Acabei de ouvir o podcast e eles falaram uma coisa e me ficou uma dúvida:
Disseram que quando eu transfiro bitcoin para alguém essa transferência é "mineirada", ou seja, se ninguem mais tiver interesse em mineirar a rede para, é isso mesmo ?
Exatamente. A mineração é o que mantém a rede funcionando.
E qual o incentivo pra dedicar uma máquina à mineração?
Seja uma placa de vídeo, um FPGA, um CPU, ou até mesmo uma ASIC, não importa, o minerador recebe proporcionalmente ao serviço prestado e que nesse caso é, colocando de uma forma simples, oferecer força computacional pra processar as transações que estão sendo feitas.
Como?
Para resolver um bloco de transações o Bitcoin lança na rede um desafio matemático complexo. No momento em que a solucão para um bloco é encontrada as transações que entrarem nesse bloco recebem a primeira confirmação. O bloco seguinte garante que o anterior não seja alterado. A segunda confirmação. E assim vai se formando a cadeia dos blocos. Pra esse trampo é que existe a recompensa, além de remunerar os mineradores é a forma como o Bitcoin coloca novas moedas em circulação e atualmente é de 25 BTC por bloco minerado.
Sim, nem todas as transações são confirmadas no bloco sendo minerado naquele instante. Existe um limite de transações que podem ser incluídas em cada bloco e uma vez ultrapassado vários fatores definem quem entra ou não no bloco. Não vou falar sobre todos mas um dos mais importantes são as
transaction fees. Uma transação pagando uma Fee sempre vai ter prioridade sobre a outra, aumentando a chance de entrar no próximo bloco, sendo confirmada antes.
Quem coleta essas taxas? Os mineradores.
Resumo: para uma Bitcoin saudável e próspero não esqueça de pagar sua fee.
Eu costumo pagar 0.00005 em fees. Sempre.