Pages:
Author

Topic: Como fazer uma carteira segwit P2SH na Electrum - page 2. (Read 755 times)

legendary
Activity: 2492
Merit: 2150
Crypto Swap Exchange
Boa descoberta! Eu tinha pego uma transação qualquer que achei num bloco qualquer Cheesy (e não procurei por outras)
legendary
Activity: 2296
Merit: 1170
Advertise Here - PM for more info!
@sabotag3x agora eu sei porque a transação com bech32 é maior, é porque esse endereço bech32 é multiassinatura, (sim, tem como fazer endereços multisig com bech32), da pra perceber que ele é um endereço multiassinatura pelo tamanho dele que é maior do que um bech32 normal, endereços multiassinaturas pesam mais em bytes na transação

verdade. Essa minha tx com bech32 tem apenas 225 bytes e peso 573 (contra 248 e 662 da tx p2sh ali em cima):

https://blockchain.info/tx/793aa069307b2639b45b788c1cc704b2d8756f83ef8fcdb90d18ab6a9a601627
hero member
Activity: 1120
Merit: 540
Press F for Leo
@sabotag3x agora eu sei porque a transação com bech32 é maior, é porque esse endereço bech32 é multiassinatura, (sim, tem como fazer endereços multisig com bech32), da pra perceber que ele é um endereço multiassinatura pelo tamanho dele que é maior do que um bech32 normal, endereços multiassinaturas pesam mais em bytes na transação
legendary
Activity: 2296
Merit: 1170
Advertise Here - PM for more info!
(...)
edit: eu também não faço ideia do que seja esse peso.

O peso é 4*(tamanho da tx na blockchain) + (tamanho da segwit da tx).

Numa transação "legacy", o peso é 4 vezes o tamanho (em bytes). Numa transação segwit o peso fica menor mesmo a tx sendo maior.
legendary
Activity: 2492
Merit: 2150
Crypto Swap Exchange
@sabotag3x esse block explorer é possível visualizar as transações de endereços bech32: http://www.blockonomics.co/

O que eu sei é que um endereço legacy tem mais ou menos 226 bytes, um endereço segwit P2SH tem ~164 bytes e um endereço bech32 tem 142 bytes (diminuiu muito neh? rs) quando esses mesmos são constituídos de 1 entrada (input) e duas saídas (endereço para o recebedor e outro de troco que volta pra sua carteira) cada, agora sobre o wight/peso eu não sei.

383 bytes -> https://www.blockonomics.co/api/tx?txid=b4815e509fbff2434ba303ff8423f6a7ababe65a65866c7ab4e1c70699c66169 (endereço bc1)
248 bytes -> https://www.blockonomics.co/api/tx?txid=4596616f3d617bcc45edce65c5c72c401c2e3888a97c44c886138f14a0b5fa04 (endereço P2SH)
226 bytes -> https://www.blockonomics.co/api/tx?txid=1b7faefb5ade4c035f23013c3d09804e41a564c95cfa10f9be47e4d1496c15b1 (endereço normal)

 Huh


Eu não entendi direito a sua pergunta:
Quote
"Como a Electrum calcula a taxa em fee/byte e não fee/WU*, você não paga a mesma taxa(ou maior) do que um endereço normal?"
No explorador da blockchain.info mostra o "peso"(além dos bytes) da transação e essa medida (fee/WU) além do fee/byte
exemplo:
https://blockchain.info/pt/tx/4596616f3d617bcc45edce65c5c72c401c2e3888a97c44c886138f14a0b5fa04

edit: eu também não faço ideia do que seja esse peso.
hero member
Activity: 1120
Merit: 540
Press F for Leo
Quote
Alguns exploradores de blocos não mostram os endereços bc1 pelo mesmo motivo? vi que os P2SH são encontrados em todos, porém os bc1 não(ex: no blockchain.info não, no btc.com sim), na verdade se abrir um bloco/txid especifico da pra ver as transações desses endereços..

Eu abri 3 transações aqui pra ver sobre as taxas:
bc1, 3, 1.
Ambos com 1 entrada e 2 saídas..
383, 248 e 226 bytes respectivamente.. Ou seja, o endereço com inicial "1" tem menos bytes.. Huh
O que mudou foi o weight/peso, 767, 662 e 904 respectivamente..

Como a Electrum calcula a taxa em fee/byte e não fee/WU*, você não paga a mesma taxa(ou maior) do que um endereço normal?

*tem algum que faça isso?

@sabotag3x esse block explorer é possível visualizar as transações de endereços bech32: http://www.blockonomics.co/

O que eu sei é que um endereço legacy tem mais ou menos 226 bytes, um endereço segwit P2SH tem ~164 bytes e um endereço bech32 tem 142 bytes (diminuiu muito neh? rs) quando esses mesmos são constituídos de 1 entrada (input) e duas saídas (endereço para o recebedor e outro de troco que volta pra sua carteira) cada, agora sobre o wight/peso eu não sei.

Eu não entendi direito a sua pergunta:
Quote
"Como a Electrum calcula a taxa em fee/byte e não fee/WU*, você não paga a mesma taxa(ou maior) do que um endereço normal?"

Mas vou responder o que eu entendi: A Electrum calcula a taxa em byte de uma transação (que depende de quantos inputs e outputs que pesam na hora da transação) se for segwit sabemos que fica cerca de 40% mais barato (que descontaço, hein?)

Quote
você não paga a mesma taxa(ou maior) do que um endereço normal?

Não, a Electrum calcula o tamanho da transação, por exemplo, numa transação onde eu tenho um input de um endereço bech32 e dois output (recebedor e o troco) essa é uma transação normal que vai resultar em 142bytes no total, daí a electrum calcula pelo seu algorítimo dinâmico de taxa, que por exemplo, deu 5 sat/byte com estimativa para confirmar nos próximos 2 blocos: 142 x 5= 710 satoshis de taxa (nossa que barato!). Não só a Electrum, mas todas as carteiras calculam a taxa em satoshi per byte e não em peso.
legendary
Activity: 2296
Merit: 1170
Advertise Here - PM for more info!

Não resisti hahaha

Já que esse já foi explicado, no próximo tutorial que você deixar um um bônus eu devolvo esse de brinde também Grin

Pensando bem, o primeiro newbie que fizer o processo e assinar uma msg com um endereço p2sh eu envio o valor

Vale pros 5 primeiros?
"Bora" fazer uma conta fake então, essa bountie rende mais que muitos airdrops Grin

Olha o cara querendo lucrar em cima de mim Grin Grin

Newbie com conta criada antes da data da postagem. Resolvido o problema  Cool

droga, só tenho 3 dessas! :-D
hero member
Activity: 1764
Merit: 881

Não resisti hahaha

Já que esse já foi explicado, no próximo tutorial que você deixar um um bônus eu devolvo esse de brinde também Grin

Pensando bem, o primeiro newbie que fizer o processo e assinar uma msg com um endereço p2sh eu envio o valor

Vale pros 5 primeiros?
"Bora" fazer uma conta fake então, essa bountie rende mais que muitos airdrops Grin

Olha o cara querendo lucrar em cima de mim Grin Grin

Newbie com conta criada antes da data da postagem. Resolvido o problema  Cool
legendary
Activity: 2352
Merit: 1121
☢️ alegotardo™️

Não resisti hahaha

Já que esse já foi explicado, no próximo tutorial que você deixar um um bônus eu devolvo esse de brinde também Grin

Pensando bem, o primeiro newbie que fizer o processo e assinar uma msg com um endereço p2sh eu envio o valor

Vale pros 5 primeiros?
"Bora" fazer uma conta fake então, essa bountie rende mais que muitos airdrops Grin
legendary
Activity: 2296
Merit: 1170
Advertise Here - PM for more info!
(...)
Acho difícil visto o contexto, os admins são chatos pra essas coisas, é bem difícil resetarem a senha por esse endereço.. também já postei muitos(muitos mesmo) endereços de BTC que eram de bots na época dos faucets..

Eu assinei um endereço lá no tópico "Stake your Bitcoin address here", então aquele é o que "manda".. todavia vou botar uma frase em vermelho ali..

Nesse meio, paranoia nunca é demais!

Quote
aproveitando o reply.. se alguém puder responder minha dúvida sobre os bytes:
(...)

