Dinheiro, ainda mais virtual, não.
Barreiras influenciam a oferta, por isso podem influenciar os preços. O que eu quis dizer no meu comentário é que o preço de qualquer coisa é função da oferta e demanda, não do custo de produção.
Eu?
Repito, o preço de nada é função do custo de produção. É perfeitamente possível que o preço de algo seja inferior ao custo de produção. Isso pode por exemplo acontecer quando produtores estão absorvendo prejuízos, ou quando conseguem externalizar parte de seus custos (como o governo faz).
Não está, como já expliquei.
Nada é intrisicamente valioso. Nem ouro, nem prata, nem nada. Valor não é intrínseco, é subjetivo.
Mas é claro que o valor do bitcoin está relacionado ao custo de produção, só não é em uma relação simples, tem vários outros fatores, mas você tá querendo isolar completamente o custo de produção com o valor de venda, não dá pra fazer isso.
O outro ponto é falar que ouro não é intrinsecamente valioso, não tem nem o que argumentar, porque é, claro que o valor é variável, mas não por isso deixa de ser valioso por si só. De certo modo é subjetivo, já que é uma convenção humana, mas no modelo de sociedade atual, dá pra falar que tem valor intrinseco mesmo assim. Se for querer extender o raciocinio então até a palavra valor é subjetiva então, tem que ter um limite.