Mas será que eles também não deveriam fazer um due-diligence maior antes de sair promovendo esses golpes para os seus milhões de seguidores?
Deixá-los fazer o que quiser desde que eles se mantenham ignorantes parece passar um exemplo bem complicado para os outros. "É só **não saber** que é golpe que está tudo bem...", mesmo que seja obvio. Vemos, por exemplo, a Globo fazendo propaganda da Atlas, que todo mundo já falava que tinha cara e cheiro de golpe. IMO, todos deveriam ser responsabilizados como cumplices, para assim aprenderem a pesquisar antes de aceitar dinheiro para divulgar qualquer lixo.
Sim e não!
Se tu és um meio de fazer publicidade, aka Globo, apenas tens de garantir que a publicidade que fazes são coisas legais. Mas uma coisa é ser legal, outra é ser burla. Ou seja, essa Atlas, se tiver tudo legalizado antes de dar o golpe, a Globo faz a publicidade para qual é paga. Se depois dá a Atlas dá o golpe, então a Globo não pode ser responsabilizada. A Globo não tem qualquer obrigação, nem tem de ter meios, para investigar. Quem tem de fazer isso são as autoridades e reguladores, que tem de investigar antes de legalizar.
Por exemplo, a Globo faz publicidade de um banco. O banco publicita que investimento a medio prazo com taxas de juros atrativas. Se passado uns meses, o banco declarar falência e as pessoas que investiram, porque viram essa publicidade, nesse investimento e perderam o dinheiro, a Globo não pode ser responsabilizada. Existem entidades reguladoras, que tem de avaliar se aquilo é ou não verdade.
Claro que nas média tradicionais, existe mais controlo daquilo que é publicitado, visto que existem reguladores, que quando algo não esta segundo a lei, eles são obrigados a não voltar a publicitar. Mas, no caso dos youtubers, não existe tanto esse controlo antecipado/preventivo. Cabe depois a consciência de cada um aceitar ou não fazer publicidade de algo. Não podendo depois ser responsabilizado, caso não esteja direta ou indiretamente envolvido no esquema. Ele simplesmente prestou um serviço, de um produto que mostrou-se ser golpe.
Se concordo? Não. Acho que os youtubers e afins, deviam ter a consciência que podem influenciar outros e essa influencia os pode prejudicar, e por isso deviam por uma questão moral avaliar bem o que fazem.
Por outro lado, também não lamento muito por quem sofreu o golpe.
As pessoas não podem ir cegamente fazer coisas que os outros dizem ou falam, devem avaliar bem as suas ações e ponderar o que vão fazer. É para isso que serve o nosso fantástico cérebro, para pensar e meditar no que fazemos. Mas as pessoas, não gostam de fazer isso, preferem que sejam os outros a pensar por elas. E porque? Porque dessa forma tem desculpa (pensam elas) se as coisas que fizerem correrem mal, e assim poderem dizer "ai e tal, foi aquele indevido que disse para eu fazer, bandido". Agem assim, para tentarem não admitir o erro que cometem e dessa forma não ficarem com a consciência pesada. Que triste quem age assim...
Fica a minha dúvida aqui... se o motorista de um assalto não sabia que estava participando de um assalto, ele é solto?
Paredao deu um bom exemplo, mas eu dou um exemplo ainda mais provável.
Um assaltante, depois de roubar uma loja ou uma pessoa, foge e apanha o ónibus (em Portugal diz-se "autocarro"
). O condutor de ónibus é culpado? Não.
Mas, se descobrir-se que o motorista do ónibus, sabia que ia haver um assalto e fez com que o ónibus passa-se ali aquela hora de modo apanhar o assaltante, nesse caso já é culpado.
Outro exemplo: um bandido poem a venda um bem, nos classificados de um jornal, mas na realidade ele quer apenas roubar. O jornal é culpado? Não. Mas, se os membros do jornal, sabiam que era fraude, então tem de ser responsabilizado.
Ainda outro exemplo: tu fazes a tua investigação e analise, e achas interessante um projeto, e partilhas no teu twitter esse projeto. Mas, passado uns meses ele revela-se um golpe. És culpado por todos aqueles que viram o teu twitter e investiram no projeto? Não. Mas, se tu na realidade sabias que era golpe, e publicas-te isso, para conseguires obter rendimentos antes de o golpe se dar, então já podes ser responsabilizado.
Resumindo: Tu como cidadão, podes avaliar uma coisa e moralmente achares que não deves partilhar, mesmo não sabendo que se trata de uma fraude. Mas também podes não fazer essa analise, ou moralmente não te preocupares com isso, e partilhares na mesma. É uma escolha tua.
Infelizmente muitas pessoas optam pela segunda opção, sob a ideia "eu só falei, não obriguei ninguém, cada um fez o que quis". Voltamos ao mesmo, a maioria das pessoas, não meditam nas consequências das suas ações, porque dessa forma, podem passar o ónus da culpa para terceiros. "Se foi o outro que pensou por ti, ele é que é culpado", é isto que as pessoas se baseiam, de forma errada.
EDIT:
Em 2012~2013 o advogado da empresa onde eu trabalhava me ofereceu um tal de telex free, não precisei ouvir mais do que 2 minutos da conversa dele pra saber que era algum tipo de golpe, pois o negócio não tinha sentido algum, sendo assim, julgo eu que este advogado agiu de má-fé com todos pra quem ele promoveu tal "negócio", mesmo ele não sendo ligado a empresa de nenhuma forma legal, acho sim que ele foi responsável pela ruína de todos pra quem ele ofereceu e que tenha entrado no "negócio".
Sim e não! E se as coisa sem sentido, na realidade se prova ter sentido?
Isso é uma analise, que fazes agora, depois do acontecido. O que tu fizeste, foi ouvir, avaliar, meditar e tomar uma ação por ti. Quem não fez isso, só se pode lamentar e não passar a culpa a outro.
Não deixa de ser moralmente errado o que esse advogado fez, mas não passa dai.
Mas, as vezes nem sempre o que não faz sentido, é mau.
Por exemplo, durante a grande depressão, numa cidade dos EUA, um banqueiro recomendo centenas de pessoas a investirem quase todo o seu dinheiro em ações da Coca-Cola, numa altura em que a Coca-Cola estava mais perto de falir do que se manter no ativo. Mas o resultado, foi que centenas de pessoas, passado uns anos tornaram-se milionárias. Imagina que as coisas corriam mal? Ele teria de ser responsabilizado? Moralmente sim.
https://www.bosshunting.com.au/hustle/quincy-florida-coca-cola-millionaires/