Pages:
Author

Topic: Ciclos de expansão monetária e sua influencia em.. TUDO! - page 2. (Read 253 times)

legendary
Activity: 2352
Merit: 6089
bitcoindata.science
Essa semana tive uma reflexão curiosa.

Eu estava lendo alguns relatórios sobre o ouro e vendo alguns dados de performances históricas e ficou muito evidente que os ciclos de expansão da base monetária também tem influencia direta no preço do ouro. E no final, se pensarmos bem, tem influencia em absolutamente todos os mercados praticamente. E então me veio uma reflexão.
Eu demorei pelo menos uns 4 anos pra descobrir/entender sobre os ciclos de mercado macro, relacionados as fases de expansão da base monetária, aumento da liquidez global e etc. Em praticamente 8 anos estudando sobre mercado cripto e fazendo aulas de antropologia economica, foi um assunto que só ''tarde'' chegou pra mim.


Alem disso importante é seguir as taxas de juros, que na verdade controlam a expansão monetária

Quando os juros estão altos, temos certeza de que irão cair. Se estão baixos  temos certeza de que irão subir. Isso é digamos a aula 1 de introdução a macroeconomia.

Olha a evolução da selic no brasil até 2020. Você pode continuar desenhando até 2024.



Agora nos eua


O Fernando ulrich fala bastante conceitos básicos de ciclos econômicos nos podcast dele.

Acho que é importante ficar atento às oportunidades. Por exemplo, agora está um ótimo momento para comprar títulos de dívida longos (20  anos), por razões óbvias...

Por exemplo, se você investir 10 mil reais hoje no tesouro brasileiro , em 2035 o governo irá te devolver cerca de 40 mil. Moleza.

Nos eua, cada 10mil o governo dos EUA irá te dar cerca de 17mil 10 anos depois.

Sobre o ouro, é um ativo que caminha junto com a inflacao, mas com maior volatilidade.  Nas baixas de juros ele performa melhor  pois a inflação sobe muito.
sr. member
Activity: 364
Merit: 629
In ₿ we trust
Eu levei tempo para entender um pouco sobre a dinâmica dos mercados e como tudo esta interligado, isso muito depois de começar a investir... e a verdade é: a grande maioria esmagadora das pessoas que investe sequer sabe o que está fazendo, eles só fazem o que alguém recomenda fazer, são poucos, muito poucos mesmo que entendem e investem baseados em seus próprios estudos e na sua própria teoria... muito pelo fato do nosso Brasil não ter uma educação financeira... ou até mesmo nossos pais, na minha geração (acredito que de muitos aqui), pouco (ou nada) ensinam os filhos sobre dinheiro, não é culpa deles, claro, mas em uma época aonde não tinha muita informação e muitos (os pais mais informados) ficavam na dependência de um gerente de banco ou gerente de investimentos... fica muito claro que o que acontece hoje é o que eu disse: a grande maioria sequer sabe o que está fazendo, tanto no mercado tradicional, quanto no mercado de criptomoedas.
legendary
Activity: 1428
Merit: 1550
Essa semana tive uma reflexão curiosa.

Eu estava lendo alguns relatórios sobre o ouro e vendo alguns dados de performances históricas e ficou muito evidente que os ciclos de expansão da base monetária também tem influencia direta no preço do ouro. E no final, se pensarmos bem, tem influencia em absolutamente todos os mercados praticamente. E então me veio uma reflexão.
Eu demorei pelo menos uns 4 anos pra descobrir/entender sobre os ciclos de mercado macro, relacionados as fases de expansão da base monetária, aumento da liquidez global e etc. Em praticamente 8 anos estudando sobre mercado cripto e fazendo aulas de antropologia economica, foi um assunto que só ''tarde'' chegou pra mim.

Há alguns meses, estava conversando com um amigo investidor do mercado financeiro tradicional - investe em ações, terrenos há decadas etc. E eu citei a questão da queda de juros e do ciclo economico. E ele me dissse '' isso nem dá pra pensar, muda de semana pra semana''. E ai eu percebi que ele não tinha ideia do que eu estava falando.

E foi uma espécie de choque. Porque talvez seja um dos fatores mais importantes do mercado financeiro. Mas talvez seja ao mesmo tempo, algo muito ''desconhecido''.

A história de voces com isso é parecida ou eu que fui muito atrasada mesmo?
Pages:
Jump to: