Pessoal, resolvi fazer esse pequeno tutorial aqui porque estou vendo montes de lugares aceitando segwit, mas nenhum deles aceita endereços bech32, que é o padrão de endereços da carteira electrum. Tem varios tutorias disso na web, mas nenhum em PT-BR, então resolvi fazer o "nosso".
Introdução:O que é segwit?Segwit é uma alteração no protocolo do bitcoin para permitir a evolução das soluções de escalabilidades escolhidas pelo time do Bitcoin-core (e pela comunidade). Ela torna o bitcoin compativel com a lightning network, corrige os problemas de "transaction malleability" e também reduz parcialmente o tamanho das transações, e consequentemente, das fees.
Porque existem dois tipos de endereço segwit? Quando uma carteira envia uma transação segwit, ela precisa ter certeza que a carteira recebedora é compatível, por isso um tipo especial de endereço que indica que o segwit foi implementado foi criado. Esse novo tipo de endereço se chama "bech32". O problema é que esses endereços não são compatíveis com carteiras anteriores ao segwit. A maioria das carteiras atuais também não implementa esses endereços, precisando de modificações substanciais para passar a aceitá-los. Pensando nisso, criou-se um tipo de endereço "de transição" para o segwit, que nada mais é que um endereço "pay to script" (abreviado como p2sh), igual aos endereços de carteiras multi-assinadas ou de smart contracts, por exemplo. Assim como outros endereços p2sh, os endereços p2sh segwit começam com o digito "3".
Qual a vantagem de usar endereços segwit p2sh?Hoje, a unica carteira que implementa endereços bech32 é a electrum. Todos os dias são anunciados novos serviços com suporte a segwit, mas nenhum deles com suporte a bech32. No brasil, a Foxbit já anunciou o suporte a segwit, mas apenas para p2sh. Lá fora, bitfinex e em breve a coinbase. Nenhuma delas com suporte a bech32. Muita gente (eu inclusive) acha que a electrum colocou o carro na frente dos bois ao implementar bech32 sem ter certeza de isso se tornar um padrão de fato. Então, hoje em dia, para aproveitar plenamente os beneficios do segwit, é necessário usar um endereço p2sh.
Passo a passo:- Crie a seed:
- O jeito mais fácil de criar a seed é através da própria electrum: Inicie o processo de criação de uma nova carteira e prossiga até o momento em que ele gera a seed. Anote a seed e cancele tudo.
- Crie uma nova carteira:
- Abra a electrum novamente. Se vc já tem uma carteira criada, clique em "File" -> "New/Restore" (em portugues, "Arquivo" -> "Novo/Restaurar'). Se vc nunca usou a electrum antes, a opção de criar a carteira se abrirá automaticamente.
- Selecione o nome do arquivo e clique em "Next" (pt: "Próximo")
(Clique na imagen para abrir a original)
- Selecione "Standard Wallet" e clique em "Next" (pt: "Próximo")
- Selecione "I already have a seed" e clique em "Next" (pt: "Próximo")
- Clique em "Options" e selecione "Bip39 seed".
- Vai aparecer uma mensagem onde diz "BIP39 Checksum failed". Ignore essa mensagem.
- Digite a "seed" anotada anteriormente e clique em "Next" (pt: "Próximo")
- Na tela seguinte vai aparecer o "path" de derivação das chaves. Altere o numero "44" para "49". O resultado final deve ser assim: "m/49'/0'/0'". Clique em "Next" (pt: "Próximo")
- Entre com a senha para a carteira, e conclua!
- Pronto! Agora vc tem uma carteira p2sh segwit!
Conclusão:
Mesmo não tendo uma opção direta para a criação de carteiras segwit p2sh, as carteiras electrum tem suporte ao BIP39 e através dele você pode gerar a sua carteira e usufruir dos "descontos" do segwit. Crie os endereços e use a carteira normalmente!