencia exata. Claro que existem os cisnes negros e todos os eventos tangenciais que fazem parte do processo. Mas cada vez mais e claro - com os anos de experiencia como investidoras- as coisas vão parecendo um pouco mais claras.
Sabem aquela ''curva do aprendizado''?
Normalmente as pessoas entendem que é assim:
Mas na prática é assim:
Alias, quem não conhece esse cara, ele é INCRIVEL! Chama Alex Hormozi, ele fala de negocios, vida, exercicios.
Mas qual o ponto. Grande parte das pessoas apos viver um ciclo nos investimento e fazer merda, vai desistir. Vai sair do mercado e talvez ir pra outra classe de investimento. E quando tu faz isso, voce acaba voltando pra estaca zero e vai viver o fundo novamente e ficar sempre '' resetando''.
Tenho a impressao de ter ficado alguns ciclos no Bitcoin me fez COMEÇAR a conseguir ver as coisas que realmente importam. E nao é trade. Não é a ultima tendencia da ultima coisa. É a compreensão desses fenomenos macros. E entendendo disso, acho que navegar nas oportunidades fica muuuito mais fácil e produtivo