Pages:
Author

Topic: Declaração IRPF 2015 - page 2. (Read 2786 times)

staff
Activity: 1286
Merit: 1085
April 09, 2015, 09:00:55 AM
Eu declararia a quantidade de Bitcoins que você tinha em seu poder no dia 31/12 na seção "outros bens". Quanto ao valor, eu usaria a cotação do dia 31/12/2014. Quanto a movimentação não precisa declarar, pois você não atingiu o limite mínimo para ser tributado.

Eu faria da mesma forma... A única coisa que mudaria é quanto à cotação utilizada: Os bens e direitos declarados não devem sofrer alterações de valor com o passar do tempo (exceto algumas poucas situações bem específicas) e devem conter o valor pago pelo bem. Por isso eu utilizaria o preço médio de compra (e se você não tem uma ideia exata do valor pode colocar um valor estimado).

Abraço,
Adriano

Adriano, entendo que bens não devam sofrer alteração com o tempo, mas sendo o btc dependente de cotação, não seria algo contraditório fixar um valor, no caso o valor gasto estimado na compra dos mesmos?

Abs

O objetivo disso é permitir à receita (e a você também) apurar o lucro no momento da venda. É o mesmo processo realizado por exemplo com o lançamento de Ações.

Ou seja, cada vez que você comprar mais bitcoins, vai adicionar a quantidade e o valor gasto ao campo Bens e Direitos (isso faz com que o valor lá sempre reflita o gasto de dinheiro para adquirir aqueles bens) e atualizar a descrição informando a compra de mais x unidades.

Cada vez que você vender, vai calcular a diferença entre o valor médio de compra e o valor da venda. Esse é o seu lucro (que é isento se o valor de todas as vendas do mês forem menores que R$ 35.000). Nesse momento você não muda o preço médio, mas atualiza a quantidade de bitcoins e o valor é reduzido em *

Utilizar a cotação de 31/12 de cada ano seria "Marcação a Mercado" e a receita não permite isso nos Bens e Direitos.

Como é mais difícil explicar escrevendo do que conversando... vou tentar colocar um exemplo para deixar mais claro:

1. compra de 1 BTC por R$ 1000/BTC
    Bens e Direitos Seria: 1 bitcoin com preço médio de R$ 1000, totalizando R$ 1000

2. Compra de 1 BTC por R$ 800/BTC
    Bens e Direitos Seria: 2 bitcoins com preço médio de R$ 900, totalizando R$ 1800

3. Venda de 0.5 BTC por R$ 900/BTC
    Bens e Direitos Seria: 1.5 bitcoins com preço médio de R$ 900, totalizando R$ 1350 (não houve nem lucro nem prejuízo, mas para este mês já tem R$ 900 em vendas acumulado)

4. Compra de 5 BTC por R$ 600/BTC
    Bens e Direitos Seria: 6.5 bitcoins com preço médio de R$ 669.23, totalizando R$ 4350

5. Venda de 2 BTC por R$ 1000/BTC
    Bens e Direitos Seria: 4.5 bitcoins com preço médio de R$ 669.23, totalizando R$ 3011.54 (houve lucro de R$ 330,77/BTC totalizando R$ 661.54 e o total de vendas acumuladas é de R$ 2900 - considerando que esta venda foi realizada no mesmo mês que a venda anterior)

Fiz os cálculos meio rapidão então se notar algo que não parece certo é só perguntar.

Abraço,
Adriano
legendary
Activity: 2716
Merit: 1116
April 09, 2015, 08:05:03 AM
Eu declararia a quantidade de Bitcoins que você tinha em seu poder no dia 31/12 na seção "outros bens". Quanto ao valor, eu usaria a cotação do dia 31/12/2014. Quanto a movimentação não precisa declarar, pois você não atingiu o limite mínimo para ser tributado.

Eu faria da mesma forma... A única coisa que mudaria é quanto à cotação utilizada: Os bens e direitos declarados não devem sofrer alterações de valor com o passar do tempo (exceto algumas poucas situações bem específicas) e devem conter o valor pago pelo bem. Por isso eu utilizaria o preço médio de compra (e se você não tem uma ideia exata do valor pode colocar um valor estimado).

Abraço,
Adriano

Adriano, entendo que bens não devam sofrer alteração com o tempo, mas sendo o btc dependente de cotação, não seria algo contraditório fixar um valor, no caso o valor gasto estimado na compra dos mesmos?

Abs
staff
Activity: 1286
Merit: 1085
April 09, 2015, 06:21:58 AM

Abraço,
Adriano
legendary
April 09, 2015, 03:33:09 AM

Da movimentação a ser tributada vc diz aquele montante de R$ 35.000/mês, correto?

Coloquei assim no item Bens e Direitos - item 99 - Outros Bens e Direitos:

BITCOINS / SALDO TOTAL EM 31/12/2014 DE X,XXXX BITCOINS (ADQUIRIDOS NO ANO DE 2014 A PARTIR DE MAIO) - COTAÇÃO BASEADA NO MERCADO BITCOIN EM 31/12/2014 /  VALOR DA UNIDADE: 1 BITCOIN = R$ 910,99 AO FIM DO DIA.

De registro vou me resguardar e imprimir a cotação do dia e os registros da blockchain da minha wallet, só a localização que soa estranho colocar 105-Brasil, pois BTC é global né? Undecided

Abs
legendary
Activity: 1274
Merit: 1000
April 08, 2015, 10:35:21 PM
legendary
April 08, 2015, 06:26:58 PM
Pessoal, boa noite.

Tenho aprox. 3 BTC, na cotação de hoje aprox. R$ 2500,00 chutando alto.

Vendi aprox. R$ 900,00 em 2014 pra Conta no banco, de resto investi em outras altcoins.

Vocês recomendam declarar, correto?

Se sim, como? Cotação de 31/12/2014, número da wallet?

Qualquer ajuda é bem vinda.

Abs!
Pages:
Jump to: