Pages:
Author

Topic: Como o Bitcoin pode acelerar a adoção de fontes renováveis de energia? - page 2. (Read 350 times)

legendary
Activity: 2352
Merit: 6089
bitcoindata.science
As operações de mineração do Bitcoin têm sido fortemente criticadas devido ao grande consumo de energia. De fato, o Proof of Work1 exige uma enorme quantidade de energia, mas todo esse consumo pode ter efeitos positivos.

A medida que as fontes renováveis de energia (como painéis solares) forem ficando mais eficientes e mais baratas, casas, condomínios ou fazendas podem produzir sua própria energia. Mas existem dois problemas. Em primeiro lugar, a maior parte desses geradores produz mais energia do que o necessário para uma família. O segundo problema é o longo período necessário para a amortização do investimento.

Com a adoção massiva do Bitcoin ao redor do globo, qualquer energia elétrica produzida em excesso pode ser direcionada para a mineração, sendo essa uma maneira de lucrar com o excesso de energia produzido. Isso irá fazer com que a amortização do investimento inicial nos painéis solares seja reduzido. Dessa forma as pessoas acabariam indo comprars painéis solares para minerar bitcoin em casa (as pessoas não podem colocar industrias de carvão em casa). A medida que as pessoas foram comprando mais painéis solares, isso irá estimular a pesquisa e o desenvolvimento para a produção de painéis mais eficientes e de baixo custo.

Esse processo pode acelerar a adoção de formas alternativas de energia no mundo todo. E ao mesmo tempo tornaria a mineração mais decentralizada. Não só a mineração, mas toda a produção de energia mundial poderia se tornar mais decentralizada a partir do Bitcoin e do Proof of Work.

Já existem operações de mineração baseadas em energia solar, como a Envion.

Na verdade o Proof of Work e seus efeitos são extremamente mal compreendidos.

Para que a mineração dê lucro, os mineradores estão sempre procurando uma fonte de energia mais barata. Não é a toa que a maior parte dos mineradores do mundo estão na China, onde a energia é barata e vem de gigantescas hidroelétricas que produzem muito mais energia do que demandado. Dessa forma a energia a mineração do bitcoin já está usando uma energia excedente.

No caso da energia eólica, ao invés de estocar vento como na excelentíssima ex-Presidenta sugeriu, o que é impossível, a energia excedente pode ser direcionada para a mineração. O proof of work acaba se tornando na prática uma gigantesca arbitragem de energia elétrica, consumindo energia nos locais onde ela é barata e excedente, e enviando para todos os locais do mundo.


Andreas Antonopoulos sobre o tema


1 Proof of Work é o sistema de verificação das transações e criação de novos blocos usado pelo Bitcoin. Esse processo é chamado de “mineração”.
Pages:
Jump to: