Embora tenha sido inventada cerca 500 antes de Cristo, foi em uma das sociedades mais desenvolvidas que já existiu, em Atenas na Grécia Antiga.
Nos EUA é um presidencialismo diferente, onde até a contagem de votos é dada por região e cada Estado tem sua autonomia legislativa e orcamentária, bem diferente do Brasil onde tudo vem da União. Para se ter uma ideia, na contagem de voto do modelo dos EUA onde os votos vão por região, o Bolsonaro teria ganho aqui de lavada, pois o Lula perdeu em todas as regiões do país menos no Nordeste (com grande margem) sendo eleito mesmo só por lá.
Na Europa toda temos parlamentarismo também. O Presidente tem menos poder do que aqui, e muita coisa fica nas mãos do primeiro ministro (eleito pelo congresso, onde existe muito mais representatividade). E se ele fizer merda ele sai. Diferente daqui do Brasil, onde tirar um presidente que só faz cagada é super dificil (quem nao lembra da Dilma e do Collor)
Isso é super interessante, pensar como o ''mesmo modelo ideal'' defendido sem grande discussão poderia ter como resultado a eleição de pessoas diferntes.
E pode ser que realmente seja dos modelos mais avancados, mas ele era aplicado em uma realidade muuuito diferente. De pessoas debatendo em praça publica ideias. O que é bem diferente do que ocorre hoje, independente de qual dos modelos.
Acho que precisariamos de uns sandbox de governanca, igual temos de financas, sabe? Lugares para experimentarmos novos modelos. Pq se não testamos novas coisas, a chance de descobrirmos algo melhor fica bem reduzido.