Nós da rede é uma coisa, a forma da prova de trabalho é outra totalmente diferente, o que é necessário é que uma rede tenha diversos nós onde cada uma servirá como ponto de legitimidade da rede, neste caso o POS (prof of stake) já serve, o que não precisa é da forma como é feita a mineração no POW (proof of work).
Cada coisa é uma coisa, uma blockchain pode funcionar sem a necessidade da larga escala de consumo de energia do POW, e ainda assim não será necessário ficar na mão dos políticos e tal.
Oi Arthur,
O bitcoin não gasta energia pq é uma tecnologia ultrapassada ou porque ninguem ta nem ai pro meio ambiente. É a única forma comprovadamente (testada mil vezes) segura de proteger a rede contra qualquer ataque, inclusive um ataque de escala continental.
Quando vemos notícias de que o BTC consome a energia de X países combinados, isso quer dizer que precisa X países combinados para tentar fazer um 51% na rede do bitcoin.
O nível de segurança que uma moeda global precisa é exatamente esse.
PoS nunca foi testado (ah não ser em moedinhas centralizadas e fuleiras de pequeno volume). O primeiro teste do PoS será com o Ethereum, e será aos poucos, como expliquei aqui
https://bitcointalk.org/index.php?topic=3359532.0;topicseen (recomendo que voce de uma lida)
PoS é muito bacana mas o Bitcoin nunca irá tentar algo assim, pois a proposta do bitcoin é 100% segurança, uma moeda global. O nível de segurança precisa ser maior do que o do Ethereum, e é.
A segurança que o PoW tem contra censura, regulação, etc é muito maior do que o do PoS. No PoS você identifica os maiores investidores e pode persuadi-los. No PoW é mais complexo isso, porque sempre podemos ter a entrada de novos atores (basta um computador pra minerar), a rede de mineração é muito mais anônima do que a de investidores, etc...
@bitmover, considero as afirmações como ponto de vista, o meu ainda continua que no caso do BTC tenha um olhar para o POS ou até a criação de um novo modelo, porque o gasto de energia é grande tanto no pc pessoal (que já não é mais utilizável para minerar btc) como por fazendas de mineração.
Não pode a tecnologia em si estacionar sobre um processo e imagina-lo não ser possível outro meio, pois assim não há evolução, imagina o satoshi debruçado sobre seu white paper? era algo novo sendo criado, até aquele momento poderia alguém dizer que a unica forma comprovadamente testada era as moedas centralizadas e coisa e tal, (entende onde quero chegar?).
Eu realmente acho inviável o POW e acredito que o POS seja sim uma alternativa que talvez necessite maior validação, mas é um caminho, ou até mesmo ser criado um novo modelo, porque não? O problema maior acredito que nem é uma mudança em si, mas o que fazer com todas essas fazendas de mineração? ai vai implicar em todas aquelas questões de poder de barganha que já vimos acontecer com o hard fork pro bitcoin cash.