um bom exemplo de pessoa que gosto e sai dessa prisão é o Derek Sivers
talvez alguém aqui goste desse texto curto dele
https://sive.rs/fullMas o ponto é mesmo esse.
Boa parte da nossa vida, somos quase obrigados a "trabalhar" para agradar, de modo a obter o sustento do dia a dia.
Essa reflexão é muito boa. Porque ele não fala em ter muito dinheiro, onde a pessoa pode fazer o que quiser. Antes, era em como não existisse dinheiro, e a pessoa se sentir satisfeita com o que tem, fazendo o que lhe faz sentir essa satisfação. Poucos hoje em dia, infelizmente, conseguem chegar a esse ponto.
Fruto de trabalhar 15 horas por dia. Hoje me arrependo de ter trabalhado tanto.
Uma vez, numa entrevista de emprego, com o dona da empresa que estava a destacar, como era importante dedicação a empresa, eu disse:
"Eu trabalho para viver; não vivo para trabalhar. O que vale ter dinheiro para ter uma casa a beira mar, o melhor sistema de Hi-Fi, e depois ou estou a trabalhar ou estou de ferias em qualquer parte, aproveitando zero disso tudo?"
Eu sai da entrevista, a pensar que nunca iria ser chamado depois desta observação. Por acaso, até fui, mas pagava pouco e não fui trabalhar para lá (hoje, pensado bem, acho que fiz mal, mas pronto a vida segue).
Infelizmente, não conheço ninguém, que tenha-se "matado" a trabalhar, que anos depois diga que valeu a pena.
Normalmente só quem fala bem disso, são empresários que tiveram algum sucesso. Mas, também esse sucesso não foi só por causa deles, e no final dizem isso mais numa de "motivar" outros a continuarem a trabalhar, para eles continuarem a ter um bom dinheiro.