Original: Make sure to avoid wasting BTC for too high fees – step by step guide (Electrum)
Autor: 1miau
Cada transação de Bitcoin precisa de uma taxa de transação, então é muito importante mantê-la o mais baixa possível para garantir que a transação chegue ao destinatário em tempo hábil. A velocidade de uma transação depende de quantas taxas você paga por ela. Essas taxas são indicadas em Satoshi por byte (sat / byte). Quanto maior a taxa em sat / byte, maior a probabilidade de sua transação ser incluída no próximo bloco. Os mineradores selecionam as transações sempre de acordo com a quantidade de taxas de transação (sat / byte). Isso é lógico, porque os mineradores recebem não apenas a recompensa do bloco, mas também as taxas de transação para todas as transações incluídas no bloco minerado.
Nem toda carteira permite que você ajuste as taxas de transação manualmente e mesmo aquelas que podem fazer isso geralmente têm configurações padrão muito simplificadas (e são muito caras). Uma boa carteira que permite que você defina taxas de transação manualmente é a Electrum.
Depois de alterar as configurações, é importante descobrir a quantidade ideal de taxas de transação, o que pode ser feito em sites confiáveis e precisos. Mas primeiro você precisa habilitar as taxas personalizadas.
Para este guia estou usando Electrum e a Mempool de Jochen Hoenicke.
Então, você está a apenas alguns passos de economizar seus valiosos Bitcoins:
1.
Primeiro, abra sua carteira no Electrum. Agora vamos começar tornando sua carteira mais fácil de navegar usando atalhos. Agora clique em visualizar no canto superior direito e clique nos atalhos que você deseja, conforme mostrado na imagem abaixo. Neste guia, selecionei todos eles.
2.
Agora, em versões mais antigas do Electrum, você pode editar as taxas manualmente no Electrum por meio do menu de ferramentas e preferências, no entanto, na versão mais recente, você não pode. A única maneira de personalizar suas taxas é realmente tentar uma transação. Agora, tudo o que você precisa fazer é preencher o endereço da carteira e o valor necessários e prosseguir para clicar em pagar. A janela abaixo deve aparecer.
3.
Agora você notará que só pode ajustar a taxa por meio do controle deslizante, o que não é bom o suficiente. Para poder editar suas taxas manualmente, clique no ícone indicado na imagem abaixo.
4.
Agora, se você concluiu com sucesso a etapa 3, a mini barra de janela abaixo com configurações verificáveis deverá aparecer.
5.
Agora, tudo o que você precisa fazer é selecionar as opções que você prefere para suas transações. No entanto, certifique-se de selecionar Editar taxas manualmente.
6.
Agora você notará que, além do controle deslizante, agora você tem duas caixas de seleção para editar taxas, conforme mostrado na imagem abaixo. Com a caixa destacada em verde abaixo, você pode editar taxas digitando manualmente sua taxa de taxa desejada em sat/byte. Enquanto com a caixa destacada em vermelho, você pode preencher quantas taxas deseja pagar em BTC ou mBTC.
7.
Por fim, você terá que descobrir quantas taxas são necessárias para sua transação. Você pode descobrir quando seguir os próximos passos:
Existem várias maneiras de determinar a taxa de transação atual.
Você pode acessar o ; Tópico do Mempool Observer e observar possíveis taxas por parte do bot do FeeBuddy .
Outra boa maneira agora é dar uma olhada direta no Bitcoin Mempool. O Mempool não é um pool onde os melhores memes são coletados, mas representa as transações de Bitcoin esperando por confirmação. Então, um Mempool cheio significa uma alta taxa para enviar a transação rapidamente, porque muitas transações estão esperando por confirmação e competem para serem incluídas no próximo bloco (apenas aquelas com as maiores taxas de transação são selecionadas para o próximo bloco até que ele esteja cheio), enquanto um Mempool quase vazio é ótimo para ter sua transação confirmada pagando apenas uma taxa baixa.
Uma boa imagem do Mempool pode ser encontrada na página de Jochen Hoenicke: https://jochen-hoenicke.de/queue/#0,24h.
No site, você pode escolher diferentes intervalos de tempo onde você pode analisar o Mempool. Há 3 gráficos diferentes no total:
— Contagem de transações não confirmadas (Mempool)
— Taxa de transação pendente em BTC
— Tamanho do Mempool em MB
Para nossa consideração, o primeiro e o último gráfico são adequados, enquanto o último gráfico é mais eficaz para nosso propósito, pois mostra o tamanho real do Mempool em MB. Porque às vezes acontece que transações muito grandes (em bytes) estão esperando no Mempool, que são listadas no primeiro gráfico como uma única transação, mas precisam de muito tamanho (porque têm muitas entradas, por exemplo, ou são muitas transações não-SegWit).
Mas, afinal, os gráficos são muito semelhantes:
Contagem de transações não confirmadas (Mempool):
Tamanho do Mempool em MB:
Ao mover o mouse pelo gráfico, você pode ver qual linha representa quantos satoshi por byte (sat / byte). Isso permite que você estime quantas taxas de transação você precisa usar para sua transação. Você também deve olhar um pouco para trás no passado, quantos MB de transações estavam esperando nas últimas horas e se o Mempool foi geralmente esvaziado regularmente. Então, é razoável escolher apenas alguns satoshi por byte. Claro, depende de quão rápido você tem que enviar a transação. Se não for necessário, é aconselhável esperar ou enviar com uma taxa menor, o que você acha que é realista nas próximas horas.
A grande variável desconhecida é quando o próximo bloco será encontrado. Em casos raros, pode levar mais de uma hora entre dois blocos consecutivos. Então, muitas transações se acumulam que precisam ser incluídas nos próximos blocos e até então muito tempo pode passar. Além disso, é possível que muitas novas transações entrem no Mempool nesse meio tempo e se elas tiverem uma taxa maior que a sua, elas são incluídas em um novo bloco em vez dos seus. Então, também há um risco de escolher uma taxa de transação baixa.
Além disso, você deve sempre verificar o volume de transações durante os últimos dias. Existem certos padrões recorrentes com frequência:
— Após cerca de 08:00 CET, o volume de transações tende a aumentar, por volta das 23:00 o Mempool esvazia gradualmente (esses horários podem variar, às vezes começa mais cedo, às vezes mais tarde)
— Entre 02:00 e 08:00 CET é o melhor horário para enviar Bitcoin, quando o Mempool é esvaziado regularmente
— Segunda-feira costuma ser o horário mais movimentado
— Durante o fim de semana, o Mempool costuma ficar muito mais vazio do que durante a semana, mesmo no horário de pico
Tenha em mente que esses padrões podem mudar a qualquer momento, especialmente quando o preço do BTC está aumentando e muitos usuários estão realizando transações, então as taxas provavelmente também aumentarão.
E finalmente, um pequeno exemplo:
Era 01:00 CET aqui (noite) quando fiz a captura de tela, o Mempool está mostrando a seguinte imagem (visão geral diária):
Era segunda-feira, então o volume de transações durante o dia foi muito alto, como esperado. Mas atualmente, o Mempool está quase vazio novamente. Pode-se presumir que ele estará vazio várias vezes esta noite, como na semana anterior, e ainda falta a noite inteira.
Se você observar o tamanho de todas as transações no Mempool movendo o mouse pelo gráfico, verá que o último bloco não estava completamente cheio (aproximadamente 0,55 MB (normalmente mais de 1 MB cabe em um bloco)). Neste ponto, eu escolheria 2 satoshi / byte e a probabilidade será muito alta de que esta transação já esteja incluída no próximo bloco.
E quando você der uma olhada no gráfico, também notará algumas transações usando uma taxa muito alta... Eles enviaram sua transação com mais de 100 satoshi / byte, embora uma taxa de apenas 2 satoshi / byte teria sido suficiente para colocar a transação no próximo bloco. ^^
Traduções:
A reserva de novas traduções não está disponível no momento.