Eu estava lendo alguns relatórios sobre o ouro e vendo alguns dados de performances históricas e ficou muito evidente que os ciclos de expansão da base monetária também tem influencia direta no preço do ouro. E no final, se pensarmos bem, tem influencia em absolutamente todos os mercados praticamente. E então me veio uma reflexão.
Eu demorei pelo menos uns 4 anos pra descobrir/entender sobre os ciclos de mercado macro, relacionados as fases de expansão da base monetária, aumento da liquidez global e etc. Em praticamente 8 anos estudando sobre mercado cripto e fazendo aulas de antropologia economica, foi um assunto que só ''tarde'' chegou pra mim.
Alem disso importante é seguir as taxas de juros, que na verdade controlam a expansão monetária
Quando os juros estão altos, temos certeza de que irão cair. Se estão baixos temos certeza de que irão subir. Isso é digamos a aula 1 de introdução a macroeconomia.
Olha a evolução da selic no brasil até 2020. Você pode continuar desenhando até 2024.
Agora nos eua
O Fernando ulrich fala bastante conceitos básicos de ciclos econômicos nos podcast dele.
Acho que é importante ficar atento às oportunidades. Por exemplo, agora está um ótimo momento para comprar títulos de dívida longos (20 anos), por razões óbvias...
Por exemplo, se você investir 10 mil reais hoje no tesouro brasileiro , em 2035 o governo irá te devolver cerca de 40 mil. Moleza.
Nos eua, cada 10mil o governo dos EUA irá te dar cerca de 17mil 10 anos depois.
Sobre o ouro, é um ativo que caminha junto com a inflacao, mas com maior volatilidade. Nas baixas de juros ele performa melhor pois a inflação sobe muito.