Eu não respondi porque não sei :-D vou ver uma hora que tiver tempo e pesquisar :-D
hero member
Activity: 1764
Merit: 881

Não resisti hahaha

Já que esse já foi explicado, no próximo tutorial que você deixar um um bônus eu devolvo esse de brinde também Grin

Pensando bem, o primeiro newbie que fizer o processo e assinar uma msg com um endereço p2sh eu envio o valor
legendary
Activity: 2492
Merit: 2150
Crypto Swap Exchange
Sabotag3x, edita seu post original pra apagar o endereço e a assinatura, porque senão algum ladrão de contas pode usar isso pra "recuperar" sua conta.

Acho difícil visto o contexto, os admins são chatos pra essas coisas, é bem difícil resetarem a senha por esse endereço.. também já postei muitos(muitos mesmo) endereços de BTC que eram de bots na época dos faucets..

Eu assinei um endereço lá no tópico "Stake your Bitcoin address here", então aquele é o que "manda".. todavia vou botar uma frase em vermelho ali..

aproveitando o reply.. se alguém puder responder minha dúvida sobre os bytes:

Alguns exploradores de blocos não mostram os endereços bc1 pelo mesmo motivo? vi que os P2SH são encontrados em todos, porém os bc1 não(ex: no blockchain.info não, no btc.com sim), na verdade se abrir um bloco/txid especifico da pra ver as transações desses endereços..

Eu abri 3 transações aqui pra ver sobre as taxas:
bc1, 3, 1.
Ambos com 1 entrada e 2 saídas..
383, 248 e 226 bytes respectivamente.. Ou seja, o endereço com inicial "1" tem menos bytes.. Huh
O que mudou foi o weight/peso, 767, 662 e 904 respectivamente..

Como a Electrum calcula a taxa em fee/byte e não fee/WU*, você não paga a mesma taxa(ou maior) do que um endereço normal?

*tem algum que faça isso?


edit1: eu posso também assinar de novo com aquele endereço, já que também sei a chave privada

e essa aba(e tantas outras) é editável, ou seja, o cara poderia pegar um tópico antigo, editar e botar um endereço dele Wink na minha opinião o endereço que mais conta é aquele do tópico que citei acima, pois tem a assinatura e um quote de alguém com verificação..
hero member
Activity: 1764
Merit: 881
Belo tutorial, @girino. Muito bem feito e didático. Que o segwit seja cada vez mais adotado!

Pena que cheguei tarde para pegar o bônus. Quando li que teria um escondido, já tinha uma ideia de que seria a seed, ia ajudar a pagar a gelosa do fim de semana  Grin Grin

dava cerca de 10 reais. Da próxima escondo melhor Wink

Tem que ser pelo menos 1 mil reais para valer a pena. Abaixo disso tenho muita preguiça de participar.  Embarrassed Tongue

Você não era o publico alvo! (nem o Loganota, diga-se de passagem, era pra incentivar os newbies a aprender a usar a carteira) :-D

Não resisti hahaha

Já que esse já foi explicado, no próximo tutorial que você deixar um um bônus eu devolvo esse de brinde também Grin
legendary
Activity: 2296
Merit: 1170
Advertise Here - PM for more info!
BONUS:

Tem um premio escondido em algum lugar! Quem achar leva!

Isso ai é sacanagem, não tem como fugir de uma caça ao tesouro.

Mas depois de resgatar o premio tem de postar aqui onde estava!

Code: (endereço)
REMOVIDO

Code: (mensagem)
sabotag3x esteve aqui

Code: (assinatura)
REMOVIDO

edit: tem algum site que verifique esses endereços ou só pela electrum mesmo?

Sabotag3x, edita seu post original pra apagar o endereço e a assinatura, porque senão algum ladrão de contas pode usar isso pra "recuperar" sua conta.
legendary
Activity: 2296
Merit: 1170
Advertise Here - PM for more info!
Belo tutorial, @girino. Muito bem feito e didático. Que o segwit seja cada vez mais adotado!

