Nem um pouco, todos para quem liguei só sabem repetir que "cripto ainda não é regulamentado" ou que "vai no entedimento de cada um", o youtube foi mais útil que as ligações que eu fiz.
Eu não comprei btc em 2016 mas estou em outra situação parecida, participei da criação de um NFT no qual foi um sucesso, agora eu não sei como explico para a receita que ainda esta na idade da pedra que eu recebi um belo dinheiro do noite pro dia vendendo JPEGS.
A legislação tributária brasileira é um caos, não é só pra cripto. Podia ser mais clara e ser mais simplificada, e isso já é sabido há decadas.
Mas, sinceramente eu não entendo pq voces acham que nao tem regulação e que NFT é algo diferente.
NFT é um token. Está no nome do ativo. Non Fungible Token. Isso não é nem nada tão novo, em 2017 já tinham NFTs por ai (como cryptokitties).
E tem um código no programa da receita exatamente para esse tipo de ativo. É o código 89 (Demais criptoativos não considerados criptomoedas)
Sinceramente, voces estao procurando cabelo em ovo.
É um pouco mais complicado porque eu fui de nem precisar declarar impostos para ter uma quantia alarmante, e como o projeto foi anônimo e com estrangeiros, se pediram provas, CPFs e afins eu não vou ter muita coisa além de uma transferência com um monte de cripto.
Posso estar sendo paranóico e talvez apenas isso baste, mas nenhum contador me passou tranquilidade e alguns até me falaram que minha preocupação era razoavel.
A legislação é a seguinte: Vendeu mais de 30mil no mes, precisa declarar. Acima de 35k, precisa pagar 15% de impsoto sobre o lucro.
Isso aí está na internet, essa informação é bem simples de achar.
Passou 10mil para um grupo, e recebeu de volta 500mil?
Beleza, voce vai no GCAP e poe la "NFT gringo" na aba certa:
Depois poe os valores de alienação e de aquisição, e o programa calcula o resto:
aqui ensina cada passo a passo:
https://impostoderendarestituicao.com.br/irpf/darf-de-criptomoedas/No final, voce vai gerar uma DARF (Um boleto que cai na conta unica do tesouro) e pronto. O programa calcula tudo pra voce.
NFT tem a mesma legislacao do bitcoin. Sonegar é crime, e dizer que falta regulacao nao é desculpa.
Eu estava falando sobre a legislacao brasileira para uns estrangeiros no forum global, e olha o que falaram. A legislacao aqui é bastante amigavel pra cripto.
Nowadays I use it once a month, as here im Brazil we are allowed to sell each month about 5k usd per month without paying tax gains.
That's really nice law. I'm moving to Brazil
. In my country you can make just €2500 gains (about $2800) without being taxed.