Pena que cheguei tarde para pegar o bônus. Quando li que teria um escondido, já tinha uma ideia de que seria a seed, ia ajudar a pagar a gelosa do fim de semana  Grin Grin

dava cerca de 10 reais. Da próxima escondo melhor Wink

Tem que ser pelo menos 1 mil reais para valer a pena. Abaixo disso tenho muita preguiça de participar.  Embarrassed Tongue

Você não era o publico alvo! (nem o Loganota, diga-se de passagem, era pra incentivar os newbies a aprender a usar a carteira) :-D
legendary
Activity: 2352
Merit: 1121
☢️ alegotardo™️
Na Ledger Nano S já vem com a opção de escolha quando você inicializa, então nunca me preocupei com esses detalhes técnicos.
Porém a Electrum é utilizada por muita gente e um processo mais simples para "novatos" seria muito útil e bem vindo para a adoção do Segwit, eu não entendo porque eles ainda não dão essa opção de escolha de uma forma mais simples para o usuário na hora de criar a wallet.
legendary
Activity: 3304
Merit: 1617
★Bitvest.io★ Play Plinko or Invest!
Belo tutorial, @girino. Muito bem feito e didático. Que o segwit seja cada vez mais adotado!

Pena que cheguei tarde para pegar o bônus. Quando li que teria um escondido, já tinha uma ideia de que seria a seed, ia ajudar a pagar a gelosa do fim de semana  Grin Grin

dava cerca de 10 reais. Da próxima escondo melhor Wink

Tem que ser pelo menos 1 mil reais para valer a pena. Abaixo disso tenho muita preguiça de participar.  Embarrassed Tongue
hero member
Activity: 1120
Merit: 540
Press F for Leo
Quote
Sim, os endereços p2sh precisam de vc incluir o "script" correspondente ao endereço e depois assinar, o que pode ser bem longo. Já os bech32 vc só precisa assinar a transação e boas. Fica bem menor.
Era exatamente isso que eu queria saber, de como incluir o "script" correspondente ao endereço e depois assinar, tentei procurar algo na internet e não achei nada relacionado nem aqui (muito menos aqui) nem lá na gringa, por exemplo, o Bitcoin Core tem que adaptar um endereço legacy ao segwit no console, mas não tem como importar esse endereço segwit fora da carteira bitcoin core, pois a chave privada é a mesma do legacy, pois pode ser que eu tenha fundos em um endereço segwit no bitcoin core e os dados se corromper, dar erro no blockchain, aí depois eu tenho que baixar a blockchain tudo de novo que vai demorar +ou- 2 meses só pra tirar esse saldo de lá
legendary
Activity: 2296
Merit: 1170
Advertise Here - PM for more info!
Muito bom mesmo @girino, eu já sabia disso, ia postar o tutorial mas fiquei com preguiça rsrs, e que pena que eu cheguei muuito tarde para pegar o bônus rsrsrs

Uma curiosidade: se os endereços segwit P2SH deixam a transação mais barata, o Bech32 deixa a transação mais barata ainda! eu testei tanto no modo --testnet da electrum, tanto quanto na Electrum mesmo, tem como usar os dois tipos de endereços segwit, tipo, recebo em um endereço segwit P2SH e quando for gastar o saldo desse endereço eu configuro o endereço de troco para um bech32 e a electrum (e o Bitcoin Core) são as únicas wallets que permitem você configurar o endereço de troco, só que o Bitcoin Core não reconhece os endereços segwit nativo (bech32)

Sim, os endereços p2sh precisam de vc incluir o "script" correspondente ao endereço e depois assinar, o que pode ser bem longo. Já os bech32 vc só precisa assinar a transação e boas. Fica bem menor.
hero member
Activity: 1120
Merit: 540
Press F for Leo
Muito bom mesmo @girino, eu já sabia disso, ia postar o tutorial mas fiquei com preguiça rsrs, e que pena que eu cheguei muuito tarde para pegar o bônus rsrsrs

Uma curiosidade: se os endereços segwit P2SH deixam a transação mais barata, o Bech32 deixa a transação mais barata ainda! eu testei tanto no modo --testnet da electrum, tanto quanto na Electrum mesmo, tem como usar os dois tipos de endereços segwit, tipo, recebo em um endereço segwit P2SH e quando for gastar o saldo desse endereço eu configuro o endereço de troco para um bech32 e a electrum (e o Bitcoin Core) são as únicas wallets que permitem você configurar o endereço de troco, só que o Bitcoin Core não reconhece os endereços segwit nativo (bech32)
Pages:
Jump to: